(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Guga Fernandes lança nova edição da Revista Deluxe

Mais: Ricos nos Lençóis Maranhenses

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Guga Fernandes
Guga Fernandes

A empresária Guga Fernandes recebe convidados, nesta segunda-feira, no Villa Reale Buffet da Avenida dos Holandeses, para o coquetel de lançamento da edição 46 da Revista Deluxe, especializada em moda

 Arrecadação de campanha

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, realizou a entrega dos itens arrecadados durante a campanha do Dia das Crianças.

Este ano, a campanha foi realizada em parceria com a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão, Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça e Maçonaria.

Foram doados mais de mil itens, entre brinquedos, livros, roupas, calçados, itens de higiene pessoal e alimentos, distribuídos para 14 unidades de acolhimento de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, beneficiando 95 crianças e adolescentes.

As doações foram entregues pela equipe do CAO-IJ, coordenado pelo promotor de justiça Gleudson Malheiros.

Dia do Servidor

O Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, terá uma série de eventos, na semana de 23 a 27 de outubro.

A programação começou no domingo (23), com o I Passeio Ciclístico do Judiciário Maranhense. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (24), com a palestra “Despertando e descobrindo a sua melhor versão – trabalho, propósito e sentido”, a ser ministrada pela psicóloga Fábia Carla Castro Alves no Auditório Madalena Serejo, no Fórum de São Luís.

A iniciativa acontece em reconhecimento aos servidores que vêm contribuindo com dedicação, compromisso e profissionalismo para a construção de uma Justiça cada vez mais célere, efetiva e próxima da população.

Vem Conciliar

O “Vem Conciliar”, lançado em julho deste ano e desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, já alcançou a marca de quase 200 agendamentos com acordos firmados ou conciliações agendadas.

Até o fim deste ano, a previsão é realizar 300 acordos por meio do projeto, que é permanente e visa a ampliação e replicação nos demais núcleos da DPE/MA no Maranhão, como prática institucional.

Vem Conciliar…2

Com previsão inicial de agendamentos na área de atuação do Núcleo da Família e Registros Públicos, a iniciativa envolve ações de pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda, regulamentação de convivência/visitas e reconhecimento de paternidade.

As sessões de mediação e conciliação do projeto têm sido realizadas, exclusivamente, de forma presencial, com o comparecimento das partes, diante da necessidade de assinatura do Termo de Acordo.

O projeto foi idealizado, e tem a colaboração, dos defensores públicos Thiago Josino, Gil Henrique Faria e Camila Bonfim.

 

Em São Paulo Marcella Tranchesi e Rodrigo Klamt Motta, com os pais dele, Fernando Motta e Cíntia, e a irmã dele, Bianca Klamt
Em São Paulo Marcella Tranchesi e Rodrigo Klamt Motta, com os pais dele, Fernando Motta e Cíntia, e a irmã dele, Bianca Klamt

Força-Tarefa

A segunda edição do Programa Justiça de Proximidade do Tribunal de Justiça do Maranhão atenderá às comarcas de Pinheiro (24/10), Santa Helena (25/10), Turiaçu (26/10) e Bequimão (27/10).

A ação promovida pela Alta Administração é uma força-tarefa do Judiciário maranhense para aprimorar, estruturar e atender às necessidades das comarcas do Estado.

Com o tema “Fazer bem e depressa por uma Justiça de proximidade”, o programa itinerante oferecerá serviços internos de aprimoramento nas áreas judiciais, administrativas e extrajudiciais, de recursos humanos, engenharia, segurança institucional, informática e tecnologia da informação, por parte das diretorias, unidades administrativas e judiciais da Justiça Estadual.

DE RELANCE

Ricos nos Lençóis Maranhenses

É grande a expetativa em Barreirinhas e Santo Amaro sobre a chegada, em 18 de novembro, de um grupo de turistas ricos que incluiu as duas cidades dos Lençóis Maranhenses numa turnê de luxo ao redor do mundo, a bordo de um avião Boeing 757-200 fretado da companhia islandesa Icelandair.

A parada no Maranhão é extremamente incomum, já que tours em jatos privados que passam pelo Brasil, geralmente passam pelos destinos da moda para os estrangeiros, incluindo o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Manaus. No entanto, a equipe da Abercrombie & Kent buscou inovar ao incluir (e apresentar) os belíssimos Lençóis Maranhenses aos seus seletos viajantes.

A viagem do grupo começa agora, em 30 de outubro, na cidade de Seattle, na costa oeste americana. De lá, eles embarcam para o Japão, Vietnã, Laos, Turquia, Eritreia, Benin, Brasil e, então, retornam aos Estados Unidos.

Ricos nos Lençóis Maranhenses...2

A passagem pelo Brasil está agendada para os dias 18 a 20 de novembro e a aeronave privada pousará no aeroporto internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís.

Daqui, os 46 turistas embarcam em um avião menor rumo a Barreirinhas, onde poderão aproveitar tudo do bom e do melhor, enquanto andam sobre as areias brancas e piscinas naturais de água morna.

Alguns dados sobre a estada entre nós dos turistas ricos começam a vazar: os chefs Júnior Ayoub e Warwick Trinta, por exemplo, foram chamados para assinar os quitutes que serão servidos para os visitantes que ficarão hospedados no resort Porto Preguiças.

Sabe-se, também, que a Companhia Barrica foi contratada para levar o melhor do folklore maranhense para apresentar para o grupo especial de turistas.

Ricos nos Lençóis Maranhenses...3

Para se ter ideia do conforto preparado para o grupo de turistas, na configuração de assentos VIP, a aeronave conta com dois assentos de classe executiva em cada janela.

O total é de 46 lugares para passageiros pagantes e mais outros para o médico e outros profissionais que acompanham o grupo.

Numa configuração de passageiros tradicional, o Boeing 757 poderia levar cerca de 233 passageiros.

 

 

 

 

Advogados registrados

De acordo com o CFOAB, 50,4% dos advogados do Brasil estão no interior dos estados, enquanto 49,6% estão nas capitais. Ao todo, o País tem 1,3 milhão de profissionais registrados.

O levantamento foi feito em razão do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, projeto criado para desenvolver medidas que ajudem a atuação dos advogados nos pontos mais distantes das capitais.

Entre as ações estão previstas a criação de salas coworking, revitalização de subseções, cursos e treinamentos e visitas institucionais, com foco em fornecer mais estrutura para o atendimento aos cidadãos das pequenas localidades.

 

O florescer da fotografia brasileira

Em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro realiza a exposição inédita Fotógrafos Italianos – no florescer da fotografia brasileira, no Centro Cultural Banco do Brasil, que estará aberta até 18 de novembro.

A mostra conta com cerca de 80 fotografias, em reprodução, distribuídas segundo um percurso temático que permite apreciar a diversidade dos interesses e a variedade da produção desses artistas, abrangendo, ao mesmo tempo, uma parcela importante da história do Brasil, entre o Segundo Reinado e a Primeira República.

O objetivo é divulgar os perfis e as obras de grandes fotógrafos italianos que, entre a segunda metade do século 19 e as primeiras décadas do século 20, tiveram intensa atuação no Brasil.

 

Com garras e palavras

Muito bonita a crônica da jornalista Fernanda Polo para saudar o poeta Fabrício Carpinejar, que ontem chegou aos 50 anos e lançou um novo livro.

Uma criança solitária, com botas ortopédicas, calças com remendos e roupas emprestadas do irmão, que foi convidada a deixar a sala de aula, porque não teria condições de aprender, e recebeu um diagnóstico de retardo mental aos sete anos.

Surpreendendo a todos, inclusive a si mesmo, esse menino se tornou jornalista, cronista e poeta, além de ser um dos escritores contemporâneos mais reconhecidos do país.

Filho dos também poetas Maria Carpi e Carlos Nejar, Fabrício Carpi Nejar chegou aos 50 anos, marcados por uma trajetória de superação, com muitas conquistas a celebrar e atingindo os 50 livros publicados.

Mônica Brandão dos Santos foi quem representou o pai, Antonio Augusto Ribeiro Brandão na solenidade de entrega das Palmas Acadêmicas da UFMA, pelo reitor Natalino Salgado
Mônica Brandão dos Santos foi quem representou o pai, Antonio Augusto Ribeiro Brandão na solenidade de entrega das Palmas Acadêmicas da UFMA, pelo reitor Natalino Salgado

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Do Maranhão, apenas três mulheres estão concorrendo, na disputa nacional, ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

São as empreendedoras Idalegugar Fernandes e Silva de Castro (1º lugar), Nilma Maria Nogueira Sousa Marinanto (2º lugar) e Maria de Lourdes da Silva Medeiros (3º lugar), vencedoras da etapa estadual do Prêmio.

A disputa pela premiação nacional continua. O resultado final será anunciado no dia 23 de novembro, em Brasília.

Para escrever na pedra:

“A natureza seria realmente sábia se a cabeça do homem envelhecesse junto com o corpo”. De Ziraldo Alves Pinto, cartunista, escritor, dramaturgo, poeta e jornalista mineiro, cujo nascimento completa hoje 90 anos

TRIVIAL VARIADO

A seis dias das eleições para a presidência da República, o Ministério da Justiça anunciou que vai reforçar as ações de combate aos crimes eleitorais.

Na tarde de hoje, um encontro vai reunir todos os  órgãos de segurança pública, em Brasília, para definir as ações desta semana e fazer um balanço das ocorrências até o momento. 

O encontro terá representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de integrantes da Justiça Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Defesa Civil.

A seis dias para a realização do 2º turno das eleições, mais de 5 milhões de eleitores no Maranhão se preparam para ir às urnas para escolher o presidente da República.

Com a maior politização da população, por conta do clima eleitoral acirrado, espera-se para o próximo ano uma postura mais produtiva dos deputados na Assembleia Legislativa.

O que se cobra é mais presença no plenário para votar projetos importantes para a população e menor apresentação de propostas pouco relevantes ou questionáveis pelos parlamentares, para dizer o mínimo.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.