(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

‘Vozes Verbais’ no Rio Poty Hotel

Mais: Juninho Luang e Samba dos Amigos

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Eulálio Figueiredo segurando um exemplar do seu mais novo livro que será lançado na noite de hoje
Eulálio Figueiredo segurando um exemplar do seu mais novo livro que será lançado na noite de hoje

O grande acontecimento cultural da noite de hoje terá como palco o Rio Poty Hotel.

A partir das 18h, o poeta, compositor e escritor Eulálio Figueiredo estará fazendo o lançamento do décimo livro de sua autoria, ‘Vozes Verbais’, revelando-se um versejador experiente e amadurecido pelo tempo e pela destreza na concepção mais elevada da poesia que se diz culta e, ao mesmo tempo, popular.

É que, como se sabe, Eulálio é um polígrafo e consegue transitar muito bem por vários estilos da literatura e da música.

Para esse menestrel, que também é professor do curso de Direito da UFMA e tanto orgulho tem dado ao Maranhão, o alfabeto é a sua ferramenta de trabalho; é o repositório de onde retira o material necessário para se comunicar com o universo.

‘Vozes Verbais’ no Rio Poty Hotel...2

No novo livro de Eulálio, a magia das palavras lançadas nos versos, assim como o sentido empregado na construção poética de cada uma delas, atrai-nos como um imã, levando-nos para um campo imaginário e magnético.

Esse ambiente fantástico e indefinido, composto de vocábulos, ideias, movimentos e fonemas, equipara-se ao prazer do mágico que ilude a vigilância do espectador mais atento, de maneira que parece ser espantoso, irracional e surreal aquilo que desencadeia uma crise de conflitos no inconsciente e na realidade empírica da mente humana.    

Nesse universo de sensações a criatividade do poeta é amplamente revelada, posto ser inesgotável. Nela não há lugar para a estupidez dos insensatos, nem morada para o egoísmo dos pessimistas, porque o poeta é o mensageiro da verbosidade eloquente de sua autografia. Sua obra poética possui a estética da beleza e das cores, a harmonia das formas alfabéticas, vocabulárias, silábicas e fonéticas.

O livro Vozes Verbais tem essa intenção multissensorial, visto que busca a interação da cultura erudita com a popular para afastar eventuais abismos existentes entre ambas e permitir que não apenas o leitor interessado na chamada literatura culta tenha acesso à mensagem poética, mas também o preliminarista, visto que todos reúnem racionalidade dialética e são portadores de estados emocionais resultantes de sentimentos intensos, motivo pelo qual estão legitimados a beber do pensamento multifário do poeta, cuja intelecção irá conduzi-los a diversas dimensões e a diversas vozes.

Em tempo: no lançamento de ‘Vozes Verbais’ haverá apresentação teatral com o grupo Casa Di Sol Comoanhua de Artes, sob o comando do Diretor Urias de Oliveira.

Eles formam a dupla maranhense no Rally dos Sertões 2022: o piloto Fábio Cadasso e o navegador João Afro, Equipe Cadasso Racing
Eles formam a dupla maranhense no Rally dos Sertões 2022: o piloto Fábio Cadasso e o navegador João Afro, Equipe Cadasso Racing

 Rally dos Sertões 2022

A dupla maranhense formada pelo piloto Fábio Cadasso e o navegador João Afro, Equipe Cadasso Racing, começou a contagem regressiva para acelerar, ´pé no porão,’ no maior rally do mundo em 2022.

São 30 anos de Rally dos Sertões em uma edição superlativa em tudo: 15 dias de prova, passando por 5 regiões. A competição começa no dia 26 de agosto com largada em Foz do Iguaçu (PR) e termina no dia 10 de setembro com chegada em Salinópolis (PA).

Fábio Cadasso e João Afro formam a única dupla maranhense na categoria carros. Eles competem na categoria carros Protótipo Brasil. 

Nesta edição  épica do Rally dos Sertões, a competição vai percorrer 8 estados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) e 14 cidades. Serão 7.216 km de pura emoção.

Rally dos Sertões...2

Na edição histórica de 30 anos do Rally dos Sertões, Fábio Cadasso completa a sua décima participação nos Sertões com vários pódios para o Maranhão e um feito inédito na competição. Cadasso é o único piloto da história dos Sertões a competir em todas as modalidades: motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.

Competindo juntos, Fábio e João vão para sua sexta participação no Rally dos Sertões. E em cinco edições, eles conquistaram pódio para o Maranhão.

Neste ano, novamente, a dupla permanece na categoria carros Protótipo Brasil, a bordo da Ranger Rover Evoque. O número deles na competição é o 342.

Maranhenses
Maranhenses "invadem" Florianópolis! Hoje é a vez do nosso grande Poeta Luis Augusto Cassas, na foto com Georgino Melo e Silva

Política e futebol

Há quem diga que o esporte mais popular do Brasil e a política não se misturam, mas o jornalista Roberto Jardim mostra exatamente o contrário.

Em “Um Outro Futebol - Pequenas Histórias da Bola”, o autor nos conta “como um esporte que nasceu elitista, racista e machista virou campo de luta de operários, negros e mulheres”, nas palavras do escritor Sérgio Rodrigues.

Com edição e projeto gráfico de Antônio Luzzatto e prefácio de Xico Sá, o livro está em pré-venda no site umoutrofutebol.com.br.

Reajuste dos próprios salários

É simplesmente inacreditável, mas acontece e ninguém pode protestar.

Correção de 18% eleva o valor nos contracheques dos ministros do Supremo Tribunal Federal de R$ 39,3 mil para R$ 46,4 mil.

Proposta precisa passar pelo Congresso para vigorar em 2023.

Se aprovado pelo parlamento, o aumento provocará efeito cascata pelo país, uma vez que os vencimentos pagos a juízes e a desembargadores nos Estados estão vinculados aos rendimentos dos 11 integrantes da Corte.

Invisíveis da mata

Doutor em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o biólogo Marcelo Sulzbacher participou de uma expedição no sul da Bahia que acaba de virar filme. Realizado pelo Instituto Ori, com financiamento do Banco Mundial e apoio do governo baiano, o curta-metragem Invisíveis da Mata mostra uma aventura científica e gastronômica na floresta.

Em novembro de 2021, o grupo composto por pesquisadores, chefs de cozinha, acadêmicos, indígenas e produtores locais adentrou o Parque Estadual da Serra do Conduru em busca de uma riqueza natural ainda pouco explorada e conhecida: cogumelos silvestres e leveduras selvagens comestíveis, passíveis de domesticação para produção e comercialização.

– Foi um trabalho incrível, sobre um mundo que ainda é ignorado pela maioria das pessoas – diz Sulzbacher.

Para assistir ao documentário, que estreou no início deste mês, basta acessar o canal do Instituto Ori no YouTube.

Ah, e nunca é demais repetir: jamais coma cogumelos silvestres sem a orientação de um especialista.

Elena Maceiras, a argentina física nuclear que dirige a ABACC , o presidente Sarney e o poeta Carlos Dimuro, curador da exposição “Respiração Cromática”, de Elena, na Casa do Maranhão
Elena Maceiras, a argentina física nuclear que dirige a ABACC , o presidente Sarney e o poeta Carlos Dimuro, curador da exposição “Respiração Cromática”, de Elena, na Casa do Maranhão

 Desafios para ver os jogos

Tome nota: quanto menos areia do deserto tem na ampulheta que conta os dias para a Copa do Mundo, maior o desafio para ver os jogos in loco.

Será preciso ter sorte e uma carteira forrada de dólares para garantir um lugar no Mundial.

Quem não quiser contar com o acaso para adquirir ingressos e acomodação terá de fazer um grande investimento.

Com a aproximação da Copa, o que era caro ficou exorbitante. Além de o Catar ser um país de custo elevado e o dólar estar alto, restam poucos ingressos por meios oficiais, o que inflaciona o mercado paralelo. O mesmo vale para hospedagem.

DE RELANCE

Embarque facial biométrico

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro,  da rede Infraero, são os primeiros a implementar o embarque facial biométrico 100% digital para passageiros, de forma definitiva.

A tecnologia é desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura, por meio do programa Embarque + Seguro.

A tecnologia começou a ser implantada na terça-feira desta semana, com previsão de conclusão ainda este mês, no dia 25 de agosto.

Embarque facial biométrico...2

Segundo o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o check-in por biometria facial trará mais segurança, confiabilidade e agilidade, pois combina a análise de dados com a validação de biometria.

Assim, cartões de embarque e documentos de identificação podem ser dispensados nos voos domésticos que partem desses terminais. “Isso faz com que a gente não tenha nenhum documento falsificado, que esteja fora da base de dados. Permite que a gente acesse de forma muito mais fluida. A eficiência diminui esse tempo para embarque e vai diminuir aquela confusão na hora de embarcar”, explica o Ministro.

A biometria facial será utilizada em duas etapas no aeroporto. A primeira, no acesso à sala de embarque, onde os totens farão a leitura biométrica do rosto e a verificação na base de dados, para confirmar o cadastro do passageiro e o cartão de embarque. A biometria é novamente necessária no portão de embarque para acessar a aeronave.

Desembargadora Nelma Sarney e o conselheiro Ronald Sarney com o empresário Juninho Luang, que hoje está comemorando nova idade com muito samba
Desembargadora Nelma Sarney e o conselheiro Ronald Sarney com o empresário Juninho Luang, que hoje está comemorando nova idade com muito samba

 Juninho Luang e Samba dos Amigos

Esta sexta-feira é especial para o empresário Juninho Luang.

Ele está mudando de idade e para comemorar a data vai fechar a Rua Odilon Soares, no Monte Castelo, para o grande show Samba dos Amigos, reunindo vários grupos musicais.

Estão confirmados o Bicho Terra, Leandro D´Menor, Vamu di Samba e Fabiana Alves. Um dos pontos mais altos da noite será a apresentação do grande sambista Luizinho, do Grupo Um Toque a Mais

A programação começa às 18h, sem previsão de horário para terminar.

Morte do Boi de Maracanã

Começa neste sábado e prossegue até terça-feira a programação do ritual de morte simbólica do Boi de Maracanã, marcando o encerramento oficial da participação do grupo nas festividades juninas deste ano.

A festa começa às 19h, na sede do grupo folclórico, com a Noite Cultural e a participação do Cacuriá Nova Geração, Dança Portuguesa Arte e Brilho de Lisboa, Cia. Batuke do Mará e Pão com Ovo.

Mais tarde, às 20h, no Viva Maracanã, tem Pablo Mix e Banda, DJ Vanderson Pontes e Banda Mesa de Bar.

A partir das 23h, o boi se apresenta na sede e, logo em seguida, na Igreja de Santo Antônio. Depois, segue para a residência da senhora Flávia, na comunidade Alegria Maracanã, em homenagem ao saudoso Zé Ceará. Haverá, ainda, apresentação em frente à residência de Pioco e, às 6h, já no domingo, o levantamento do mourão, na sede.

Morte do Boi de Maracanã...2

A programação continua no domingo, às 16h, com cortejo saindo da Igreja de Santo Antônio e, às 20h, ritual de morte do boi, na sede.

Na programação cultural estarão as bandas Suave Veneno, Pallace Show. Mega Show, Caribbean Hits e Switch 14.

Na segunda-feira, às 20h, será a vez do arrancamento do mourão, na sede.

Para a parte cultural, foram escalados Wandra Senna, DJ Emerson Pontes, Roots Family e Eugênia Miranda.

Na terça-feira, será a vez do tradicional Arroz de Toucinho, na sede, e à noite, da Terça Cultural, com o encerramento das festividades.

TRIVIAL VARIADO

Esta sexta-feira será a primeira noite do Festival Dança em Trânsito em São Luís. Pela segunda vez no Maranhão, o festival, que este ano celebra 20 anos de existência, apresentará sete espetáculos de companhias nacionais e internacionais em uma programação totalmente gratuita.

Esse ano, pela primeira vez, outros municípios além de São Luís serão contemplados pelo Festival Dança em Trânsito, a exemplo de Itapecuru-Mirim e Santo Amaro. Aliás, apenas um espetáculo será apresentado com exclusividade em Santo Amaro: Solo, uma coreografia de Rami Levi (Israel), criada especialmente para a intérprete Flávia Tápias, inspirado em movimentos de animais.

Foram vistos ontem colocando as conversas em dia no movimentado almoço do Ferreiro Praia, o poeta Salgado Maranhão com os acadêmicos da AML Lourival Serejo, Felix Alberto Lima e Alex Brasil.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.