(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

114 anos da Academia de Letras

Mais:

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
José Graça Aranha, neto de Graça Aranha, está em São Luís para a festa dos 114 anos da AML
José Graça Aranha, neto de Graça Aranha, está em São Luís para a festa dos 114 anos da AML

A Academia Maranhense de Letras comemora nesta quarta-feira, com uma vasta programação cultural, os seus 114 anos de fundação.

Na solenidade de aniversário, a AML homenageará algumas personalidades do campo das artes e da cultura com a entrega da Medalha Mérito Literário Graça Aranha.

Entre os homenageados estará José Graça Aranha, neto do autor de “Canaã”, que atualmente reside em Zurique, na Suíça.

Festa para Gonçalves Dias

Para a solenidade de hoje, estão definidos os discursos do presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo; do ex-presidente José Sarney, que falará em nome dos acadêmicos condecorados; e José Graça Aranha, que usará a palavra em nome dos homenageados com a Medalha Graça Aranha.

Vale lembrar que a data de fundação da AML coincide com o aniversário de nascimento do poeta Gonçalves Dias.

A propósito, a Casa de Antônio Lobo já começa a organizar uma grande festa para celebrar, ano que vem, os 200 anos de nascimento do poeta da “Canção do exílio”.

Novos caminhos

A programação de aniversário da AML prossegue na quinta-feira, dia 11, com a palestra “Graça Aranha e a Semana de Arte Moderna”, a ser proferida pelo acadêmico Manuel Aureliano Neto.

Na sexta-feira, dia 12, acontece a conferência “Novos caminhos da literatura: a poesia para quem precisa”, com o poeta Salgado Maranhão.

E, no mesmo dia, os acadêmicos Benedito Buzar e Sônia Almeida apresentam a nova edição da Revista da Academia.  

Homenagem a Jomar Moraes

Em correspondência enviada a esta coluna, Georgino Melo e Silva cita Santo Agostinho para dizer que “O sentimento da alma está na memória”.

E continua: “Este momento luminoso dos 114 anos da AML me fez recordar a figura magnânima do grande polígrafo maranhense Jomar Moraes. Jomar, meu amigo, meu irmão e meu querido colega da Advocacia Pública. Nascido na tradicional cidade de Guimarães, berço da literatura maranhense e terra de Joaquim de Souza Andrade e Maria Firmina dos Reis, tinha orgulho de suas raízes”.

Homenagem a Jomar...2

Ainda Georgino: “Jomar Moraes exerceu com coragem, brilho e talento o jornalismo. Foi um mestre da prosa e um ensaísta insuperável. A disposição para ser um homem aplicado e enorme paciência para a prática democrática, não diminuiu com o passar dos anos. Ao longo da vida criou a imagem de um homem austero, mas nunca perdeu a suavidade.

A vida do ilustre escritor Jomar Moraes é uma extraordinária caminhada de coragem e superação, sofrimento e resistência, triunfo e reconciliação. Para a posteridade, o amor ao jornalismo e à literatura. Sua atuação como jornalista e operário da palavra são altíssimos momentos das letras do Maranhão”.

E arremata: “O que posso dizer de um homem que muito me ensinou é que estou com muitas saudades. Jomar está vivo na sua imortalidade e vivo na memória daqueles que amam a alma maranhense". “Morrer é continuar", dizia Fernando Pessoa.

Georgino Melo e Silva conversando com o escritor e ex-Presidente da República José Sarney
Georgino Melo e Silva conversando com o escritor e ex-Presidente da República José Sarney

Mídia Audiovisual

A Secretaria de Comunicação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2022 nas categorias Mídia Audiovisual, com a série “Último Recurso”, e na categoria “Artigo Acadêmico”, com artigo científico baseado em case de gestão de crises.

A premiação ocorreu durante o XVI Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado de 3 a 5 de agosto, no Rio de Janeiro, por iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

DE RELANCE

Uma triste notícia

Em viagem pela Europa, com a esposa, os filhos e netos, Eli Medeiros foi surpreendido com a triste notícia do falecimento, na Paraíba, de sua mãe Maria Medeiros.

Ao agradecer a mensagem enviada por este Repórter PH, Eli lembra que “A Bíblia nos ensina que na presença de Deus há plenitude de alegria”.

E acrescenta: “Minha mãe está bem e feliz. Completamente livre das amarras e limitações de um corpo físico, em um lugar que gostaríamos de estar e almejamos lá estar quando convocado por Deus, no tempo Dele. Esta certeza me traz alegria. A saudade de sua ausência física é natural, mas tenho paz no coração. Sou grato a Deus pela vida de minha mãe e por ter sido ela instrumento Dele para minha criação no temor do Senhor. Cumpriu sua missão e agora descansa de suas lutas e fadigas. À vontade de Deus nos curvamos sempre. Deus seja louvado!”

O advogado e empresário Eli Medeiros está na Europa, em viagem de férias com a família
O advogado e empresário Eli Medeiros está na Europa, em viagem de férias com a família

Segundo semestre

A Faculdade de Negócios Faene programa para o dia 20 de agosto a solenidade de colação de grau da turma do curso de graduação em Administração, cujo ciclo foi encerrado no mês de julho.

As aulas do segundo semestre para as turmas de graduação da instituição, segundo o diretor da Faene, professor Ricardo Carreira, terão início em 16 de agosto. E de 25 a 28 deste mês, o professor doutor Anderson Myranda ministrará aulas para a turma dos novos MBAs da instituição.

Diligências por telefone

Para desburocratizar a execução de atividades e dar celeridade às diligências, os oficiais de Justiça do Poder Judiciário do Maranhão já podem realizar diligências por telefone, isto é, atos de ofício de vistoria, avaliações e intimações, entre outros. A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão.

A proposta foi formulada pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Maranhão, a fim de autorizar a realização de diligências por meio epistolar ou telefone, sem que configure falta grave.

O Órgão Especial referendou a pertinência da alteração do artigo 94 do Código de Divisão e Organização Judiciária, que atribui ao TJMA regulamentar os meios e as formas admissíveis para execução das diligências por oficiais de Justiça, que poderá conceder gratificação em razão da produtividade.

Uma das belas telas do artista plástico Beto Lima, que está expondo no Sesc até o dia 23 de setembro
Uma das belas telas do artista plástico Beto Lima, que está expondo no Sesc até o dia 23 de setembro

 Transposição de Cores

Segue aberta a exposição 'Transposição de Cores' do artista plástico Beto Lima até o dia 23 de setembro nesta Capital. Ao todo, o maranhense apresenta para o público 26 telas que mesclam o figurativo e o abstrato, em uma exposição de cores, gêneros e estilos.

A exposição ‘Transposição de Cores’ faz parte da programação em artes visuais do Sesc Maranhão e foi selecionada por meio de edital.

A proposta visual dos trabalhos do artista remete aos registros da cena de Araioses, cidade natal de Beto Lima, e do próprio Maranhão, que identificam o universo visual, proporcionando narrativas simbólicas e visuais ao apreciador.

A exposição fica aberta até o dia 23 de setembro.

O artista plástico Beto Lima está realizando a exposição 'Transposição de Cores'
O artista plástico Beto Lima está realizando a exposição 'Transposição de Cores'

Escritórios Sociais

O Poder Judiciário do Maranhão, em parceria com os Executivos Municipais de Bacabal, Pedreiras, Pinheiro e Imperatriz, acordaram a implantação de novos Escritórios Sociais nas quatro cidades.

O objetivo é ampliar o apoio e a oferta de serviços especializados a pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.

As parcerias foram definidas em reuniões realizadas pela Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA) com representantes dos municípios nos dias 1º e 2º de agosto. 

Posse de Sônia Amaral

Toma posse nesta quarta-feira, às 16h, na cadeira nº15 da Academia Maranhense de Cultura Jurídica Social e Política, a desembargadora Sônia Amaral.

A cadeira tem como patrono o Cônego Bonfim e era ocupada pelo Padre João Rezende Filho.

O evento de hoje também comemora o 199° aniversário de nascimento de Gonçalves Dias,  patrono da Academia. E terá, ainda,  uma sessão da saudade,  com familiares dos acadêmicos João Rezende e Fernando  Braga,  recentemente falecidos.

A desembargadora Sônia Amaral entre os desembargadores Sebastião  Bonfim e Gervásio dos Santos
A desembargadora Sônia Amaral entre os desembargadores Sebastião  Bonfim e Gervásio dos Santos

Voto em trânsito

Para quem estiver fora da sua cidade no dia das eleições de 2022, será possível transferir temporariamente o domicílio eleitoral com o voto em trânsito.

Tome nota: o prazo para solicitação vai até o dia 18 de agosto, exclusivamente no modo presencial, em qualquer cartório eleitoral do país.

É possível votar em trânsito tanto no primeiro turno, marcado para o dia 2 de outubro, quanto no segundo, que será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Para escrever na pedra:

“Nenhum preconceito é mais perturbador à concepção da arte que o da beleza”. De Graça Aranha, escritor maranhense

TRIVIAL VARIADO

A Associação Junior Achievement Maranhão – Organização Não-Governamental (ONG), que trabalha com a formação empreendedora entre os jovens, por meio de ações sociais em escolas públicas e privadas – comemora 18 anos de atuação no estado.

No assunto: a data será celebrada com uma programação especial dia 16 de agosto, no restaurante Sal e Brasa, com homenagens às empresas mantenedoras e aos apoiadores da entidade e a exibição de um vídeo sobre a ONG.

Em tempo: a Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, por estimular o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho, através do método “aprender-fazendo”.

A designer Cintia Klamt Motta e o marido, arquiteto Fernando Motta, embarcam hoje à tarde para São Paulo. Ela aproveita para comemorar sua nova idade no dia 14 e ele, para dar continuidade ao tratamento do Mal de Parkinson.

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – está com processo seletivo aberto para preencher 15 vagas de jovens aprendizes em Eletromecânica em Imperatriz, no Maranhão.

A propósito: podem se candidatar jovens com idade entre 18 e 21, ensino médio completo, que tenham disponibilidade para uma jornada de oito horas diárias e residam em Imperatriz. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 14, pela página de carreira da empresa.

 

 

 

 

 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.