(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Almoço no restaurante italiano Mamma

Mais: Capital Inicial em São Luís

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
No almoço do restaurante italiano Mamma, Thatiana e César Bandeira com Ana Elvira e José Benedito Buhatem, que regressaram de Belém, encontraram os amigos Amaro Santana Leite e Ana Lúcia
No almoço do restaurante italiano Mamma, Thatiana e César Bandeira com Ana Elvira e José Benedito Buhatem, que regressaram de Belém, encontraram os amigos Amaro Santana Leite e Ana Lúcia

Homenagem à Psicologia

A Assembleia Legislativa do Maranhão prestou homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, em sessão solene realizada na última sexta-feira.

A cerimônia, presidida pela deputada Helena Duailibe (PP), contou com a presença de representantes de diversas entidades sindicais e de líderes de movimentos sociais.

Ao abrir a solenidade, a deputada fez a saudação aos profissionais da Psicologia, destacando a importância da celebração ao sexagenário da regulamentação da profissão de psicólogo no país.

Na abertura da solenidade, realizada no Plenário Deputado Nagib Haickel, foi exibido um vídeo institucional enfocando a trajetória de lutas em defesa dos profissionais de Psicologia e do trabalho deles para a sociedade.

Teste das urnas

Pela 1ª vez, o teste de integridade das urnas eletrônicas do Maranhão será realizado fora da sede do Tribunal Regional Eleitoral. Em 2022, ele ocorrerá no mesmo horário da votação oficial, ou seja, das 8h às 17h do dia 2 de outubro (e em 30/10, se houver 2º turno), na sede da Associação dos Magistrados, no Calhau.

O local ficará com acesso livre para que qualquer interessado no assunto possa acompanhar os testes de integridade, além de ser transmitido ao vivo pelo canal TRE-MA do YouTube.

Nas eleições 2022, o Maranhão terá 27 urnas submetidas ao teste de integridade. Até 2020, eram apenas 4. Estas 27 urnas eletrônicas serão escolhidas ou sorteadas no dia anterior às eleições, entre as 9h e 12h.

A partir desse horário, haverá o recolhimento das urnas nos locais de votação nos diversos municípios do estado, para que sejam reunidas e testadas em São Luís durante todo o domingo de eleição.

Pós-graduação em SLZ

Novas turmas de pós-graduação foram abertas na Faculdade de Negócios Faene. As aulas começaram na semana passada com a disciplina de Estratégia, ministrada pelo professor doutor Anderson Myranda.

Ele abordou, entre outros assuntos, planejamento, transformação, inovação e todas as estratégias necessários para se ter uma organização competitiva.

As aulas da graduação, por sua vez, estão sendo retomadas nesta segunda-feira, tanto para os calouros quanto para os veteranos. Já as reuniões para os seminários de orientação para TCC começam no dia 29 e finalizam em 30 de novembro.

A banqueteira Célia Rossetti com a bonita filha Sarah e o marido Rossetti, no almoço de domingo do Mamma
A banqueteira Célia Rossetti com a bonita filha Sarah e o marido Rossetti, no almoço de domingo do Mamma

Capital Inicial em São Luís

Uma das mais famosas bandas brasileiras de rock vai aterrissar em São Luís para um show que já está dando o que falar nas redes sociais.

Trata-se de Capital Inicial, que desembarcará em São Luís no dia 8 de outubro para uma apresentação no hotel Blue Tree São Luís.

Serão mais de 6 horas de muita festa em um espaço preparado e transformado para que o público se sinta em um grande festival de rock.

DE RELANCE

Uma perda portuguesa, com certeza

De Lisboa chega a notícia cortante: morreu Afonso Macedo, maior DJ de Portugal, promotor de eventos e agitador das músicas de dança. Afonso respirava música por todos os poros. Destacou-se ao longo de mais de duas décadas, como DJ, promotor de eventos, radialista, distribuidor e gerente de lojas de discos, ativista nuclear das músicas eletrônicas dançantes, com destaque para o tecno e o house, tendo marcado sucessivas gerações com o seu conhecimento e arte.

Afonso Macedo morreu na madrugada do último sábado, de ataque cardíaco fulminante. Tinha 52 anos. Era uma figura de referência no panorama português das músicas eletrônicas.

Nas suas sessões como DJ, Afonso Macedo demonstrava um saber, uma sensibilidade e um sentido de direção só possível aos que têm uma visão ampla e profundamente conhecedora das lógicas e histórias da pista de dança.

O seu amor pela música o conduziu ao patamar de  um dos maiores conhecedores em Portugal, de linguagens como electro, house ou tecno, conseguindo que a pista de dança respirasse sempre prazer e uma tensão que nunca cedia à explosão fácil.

Cristiano Simas de Sousa recebeu a medalha e o diploma das mãos do desembargador Ricardo Duailibe
Cristiano Simas de Sousa recebeu a medalha e o diploma das mãos do desembargador Ricardo Duailibe

Homenagem a Cristiano Simas

O juiz Cristiano Simas de Sousa, atual membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), foi homenageado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão com a Medalha ‘Bento Moreira Lima’.

Ele recebeu a comenda em virtude da prestação de bons serviços à magistratura maranhense durante dez anos.

A Medalha é concedida aos juízes que completaram 10, 20, 30 e 40 anos de bons serviços prestados à magistratura maranhense.

Nome social

Pela segunda vez na história do Brasil, candidatos a presidente, governador, senador e deputado (federal, estadual ou distrital) podem adotar o nome social nas urnas eletrônicas.

A medida permite que pessoas transgênero, transexuais e travestis que ainda não retificaram o nome nos documentos oficiais sejam identificadas na seção eleitoral da maneira que preferem ser chamadas.

Quem já adotou, como é o caso da candidata a deputada federal pelo PDT/MA, psicóloga Raíssa Mendonça, fica ainda mais fácil de ser identificado pelo eleitor.

A transsexual foi registrada como Dorivaldo Martins Mendonça, mas conseguiu a mudança do prenome social por meio da Justiça.

Nome social...2

Entre os postulantes com nome social nas eleições deste ano, 20 concorrem a uma vaga na Câmara dos Deputados. Outros 13 se candidataram aos postos de deputados estaduais e dois concorrem a postos de deputado distrital.

O número teve pequeno crescimento em reação às últimas eleições gerais, em 2018, quando 29 candidatos adotaram o nome social nas urnas.

Um novo perfil

A população brasileira tem um novo perfil, de acordo com dados da nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O período analisado foi de 2012 a 2021, e os dados apontam que, em uma década, o país registrou aumento no número de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas e diminuição no total de brancos.

Segundo a pesquisa do IBGE, após uma década, este é o novo perfil da população brasileira: o total de pessoas pardas subiu de 45,6% para 47%. Em números absolutos, o segmento aumentou de 90,2 milhões para 99,9 milhões, que se traduz em alta de 10,8%.

Um novo perfil...2

O número de pessoas pretas avançou de 7,4% para 9,1%, isto é, de 14,6 milhões de pessoas para 19,3 milhões. Um crescimento de 32,4% na década.

Por outro lado, a parcela de pessoas que se autodeclararam brancas recuou de 46,3% para 43%, ou seja, saiu de 91,6 milhões de pessoas para 91,5 milhões, número que o IBGE considera como uma estabilidade.

Erick Fernandes durante visita ao Grupo Mirante, na semana passada
Erick Fernandes durante visita ao Grupo Mirante, na semana passada

 Nutricionista maranhense é sucesso na Internet

Maranhense que viralizou nas redes sociais, Erick Fernandes segue em ascensão em número de seguidores.

O vídeo em que o nutricionista mostra sua boa forma, após emagrecer cerca de 50 quilos, já tem mais de 14 milhões de visualizações.

No Instagram, ele já está com 111 mil seguidores.

Bonitão, simpático e extremamente carismático, ele estava em São Paulo, onde foi reconhecido até por motoristas de aplicativo. Na semana passada, o influenciador esteve no Grupo Mirante, para uma entrevista com o jornalista Evandro Júnior e uma conversa com a equipe do G1 Maranhão.

Reajuste salarial

Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que quase a metade (48,1%) dos reajustes salariais negociados em julho ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O reajuste médio no mês ficou em 11,9%.

Esse percentual, na média, é igual à inflação acumulada nos últimos 12 meses, que em julho somou 11,9%. O piso mediano, por sua vez, ficou em R$ 1.523, valor 25,7% acima do salário mínimo.

Além disso, o estudo mostra também que em 33,2% das negociações o percentual de reajuste ficou acima da inflação, volume quase duas vezes maior do que o verificado nos últimos 12 meses (17%).

Foram analisados 289 instrumentos, sejam eles acordos ou convenções, foram assinados com reajuste. No ano, as negociações somam 10.706 e, nos últimos 12 meses, 16.703. A Fipe destaca ainda que dois terços dos reajustes de 2022 ficaram na distância de um ponto percentual acima ou abaixo do INPC

Custo da construção

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), no mês de agosto o Índice Nacional de Custo da Construção-M (Incc-M) desacelerou em relação a julho e subiu 0,33%.

A FGV diz, ainda, que o mês anterior, o índice teve taxa de 1,16%. Com isso, o índice acumula alta de 8,80% no ano e 11,40% em 12 meses.

Já na comparação interanual, em agosto do ano passado o índice havia subido 0,56%, com alta de 17,05% acumulada em 12 meses.

Custo da construção...2

Além disso, entre os componentes do índice, a taxa relativa a materiais, equipamentos e serviços passou de 0,60% em julho para 0,14% em agosto. Já a taxa correspondente a materiais e equipamentos variou 0,03% em agosto, após subir 0,62% no mês anterior.

Todos os subgrupos tiveram decréscimo, com destaque em materiais para estrutura, que passou de 0,63% para -0,08%.

Os serviços passaram de 0,49% em julho para 0,68% em agosto, puxados pelo avanço da refeição pronta no local de trabalho, que subiu de 0,29% para 1,54%.

Para escrever na pedra:

“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele”. De Platão, filósofo grego.

 TRIVIAL VARIADO

Ontem, nos países de regime não democrático, bastava uma denúncia de um vizinho para um cidadão ser preso “para averiguações”. Hoje, a tecnologia oferece o celular, um apêndice do ser humano, porque permite comunicação com todo o planeta e memoriza a vida de seu dono.

No assunto: aqui no Brasil, a polícia, a mando do STF, invade domicílios e apreende celulares para que seja averiguada a prática de “atos antidemocráticos”.

Patrícia e o advogado Ulisses Sousa, Fernando Nesello e Andréa com os filhos, Camila Rocha (com as irmãs) e Carlos Eduardo Bandeira, Lou e Cidinho Marques, com os filhos, eram algumas das presenças de charme no almoço de domingo no Mamma.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.