(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Tese de Doutorado na Uniceuma

Mais: Maior feira do varejo mundial

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A advogada Lorena Saboya lança amanhã, na Universidade Ceuma, a obra resultante de sua tese de Doutorado
A advogada Lorena Saboya lança amanhã, na Universidade Ceuma, a obra resultante de sua tese de Doutorado

 Lorena Saboya Vieira Soares realiza nesta quarta-feira, 31, às 18h, na Sala CIX da Universidade Ceuma, a sessão de apresentação da obra resultante da sua tese de Doutorado.

O trabalho, publicado com o selo da Dialética, recebeu o título de “A História da Política Nacional de Resíduos Sólidos – reflexões acerca do seu tímido avanço”.

O prefácio da obra é assinado por Celso Antonio Pacheco Fiorillo.

Voto consciente

O melhor voto é o voto consciente. Os maranhenses acompanharam nos últimos dias o início da campanha eleitoral, com os candidatos ao Palácio dos Leões se apresentando e mostrando as suas propostas para governar o Maranhão pelos próximos quatro anos.

Para sufragar um candidato de maneira consciente, o eleitor precisa estar bem informado.

Isso só é factível se conhecer minimamente a opinião dos postulantes sobre os mais variados assuntos.

Com esse panorama amplo, é possível compreender melhor o conjunto de ideias dos concorrentes ao governo maranhense e decidir de maneira consistente, com menores chances de decepções e surpresas negativas.

As escolhas materializadas nas urnas, afinal, têm consequências.

Maior feira do varejo mundial

O evento é só em 2023, mas a contagem regressiva para mais uma missão empresarial rumo à maior feira do varejo mundial já começou.

A NRF Retail´s Big Show vai ocorrer em janeiro, em Nova York. Mas a CDL São Luís já se movimenta para levar empresários maranhenses para o evento.

A programação inclui workshops exclusivos, visitas aos principais pontos comerciais da Big Apple e acompanhamento técnico.

A imersão é uma oportunidade para que os varejistas acelerem e conectem seus negócios com as melhores referências globais de varejo.

Problema sem solução efetiva

O crescimento no número de casos de furto de fios e cabos de cobre ao longo de 2022 mostra que esse é um problema ainda sem uma solução efetiva.

As única concessionária de energia do Estado registra elevação significativa de ocorrências.

Além de transtornos para a população, devido à interrupção do fornecimento de energia e iluminação, o crime causa prejuízos às companhias.

O combate tem sido, além de maior vigilância, investigação sobre grupos organizados que atuam nos furtos e fiscalização em pontos de receptação.

Cidadãos têm sido incentivados a denunciar rapidamente quando testemunham uma ocorrência.

Há ainda a busca pela substituição de materiais. Os números, entretanto, mostram que o esforço tem sido insuficiente.

Em busca da infância prometida

Com câmeras, telas e holofotes, um projeto está transformando o cotidiano de professores e alunos de escolas públicas em municípios do Paraná e do Rio Grande do Sul. E que poderia muito bem ser adotado também no Maranhão.

A ideia por trás do programa “Em busca da infância prometida” é ensinar os docentes a usar ferramentas audiovisuais para prender a atenção da criançada de forma criativa, divertida e inovadora.

Todos os colégios recebem TVs, notebooks, caixas de som e câmeras filmadoras para os treinamentos, que resultam em documentários produzidos com imagens gravadas pelos próprios mestres.

Em busca da infância prometida...2

No assunto: são 40 horas de curso, com o objetivo de aproximar os professores da linguagem do teatro, da dança, da música e do cinema.

Ao final, além de ficar com os equipamentos, os estabelecimentos ganham um “baú mágico”, com maquiagens, máscaras, instrumentos musicais, fantoches e outros recursos.

A ideia é que os educadores sigam aplicando o que aprenderam no dia a dia das escolas.

A maranhense Milena Carvalho foi convidada para palestrar entre nomes consagrados de atores sociais, no evento da Simbiose Social, em São Paulo
A maranhense Milena Carvalho foi convidada para palestrar entre nomes consagrados de atores sociais, no evento da Simbiose Social, em São Paulo

Palestra de maranhense em São Paulo

No primeiro dia de setembro (quinta-feira) empresas ligadas à agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e atores sociais estarão acompanhando de perto o evento online promovido pela plataforma Simbiose Social com apoio da FVG EASP e Catalyst 2030: “Decisões de Impacto – Como utilizar inteligência de dados para conectar demandas sociais e soluções”.

Como o título sugere, trata-se de uma inovação para players sociais, uma solução que oferece um novo caminho para potencializar o impacto social no Brasil, com mais assertividade nos investimentos sociais; mensuração prática de ESG e impacto social gerado. Tudo isso para unir quem quer investir em causas, a projetos de comprovado impacto social e que precisam de patrocinadores para serem viabilizados.

Os palestrantes são renomados e engajados nas causas sociais: A Chef de cozinha e empresária Paola Carosella; Wellington Nogueira, Fundador do Projeto Doutores da Alegria; Suelma Rosa, Head de Reputação e Assuntos Corporativos do Brasil e América Latina na Unilever; Ralf Toenjes, Co-fundador e Pres. da Renovatio e Jovem Líder Global da ONU; Edgar Barki, Pres. da FGVCenn e, para orgulho dos maranhenses, a escritora e cineasta Milena Carvalho, da Yabá Filmes, autora do projeto cultural e de empoderamento feminino “Sou Mulher e Muita Coisa”.

DE RELANCE

Cidadania e Leitura

O projeto “Cidadania e Leitura” promove nesta terça-feira, às 18h, na sede da Biblioteca Comunitária Elisangela Cardoso (rua 18, quadra 31, casa 10, Vila Embratel), a palestra “A importância da leitura e da biblioteca na construção da cidadania”.

O evento faz parte de uma das etapas do projeto, a formação de mediadores, que antecede a inauguração prevista para dia 19 de setembro.

Essa biblioteca, batizada em homenagem à saudosa pedagoga e ativista social Elisangela Cardoso, é a terceira instalada pelo projeto na área Itaqui-Bacanga.

A palestra será ministrada pela professora Leoneide Maria Brito Martins, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aos mediadores, pais e professores que apoiarão a Biblioteca.

Cidadania e Leitura...2

“É mais uma ação do ‘Cidadania e Leitura', um projeto completo, abrangente, e que inclui atividades desde a adequação do espaço físico, realizada pela Pastoral do Menor, até a aquisição do mobiliário, equipamentos de informática e um acervo bibliográfico de alta qualidade para leitores de todas as idades. Nesta etapa, trabalhamos também a sensibilização da comunidade para esse sentimento de pertencimento, reforçando a importância de ter uma biblioteca aberta aos moradores’, ressalta a coordenadora do projeto, bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.

A Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso é fruto da parceria entre a Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB) e a Pastoral do Menor da Vila Embratel, com apoio da Lei Rouanet.

O projeto visa fortalecer vínculos entre as comunidades da Vila Embratel, Vila Bacanga e Vila Ariri, microrregiões da área Itaqui-Bacanga, onde já foram instaladas as Bibliotecas Comunitárias Maria Aragão e Luiz Phelipe Andrés.

Sobre a homenageada

Elisangela Cardoso tem relação próxima com a área Itaqui-Bacanga, onde foi moradora. A pedagoga atuou por mais de 20 anos na militância dos movimentos sociais ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente e nos movimentos de mulheres negras.

Entre outras funções, a homenageada foi presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e secretária adjunta da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Viagem à Lua foi adiada

Não aconteceu ontem como estava prevista a partida da espaçonave Orion, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos.

A viagem do foguete mais poderoso do mundo, tendo a Lua como destino, poderá durar até 42 dias.

Agora são previstas outras duas viagens possíveis para o lançamento: em 2 de setembro, quando a viagem duraria 39 dias, ou 5 de setembro, voltando ao plano original de 42 dias.

A Orion deverá permanecer no espaço pelo maior tempo que uma nave sem humanos já ficou até agora sem atracar em uma estação espacial.

Quando retornar para a Terra, estará mais quente e mais rápida, por isso, a missão ajudará em ajustes técnicos para a próxima viagem. O foguete vai atingir o período de maior força atmosférica em 90 segundos.

Portugal aprova novo visto

Com falta de mão de obra, Portugal aprovou uma lei que cria uma categoria de visto destinada a pessoas vindas de países de língua portuguesa que procuram emprego.

Na modalidade do visto de procura de trabalho, a pessoa poderá permanecer na nação europeia por até seis meses.

Depois dos primeiros quatro meses, se apresentar a formalização de uma relação laboral, o sujeito terá direito a requerer autorização de residência temporária.

Caso não consiga emprego, o estrangeiro deverá abandonar o país e só poderá solicitar novo visto de procura de trabalho após um ano.

Dois cardeais brasileiros

No sábado, o papa Francisco presidiu o oitavo Consistório de seu pontificado, dando posse a 20 novos cardeais, dos quais 16 têm menos de 80 anos e serão, portanto, eleitores em um futuro Conclave. Há quatro não eleitores, por terem ultrapassado o limite de idade. Entre os novos cardeais estão dois brasileiros, o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, e o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner.

Em discurso, o papa falou do espírito que deve animar a missão dos cardeais: abertura a todos os povos da Terra e atenção aos pequenos, aqueles que são grandes diante de Deus.

Muitos consideraram que o evento poderia ser um “pré- conclave”, já admitindo a possibilidade de uma renúncia de Francisco. Entretanto, no sábado, os purpurados presentes no Vaticano foram unânimes em desconsiderar essa visão.

O empresário Aderaldo do Nascimento Neto está em Brasília convalescendo de mais uma cirurgia ortopédica
O empresário Aderaldo do Nascimento Neto está em Brasília convalescendo de mais uma cirurgia ortopédica

Aderaldo operado em Brasília

Um acidente doméstico sofrido há mais de um ano pelo empresário Aderaldo do Nascimento Neto resultou em algumas cirurgias para correção de uma fratura na perna esquerda.

A última intervenção foi realizada na semana passada em Brasília. E a previsão é de que ele possa retornar a São Luís na última semana de setembro.

De acordo com os médicos, Aderaldo voltará a andar normalmente dentro de menos de um mês.

Gratuidade do transporte público

O governo federal publicou, na semana passada, Medida Provisória liberando, em caráter de crédito extraordinário, R$ 2,5 bilhões a serem repassados a empresas de ônibus.

Segundo o texto, as verbas custearão a gratuidade do transporte público para pessoas acima de 65 anos nos estados e municípios.

A ação já era prevista pela Emenda Constitucional nº 123, aprovada pelo Congresso Nacional em 14 de julho deste ano.

Para escrever na pedra:

“Os otimistas são incapazes de entender o que é adorar o impossível”. De Orson Welles.

 TRIVIAL VARIADO

Lei de 2012 ampliou a diversidade nas instituições. Contingente de universitários pretos, pardos e indígenas no país pulou de 31% para 52% entre 2001 e 2020. Reavaliação da norma, prevista para este ano, não avançou no Congresso, mas as regras seguem valendo. Ou seja: cotas em universidades chegam aos 10 anos com revisão indefinida.

A administração do Estado exige atualização permanente. A atribuição de oferecer educação deveria se limitar aos professores, jamais aos milhares de prédios escolares distribuídos pelo Estado, que prefeituras poderiam construir e conservar com economia doméstica. Ajustes legais e orçamentários só dependem de iniciativa política.

A professora pergunta ao aluno: - João, quantos corações nós temos? - Dois. - Dois? Como assim? - Sim, isso mesmo. O meu e o seu.

 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.