Pergentino Holanda

Desembargador Paulo Vélten na TV Mirante

Mais: Jantar para José Arteiro

Evandro Júnior / Na Mira

- Atualizada em 03/11/2022 às 11h06
Desembargador Paulo Vélten
Desembargador Paulo Vélten

Quem esteve hoje cedo na TV Mirante foi o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Vélten, um dos mais competentes profissionais do Direto de sua geração. Ele conversou com o jornalista Clóvis Cabalau durante o quadro “Bastidores”

Rock no Rio Poty

Renascendo das cinzas e forjado sob as chamas do metal, o Maranhão Open Air será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no Rio Poty Hotel, com vista para o mar, palcos temáticos, shows inéditos na capital maranhense, área de lazer com piscina e praça de alimentação com diversas opções gastronômicas.

Após dez anos da primeira edição, o MOA retorna com o objetivo de apresentar uma nova imagem do evento, totalmente reestruturada e produzida para ser realizada com a melhor qualidade possível para os amantes da música pesada.

Serão 24 bandas, entre nacionais e internacionais, devidamente contratadas e divididas em dois dias.

Rock no Rio Poty...2

Participarão do evento destacados artistas como Shaman, Edu Falaschi, Dorsal Atlântica, Crypta, entre outros.

Para deixar a celebração ao metal ainda mais forte, nomes internacionais como Doyle (Misfits), I Am Morbid (Morbid Angel), Satan, Mayhem e Richie Ramone (Ramones) se apresentam pela primeira vez no Nordeste no palco do MOA22.

A localização do evento também foi escolhida categoricamente. O Rio Poty Hotel, espaço com capacidade para 5 mil pessoas, deve abrigar com toda a segurança e conforto quem for ao festival.

Rock no Rio Poty... 3

Trazendo a força da regionalização e importância da representatividade da música pesada no Maranhão, artistas maranhenses como Basttardz, Tanatron e Alchimist também marcarão presença no casting.

O evento também contará com praça de alimentação, sala de imprensa e uma loja com produtos do Maranhão Open Air 2022.

Além disso, uma área de vivência na área da piscina do próprio hotel.

Mandato de Neto

Defesa dos autistas, combate à violência contra a mulher e geração de emprego serão as prioridades do quarto mandato do deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil).

O anúncio foi feito pelo parlamentar, na quarta-feira, ao jornalista Clovis Cabalau, durante entrevista para a TV Mirante.

Aliás, muitas são as conquistas do parlamentar para a comunidade autista. Sua forte atuação garantiu várias leis que já estão valendo em todo Maranhão.

A lei 11.805/2022 de autoria do deputado foi recentemente aprovada e proíbe a soltura de fogos de artifícios acima de 100 decibéis, preservando autistas, animais, idosos e pessoa com sensibilidade auditiva.

A de número 11.633/2021 garante sessão mensal adaptada para autistas em cinemas do estado.

 

Victor Hugo e Nenzinho
Victor Hugo e Nenzinho

Os cantores Victor Hugo e Nenzinho, da banda Argumento, que se apresenta neste domingo no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís. O grupo é um dos mais requisitados para os eventos que privilegiam o samba, com uma proposta sempre jovial e atual

Antologias literárias

O maranhense William Moraes Corrêa foi premiado em três antologias literárias nacionais, nos gêneros conto e poesia, e terá seus trabalhos publicados também em outros estados.

No campo da Poesia, ele arrebatou a terceira colocação no edital da Editora La Vita (Rio Grande do Sul) com as poesias “Lua”, “Cachoeira Prateada” e “Promíscua”, a serem publicadas no livro “Loucuras Poéticas”, que será lançado neste mês de novembro.

Foi classificado, ainda, o poema “Primavera em São Luís”, que será editado na coetânea “Primavera Poética”, cujo lançamento será em dezembro.

O objetivo da editora é lançar novos talentos no mercado dentro de um contexto pós-pandemia.

Antologias literárias...2

William também foi um dos vencedores da antologia “Contos Infantis Indígenas”, da Editora Literarte (Rio de Janeiro), com trabalhos destinados ao público infanto-juvenil.

O título da obra é “Taynara”, que exalta a riqueza do folclore brasileiro. será lançada nos idiomas português e inglês. O lançamento no Brasil e em Orlando (Estados Unidos) será em março do próximo ano.

O maranhense também teve o conto “Curacanga” classificado na coletânea de terror da Categoria Editora.

Concorre nos editais da série “Coletâneas Poéticas”, também nos gêneros conto e poesia.

DE RELANCE

Jantar para José Arteiro

Maurício Feijó e toda a diretoria da Fecomércio promovem um jantar, na noite desta quinta-feira, a partir das 19h, em homenagem ao ex-presidente da entidade, José Arteiro da Silva, no Restaurante do Senac, no Centro Histórico de São Luís.

Aniversariante de hoje, Arteiro é uma das figuras mais queridas e admiradas do meio empresarial maranhense.

“Ex-Marista Nunca” no Araçagy

Além da estrela da noite, que será a banda Biquíni Cavadão, a Festa Ex-Marista Nunca terá como atrações Bicho Terra, Argumento, Banda Ilha, Mix in Brazil, Boi Barrica e o DJ Arsênio Filho.

O evento acontece no dia 19 de novembro, às 17h, no Colégio Marista Araçagy, com força total e mais de dez horas de festa.

Os ingressos estão disponíveis no site da Bilheteria Digital, na Bilheteria Digital do Rio Anil Shopping, no Colégio Marista Araçagy e na loja ADJI do Tropical Shopping.

Bruno Gouveia
Bruno Gouveia

O cantor Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquíni Cavadão, que se apresentará na Festa Ex-Marista Nunca, no dia 19 de novembro, no Colégio Marista Araçagy

Proteção individual

A Prefeitura de São Luís reforçará o trabalho da Guarda Municipal, Defesa Civil e Guarda-Vidas com a chegada de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais de primeiros-socorros, ancoragem e resgate, além de drones, computadores GPS e outros.

Doados pela empresa Alumar, os materiais foram entregues na terça-feira.

Entre os materiais entregues estão lanternas, luvas, óculos de ampla visão, kit de colar cervical, jogo de tala para resgate, cinto de imobilização, cinturão paraquedista, entre outros.

Além destes, dois notebooks, combo drone, medidor a laser e GPS portátil.

Pronunciamento do presidente

O presidente Jair Bolsonaro está sendo fundamental para que a normalidade nas estradas seja retomada.

Ele fez um pronunciamento em suas redes sociais, na quarta-feira, e pediu para que os seus eleitores desobstruíssem as rodovias. Afirmou que protestos são bem-vindos e fazem parte da democracia brasileira. “Brasileiros que estão protestando por todo o Brasil: Sei que vocês estão chateados, estão tristes, esperavam outra coisa. Eu também. Estou tão chateado e triste como vocês, mas nós temos que ter a cabeça no lugar”, disse.

Casa Verde e Amarela

A partir do início do próximo ano, o trabalhador poderá usar os depósitos futuros no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de casas do Programa Casa Verde e Amarela.

A operação, no entanto, envolve riscos.  Embora a autorização para o início da modalidade já esteja valendo, a medida demorará para chegar ao mutuário. Isso porque as instituições financeiras terão 120 dias para se adaptarem à nova regra de contratação e só começarão a oferecer esse tipo de contrato em fevereiro de 2023.

Situação de rua

Novas regras de acesso às pessoas em situação de rua à Justiça e suas dependências estão sendo discutidas pelo Tribunal de Justiça.

A ideia ´atender à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a instituição da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades no âmbito do Poder Judiciário.

A Política Nacional tem, entre seus objetivos, assegurar às pessoas em situação de rua o amplo acesso à justiça, de forma célere e simplificada, a fim de contribuir para superação das barreiras decorrentes das múltiplas vulnerabilidades econômica e social, bem como da sua situação de precariedade e/ou ausência habitacional.

Para escrever na pedra:

“Que o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre”. De Leonardo da Vinci.

TRIVIAL VARIADO

Ao longo de todo este mês, pessoas endividadas terão a oportunidade de limpar o nome. Até o dia 30, ocorre o segundo mutirão nacional de negociação de dívidas e orientação financeira deste ano.

Ação conjunta do Banco Central (BC), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o país, o mutirão oferece oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos que caibam no bolso.

Foi divulgado o terceiro balanço nacional da coleta do censo demográfico 2022. No Maranhão, mais de 1 milhão e 600 mil domicílios já foram recenseados. Além disso, já foram mapeados 14.317 setores no Maranhão.

No total, 26% dos locais ainda não foram visitados. A população recenseada no Maranhão já ultrapassa os 5 milhões e meio de pessoas (5.507.430). Com o universo feminino maior em comparação ao masculino (2.806.442 a 2.700.997).

Os preços atualizados de venda de gás natural, transportado e distribuído por dutos, terão redução média de 5% em reais por metro cúbico, com relação ao trimestre entre agosto e outubro, conforme determinam os contratos acordados pela Petrobras com as distribuidoras.

A indústria da construção civil defende uma política econômica que permita a redução da taxa básica de juros (Selic), estimule a competição entre fabricantes de matérias-primas e ajude a manter um fluxo regular de investimentos no governo a ser assumido pelo presidente eleito em 2023.

O setor almeja que, nos próximos quatro anos, não haja alterações na regulamentação da construção (atualmente mais enxuta) e que Luiz Inácio Lula da Silva retome estímulos para a construção de moradia para a população mais carente.

A Mega-Sena pagará hoje prêmio de R$ 43 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 2535.  O sorteio será realizado no terminal Tietê, em São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h em qualquer lotérica do país ou pela internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.