(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Casamento de Marcella Tranchesi e Rodrigo Klamt Motta em Alagoas

Mais: O Brasil levantou voo

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista
Capa do PH Revista


DESTAQUE de Capa do PH Revista deste fim de semana, como uma linda noiva de novembro, a influenciadora digital Marcella Tranchesi brilhou no segundo tempo do seu casamento com Rodrigo Klamt Motta, em São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas

---------------------------------------------------------------------------------

O voo mágico do pombo

Depois da estreia do Brasil  na Copa do Mundo, não se fala em outra coisa: todo mundo quer escrever o nome de Richarlyson nas costas da camiseta amarela. Ou azul. Ou verde. Ou branca. Tanto faz!

O certo é que, finalmente, já temos o que faltou nas duas últimas Copas: centroavante com estrela. O matador. O iluminado. O oportunista.. O furacão do ouro olímpico. O pombo do Espírito Santo.

Quem está no lugar certo da pequena área, no tempo certo da bola, atento a rebotes, antecipando-se à marcação.

Quem trabalha todos os fundamentos: cabeçada, drible, finalização, marcação e assistência.

O voo mágico do pombo...2

Em 80 minutos, Richarlyson já fez mais gols do que os dois últimos camisas 9 nas copas anteriores (Fred assinalou um gol em 2014, Gabriel Jesus passou em branco em 2018).

O capixaba, reconhecido artilheiro da Premier League, contratação recente do Tottenham por 50 milhões de libras, ofuscou Neymar na estreia da Seleção contra a Sérvia. Até então, era Neymar a maior promessa de brilho e de desconcerto, mas saiu de campo lesionado, com tornozelo contundido e é dúvida agora na fase de grupo.

Richarlyson realizou o básico e o desbunde. Marcou em sobra de bola e depois num voleio impactante. Teve somente duas chances na partida e não desperdiçou nenhuma delas.  Foi cem por cento de aproveitamento com fome de glória.

O voo mágico do pombo...3

E o voleio de Richarlyson, creiam os leitores, pode ser comparado a uma pintura alada de Portinari. Um jardim de Burle Marx. Um edifício de Oscar Niemeyer.

Ele não deu uma tradicional bicicleta, mas dominou antes do zagueiro e inventou um jet ski no ar, sem oferecer chance para o arqueiro da Sérvia Milinkovic-Savic.

O Brasil promete. Porque parece que não tem mais aquele deserto de criatividade no enfrentamento e na infiltração dos ferrolhos adversários.

Quinta-feira, a Seleção Canarinho selou as pazes com a esperança.

O Brasil levantou voo

Na estreia do Brasil na Copa do Catar, a Seleção canarinho mostrou nossas armas. E não são poucas. O Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0, soube superar suas dificuldades em um jogo duro e apresentou ao mundo um padrão de qualidade que nos permite sonhar.

Raphinha, Vini Jr., Paquetá e, claro, Richarlyson, o Pombo, desequilibraram e fizeram a caminhada no deserto começar da melhor forma possível. Na segunda-feira, uma vitória sobre a Suíça já nos coloca nas oitavas.

Foi espinhoso o primeiro tempo, como se previa que seria o jogo. A Sérvia tem um time alto, vigoroso na marcação, com obediência tática e jogadores talentosos. Eles amaciam o jogo e buscam sempre se posicionar de forma sorrateira às costas dos volantes.

Porém, a Seleção soube como neutralizá-los. Depois de um começo com os sérvios marcando alto e tirando as linhas de passe, o Brasil conseguiu jogar.

O Brasil levantou voo...2

A Sérvia fazia seu jogo de sempre. Foi assim que chegou à Copa mandando Portugal para a repescagem. Alisson, de bigode, testando sua beleza, só foi trabalhar aos 25, em cruzamento.

A melhor chance veio em troca de passes rápida, a única. Raphinha tocou em Paquetá no meio e correu para a única fenda na zaga sérvia. O chute foi fraco. Houve ainda uma roubada de bola de Vini. O chute, porém, foi bloqueado pelo grandalhão Milenkovic, zagueiro colocado no lugar de Vlahovic, o centroavante da Juventus.

Assim, o primeiro tempo foi mais tenso do que palatável. Estava melhor o ambiente antes dele, com música e show de luzes. Esses catares são ousados. Em certo momento, tocaram até o funk aquele que diz “Ela é da bagaceira, além de bonita, gostosa e solteira”. A galera se animou. Foram, na verdade, os momentos de maior empolgação da torcida brasileira. Esses e quando eles reagiam aos gritos de “Sirbiá, Sirbiá”, vindos do lado oposto.

O empresário Antonio Gentil apresentando a mais nova empresa do Grupo Gentil
O empresário Antonio Gentil apresentando a mais nova empresa do Grupo Gentil

Crescimento do Grupo Gentil

Há poucos dias, o empresario Antonio Gentil fez uma reunião de apresentação da nova empresa do Grupo Gentil, no seu escritório, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo.

Antonio Gentil fez a apresentação do conceito da primeira loja que será inaugurada na icônica Avenida Faria Lima da capital paulista.

O empresário potiguar, com negócios também no Maranhão, recebeu o advogado Pedro Rebelo de Sousa, titular de uma das maiores bancas de advocacia de Lisboa, o diretor da empresa EDP ENERGIA no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa, respectivamente irmão e filho do Dr Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, e o advogado maranhense Francisco Rocha.

O escritório tem sede em Lisboa e filiais em vários países.

 

José Gentil e advogados
José Gentil e advogados

O empresário Antonio Gentil ladeado pelos advogados Francisco Rocha, do Maranhão, e Pedro Rebelo de Sousa, irmão do presidente de Portugal, Dr Marcelo Rebelo de Sousa

José Gentil e advogados
José Gentil e advogados

O empresário potiguar Antonio Gentil entre os advogados Pedro Rebelo de Sousa, Nuno Rebelo de Sousa e Francisco Rocha

 ---------------------------------------------------------------

 Japoneses limpam vestiário

A Fifa compartilhou nas redes sociais uma foto que mostra como a seleção japonesa deixou o vestiário após a vitória contra a Alemanha, por 2 a 1, em partida realizada na terça-feira pelo Grupo E da Copa do Mundo. Na imagem, é possível ver o local perfeitamente limpo e organizado.

Além dos jogadores japoneses terem dobrado as roupas, organizado os itens e pendurado cabides nas divisórias do local, eles deixaram tsurus – dobraduras em formato de pássaro – sobre a mesa, para decorar o ambiente e como uma forma de agradecimento aos organizadores.

Esse comportamento pode ser observado também entre a torcida japonesa. Após o fim da partida, torcedores recolheram copos, garrafas e outros objetos descartáveis do chão e das cadeiras do estádio, colocando o lixo em sacos plásticos.

Essas atitudes fazem parte de um hábito da cultura oriental, que consiste em realizar uma profunda limpeza nos lugares em que passaram para renovar o ambiente.

DE RELANCE

Posse do Ministro Reynaldo na AMLJ

Estão circulando os convites para posse do mais novo membro da AMLJ / Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Casa “Clodomir Cardoso”).

O Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca, vai ocupar a cadeira de número 24, patroneada por Bento Moreira Lima, e será recepcionado pelo acadêmico Roberto Carvalho Veloso.

O Presidente da AMLJ, reeleito para o biênio 2022-2024, advogado Júlio Moreira Gomes Filho, é quem está à frente do evento que acontece na próxima terça-feira, 29, às 18h30, no Salão “Casa de Portugal” no Convento das Mercês.

Pelo amplo bem querer de que desfruta o novo acadêmico, já se pode adiantar que esta será uma solenidade concorrida. E para a maior segurança de todos, a organização recomenda o uso de máscaras na solenidade.

Posse do Ministro Reynaldo...2

A AMLJ foi fundada em 22 de fevereiro de 1986, com vinte e quatro membros fundadores, tendo como seu primeiro presidente o advogado e jornalista Wady Sauáia.

A entidade é filiada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas.

Com a posse do acadêmico Reynaldo Soares da Fonseca, eleito por aclamação, a AMLJ passa a contar com 38 membros.

Merece destaque o dedicado empenho de Júlio Filho na direção da AMLJ. Ele vem trabalhando em várias frentes, na aproximação cada vez maior entre a Academia e a sociedade maranhense, através da difusão da produção acadêmica de seus membros, convênios firmados e outras ações de fortalecimento da imagem da instituição no cenário local e nacional, além de despertar o interesse de toda uma geração de juristas maranhenses para as atividades acadêmicas.

DJ Edy
DJ Edy

Mais famoso das festas elegantes de Brasília, o DJ Edy é presença confirmada na virada de ano do Réveillon do Rio Poty & Resort

 Réveillon do Rio Poty

Mesmo com o clima de Copa do Mundo que está dominando todas as rodas de conversas da cidade, um outro assunto que cresce entre os que estão fazendo sua programação para a festa da virada, é o monumental Réveillon do Rio Poty Hotel, que terá três ambientes e dois palcos para as apresentações musicais.

Em todos os ambientes – os Espaço Ocean, Espaço Onda e Espaço Pérola by PH, o público será brindado com shows dos cantores Samyra Show e Pedro Guerra, além do DJ Edy, e os grupos maranhenses Argumento, CDC, Feijoada Completa, a dupla sertaneja Fernando & Franco e a batucada do Marabloco, da escola Marambaia do Samba, com um grupo de mulatas que não estão no mapa.

Destaque para o luxuoso Espaço Pérola by PH, que contará com a assessoria e produção deste Repórter PH e Teresa Martins, além de uma deslumbrante decoração da designer Cintia Klamt Motta.

Réveillon do Rio Poty...2

Vale destacar que o Réveillon do Poty terá três espaços, incluindo áreas externas e internas, todas com uma vista panorâmica para o mar da Baía de São Marcos, um dos mais belos cartões-postais da ‘Ilha do Amor’.

Das atrações mais badaladas, destaque para Samyra Show, que vai agitar o público com muito forró. A artista tem um vozeirão e uma trajetória ascendente dentro desse gênero musical.

Outra grande atração é o paraibano Pedro Guerra, que completará o combo do forró com suas músicas autorais e homenagens. Ele é uma das revelações do gênero no Brasil e já dividiu palco com ícones como Wesley Safadão e Eric Land.

Outro convidado que está vindo para a festa é o DJ Edy, que acumula 30 anos de carreira animando os melhores eventos do Planalto Central, onde toca a brilhante carreira se apresentando nos mais elegantes salões. Vai apresentar repertório diversificado com sucessos nacionais e internacionais de diferentes épocas remixados e dividirá o palco com a sensacional bateria do Marabloco, da Marambaia do Samba.

Réveillon do Rio Poty...3

Como se tal não bastasse, são destaque entre os grupos locais, a banda CDC, liderada por Cassiano Sobrinho, Dinho Dias e Carlindo Filho, que fará um passeio pelos sambas mais dançantes, além de MPM, MPB, pop, rock, axé e forró, e a tradicional e espetacular Banda Argumento, liderada pelo vocalista Victor Hugo Cândido, que seguirá no mesmo ritmo para abrilhantar o evento com repertório eclético.

O samba será exaltado também por outro grupo maranhense, o Feijoada Completa, que inclui outros gêneros musicais como baião, xote, maracatu e carimbó.

A noite ganhará, ainda, os acordes da música sertaneja com os sensacionais irmãos Fernando & Franco, considerados a melhor dupla do gênero em plena atividade no Maranhão.

 

Aldy Mello
Aldy Mello

Na sua concorrida noite de autógrafos na Universidade Ceuma, o Prof. e escritor Aldy Mello de Araujo fazendo uma dedicatória em seu livro: A Pandemia de 2020 para o Dr. José Márcio Leite

Um bem humorado taxista

Assim que novembro passar, o táxi do Seu Riba vai entrar em ritmo de Copa do Mundo. Em 2018, ele ficou conhecido como "taxista do hexa" e desfilou de verde e amarelo pelas ruas de São Luís. Vamos ver agora.

Alguns clientes até preferem esperar pelo bem-humorado taxista, que passa o ano inteiro mudando de cor e de causa: cartazes, vestimentas e muita disposição transformam o veículo de Seu Riba (e ele próprio) em uma vitrine para causas importantes e datas festivas.

Em novembro, mês da prevenção ao câncer de próstata, o alaranjado do carro ganha tons de azul, mas o que chama atenção mesmo é a barba do Seu Riba, coberta de tinta guache, acompanhada de um figurino irreverente.

E é assim que Seu Riba quebra o gelo e conversa com centenas de pessoas sobre a periodicidade dos testes preventivos: – O passageiro já entra comentando sobre a barba e a roupa. Eu vou de mansinho e falo da importância de fazer o exame de toque – diz ele.

Celebração da Esperança

Já está decidido o local em que será rezada a Missa da Esperança em memória pelo Sétimo Dia do falecimento da saudosa e querida Teresa Albuquerque.

Será na Igreja de São Luís Rei de França, no Calhau, às 19h30 de segunda-feira, dia 28.

Celebração da Esperança...2

Será na Igreja de Santo Antônio, no centro da cidade, que já foi palco de uma celebração do Santo Papa João Paulo II, quando visitou São Luís, a Celebração da Esperança pelos 30 dias do falecimento da saudosa e querida Dona Luzia Medeiros.

A missa será realizada no primeiro dia de dezembro, uma quinta-feira, às 19h.

Para escrever na pedra:

“É preciso ir ao fundo do ser humano. Ele tem uma face linda e outra hedionda. O ser humano só se salvará se, ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez”. De Nelson Rodrigues.

TRIVIAL VARIADO

Depois de uma circulada de duas semanas pelas cidades de Porto e Lisboa, em Portugal, e a eterna Paris, na França, desembarcaram na quinta-feira em São Luís, a tempo de comemorar a vitória do Brasil no primeiro jogo da Copa, a promoter Ilse Rangel e Glorinha Holanda.

Elas dividiram o passeio com alguns amigos do Maranhão, entre os quais Rodolfo Almeida e Fernando Belfort Filho.

Fernando Sarney, que esteve na véspera do jogo do Brasil contra a Sérvia, em Doha, e manteve contato próximo com Ronaldo Fenômeno cuidou ontem de fazer um novo exame de Covid, que deu negativo. É que no dia do jogo, Ronaldo testou positivo para Covid-19 e está de quarentena.

Ana Clara Sarney e Bruno Duailibe decoraram sua bela casa no Olho d´Água para receber amigos na quinta-feira, com direito a almoço, com música ao vivo, e comemoração da vitória do Brasil em sua estreia na Copa do Catar.

É o que se fala na cidade: o Réveillon do Rio Poty será o maior e mais bonito do Maranhão. Todo reformado, o hotel terá um ambiente Vip no Mezzanino, decorado por Cintia Klamt Motta, e dois espaços mais democráticos na parte térrea e em volta da piscina.

A loja de atendimento e serviços em São Luís da operadora de telecomunicações Maxx está com novo horário vigorando, na Av. Colares Moreira. Agora, a loja fica aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h; além de manter também todos os canais digitais de contato.

O professor e escritor Aldy Mello de Araújo lançou ontem dois novos livros, “Educação: poder transformador” e “A pandemia de 2020”, na Biblioteca Presidente José Sarney, na Universidade Ceuma, da qual foi reitor.

Tome nota: o Grupo Potiguar aderiu à campanha promocional da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão, intitulada “Construção Premiada” que visa estimular as vendas de materiais de construção com o sorteio de prêmios valiosos.

Estão circulando os convites para o casamento da bonita Taniery Cantalice (ex-vereadora de Caxias) e do ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, no dia 23 de dezembro, na Alameda Mearim, no Olho d´Agua, nesta Capital.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.