(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: O Brasil ficou sem graça

Mais: Thais Caroline Fischer Costa brilha na nossa capa

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Thais Caroline Fischer Costa é o destaque da capa deste fim de semana do PH Revista
Thais Caroline Fischer Costa é o destaque da capa deste fim de semana do PH Revista

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

O destaque da Capa

Neste fim de semana, o Destaque de Capa do PH Revista, em belo ensaio fotográfico assinado por Ayrton Vale, é a charmosa Thais Caroline Fischer Costa.

Ela vive um momento de plenitude profissional e de beleza.

Com 26 anos, é engenheira civil, modelo de sucesso e Miss Grand Maranhão.

O Brasil ficou sem graça

Vale transcrever o comunicado do falecimento de Jô Soares feito pelo Instagram por Flavia Pedras, ex-mulher do apresentador. Na postagem, ela diz que o humorista morreu “cercado de amor e cuidados”.

Eis o comunicado: “Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados.

O funeral será apenas para família e amigos próximos.

Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida.

A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor.

Viva você meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo.

Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores

Amor eterno, sua, Bitika”

O Brasil ficou sem graça...2

Faço coro com o poeta gaúcho Carpinejar: “Na despedida de Chico Anysio, há 10 anos, perdemos um jeito de sorrir. Jamais recuperamos. Agora, com a morte de Jô Soares, assassinaram de vez a nossa gargalhada. Jô Soares não era somente engraçado, também nos fazia pensar.

“Você ria de doer a barriga e queimar o cérebro. Participava de uma catarse estranha, da iluminação de uma verdade velada do próprio comportamento. Ficava estremecido pela descoberta, já querendo pedir desculpa pelas suas atitudes. Ele efetuava flagrantes de nossas mentiras educadas. Produzia arrependimentos instantâneos”.

“Jô Soares representava uma orquestra inteira: era um showman, um aforista, um sátiro, um Oscar Wilde de óculos de aros coloridos, a televisão ligada nas nossas madrugadas”.

“Ele, que nasceu em janeiro de 1938, era sempre o nosso Ano Novo. Perdemos a graça do Réveillon, nosso brinde de caneca, nossa guinada de vida. Quem nos inspirava a transformar dificuldades em aprendizado. Perdemos o nosso exemplo de alegria. Perdemos a nossa festa da inteligência”.

Apenas o começo

Lahésio Bonfim tem dito aos quatro cantos, por onde anda no interior do Maranhão, que vai vencer a eleição de governador ainda no primeiro turno.

Simplício Araújo repete em todas as entrevistas que abrirá um milhão de vagas de emprego entre 2023 e 2026.

Já Weverton Rocha gaba-se de sua origem humilde, de não pertencer a famílias de políticos e de ser filho de trabalhadores pobres.

E assim a campanha eleitoral está apenas começando.

Num rápido périplo por importantes gabinetes de Brasília, esta semana, o deputado federal Cleber Verde e o ex-deputado e diretor geral da FACAM César Bandeira sendo recebidos pelo ministro da Educação, Vitor Godoy
Num rápido périplo por importantes gabinetes de Brasília, esta semana, o deputado federal Cleber Verde e o ex-deputado e diretor geral da FACAM César Bandeira sendo recebidos pelo ministro da Educação, Vitor Godoy

114 anos da Academia de Letras

A Academia Maranhense de Letras comemora os seus 114 anos de fundação, na próxima quarta-feira, dia 10, com uma vasta programação.

Na solenidade de aniversário, a AML homenageará algumas personalidades do campo das artes e da cultura com a entrega da Medalha Mérito Literário Graça Aranha.

Entre os homenageados estará José Graça Aranha, neto do autor de “Canaã”, que atualmente reside em Zurique, na Suíça.

Festa para Gonçalves Dias

Para a solenidade de quarta-feira, estão definidos os discursos do presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo; do ex-presidente José Sarney, que falará em nome dos acadêmicos condecorados; e José Graça Aranha, que usará a palavra em nome dos homenageados com a Medalha Graça Aranha.

Vale lembrar que a data de fundação da AML coincide com o aniversário de nascimento do poeta Gonçalves Dias.

A propósito, a Casa de Antônio Lobo já começa a organizar uma grande festa para festejar, ano que vem, os 200 anos de nascimento do poeta da “Canção do exílio”.

Novos caminhos

A programação de aniversário da AML prossegue na quinta-feira, dia 11, com a palestra “Graça Aranha e a Semana de Arte Moderna”, a ser proferida pelo acadêmico Manuel Aureliano Neto.

Na sexta-feira, dia 12, acontece a conferência “Novos caminhos da literatura: a poesia para quem precisa”, com o poeta Salgado Maranhão.

E, no mesmo dia, os acadêmicos Benedito Buzar e Sônia Almeida apresentarão a nova edição da Revista da Academia.  

Medalha da ABL para Buzar

O jornalista, escritor e pesquisador maranhense Benedito Buzar teve o seu nome indicado pelo decano da Academia Brasileira de Letras, José Sarney, para receber a Medalha Machado de Assis de 2022.

Essa mesma honraria foi concedida ao Grupo Globo na festa dos 125 anos dessa que é a mais importante entidade da cultura brasileira.

Frenesi dos candidatos

Os eventuais candidatos a uma vaga no Tribunal de Justiça do Maranhão pelo Quinto Constitucional não perdem tempo na procura por votos, mesmo no momento em que se intensifica a campanha eleitoral para o governo do Maranhão.

Advogados e representantes do Ministério Público estão literalmente em campo, em viagens pelo interior do estado e no frenesi das redes sociais.

Eles sabem, porém, que o processo só vai se deslanchar efetivamente de novembro em diante, depois do resultado das urnas do TRE.

Renovação no Legislativo

A renovação nas bancadas maranhenses, federal e estadual, tende a ser alta, principalmente se tomarmos como parâmetro o pleito de 2018.

Em relação aos 18 eleitos naquele ano, quase metade será renovada na Câmara.

Na Assembleia, dos 42 que tomaram posse em 2019, 30% estão fora do páreo. Sem contar os que se candidatarão, mas não serão reeleitos, o que sempre acontece a cada eleição.

Teremos muitas caras novas nas duas casas legislativas, e a torcida é para que a qualidade melhore.

Grupo de grande charme no almoço da confraria liderada por José Walter Maciel, reunida no Rio Poty Hotel: Benjamin Franklin Alves e William Ribeiro (de pé), Jorge Cateb Neto, des. José Bernardo Rodrigues e Nan Souza em registro de Herbert Alves
Grupo de grande charme no almoço da confraria liderada por José Walter Maciel, reunida no Rio Poty Hotel: Benjamin Franklin Alves e William Ribeiro (de pé), Jorge Cateb Neto, des. José Bernardo Rodrigues e Nan Souza em registro de Herbert Alves

50 anos de Chitãozinho & Xororó

Quando os irmãos José Lima e Durval cantam que chegou a hora de parar com as mentiras e negar os desejos, uma erupção catártica toma conta do ambiente.

Normalmente, quando alguém puxa Evidências num churrasco, barzinho ou, especialmente, karaokê, é como se fosse uma hora cívica, em que é obrigatório entoar junto o “hino”, ao menos o refrão.

Quem nunca tentou acompanhar Durval no agudo sustentado de Galopeira? Há quem já tenha feito paródia de Brincar de Ser Feliz, com seus célebres versos “Como é que eu posso me livrar das garras/ Desse amor gostoso?”. Ou talvez tenha se identificado com a letra de Deixei de Ser Cowboy por Ela - o eu lírico abdicando de sua essência pela amada.

Chitãozinho & Xororó estão celebrando meio século de sucessos, que estão sendo cantados na turnê 50 Anos - Por Todos os Tempos, que começou pelo Sul do Brasil.

São Luís está na rota da dupla. Só não se sabe ainda quando a dupla desembarca nesta Capital.

DE RELANCE

Surfando no sucesso da Feijoada

O colunista Zé Cirilo ainda está surfando nas ondas do sucesso de sua Feijoada do Zoombido realizada no último sábado de julho, no Rio Poty Hotel.

Depois de um hiato de mais de dois anos, por conta da pandemia, o evento voltou e reuniu um público de mais de mil pessoas.

Na programação, uma suculenta feijoada e as bandas Tagarella, Feijoada Completa e Banda Reprise e, como ponto mais alto e mais esperado da tarde/noite, um show do lendário Neguinho da Beija-Flor com a Bateria da Favela do Samba, cujo repertório de sambas-enredo do Carnaval carioca levou ao delírio o público presente.

Datas comemorativas de agosto

Este mês lembra os pais, a literatura de cordel e os povos indígenas. O Dia dos Pais é celebrado no próximo dia 14 (segundo domingo do mês). Como data celebrada em todo o país, o dia também torna-se motivação para reflexão sobre a importância da paternidade ativa, em todo e qualquer contexto.

Agosto tem outras datas comemorativas que devem marcar o mês em relação à proteção da cultura e que promovem o debate em várias frentes também no campo da cidadania, como é o Dia da Literatura de Cordel, e também do Maracatu, o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9), dos Estudantes (11), Nacional das Artes (12), do Patrimônio Histórico Nacional (17), e o da Visibilidade Lésbica (29). 

Na área da saúde, um marco foi o transcurso dos 150 anos do nascimento do médico e cientista paulista Oswaldo Cruz, um dos principais nomes da história da ciência brasileira – comemorado ontem.

Datas comemorativas...2

Em agosto, outras datas promovem a conscientização sobre a prevenção contra doenças. No dia 8, por exemplo, é o Dia de Controle do Colesterol, que está relacionado a doenças cardiovasculares.

No dia 14, a efeméride é sobre o controle da poluição, criado nacionalmente para criar mecanismos de alerta para a contaminação crescente no ar, nas águas e na terra.

Ainda como forma de trazer luz sobre as consequências do tabagismo, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986, e possibilita que entidades como o Instituto Nacional do Câncer (Inca) promovam discussões e alertas pelo país.   

Neste sábado, o público de São Luís vai conferir o show do cantor, compositor, multi-instrumentista Humberto Gessinger, ex-líder da banda pop Engenheiros do Hawaii, em show no Palazzo Eventos
Neste sábado, o público de São Luís vai conferir o show do cantor, compositor, multi-instrumentista Humberto Gessinger, ex-líder da banda pop Engenheiros do Hawaii, em show no Palazzo Eventos

Juventude no Cabana

Um dos eventos de maior charme e beleza da semana que passou foi o jantar, no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, que comemorou os 20 anos do jovem Gabriel Rocha Maluf Cavalcante, estudante de Administração na Faculdade Ibmec São Paulo.

O aniversariante reuniu mais de três dezenas de amigos – só gente bonita – da sua geração, mais as senhoras Sônia Rocha (avó materna) e Georgete Cavalcante (avó paterna), além de outros parentes, para o encontro com especial sabor de amizade.

Uma reunião, sem dúvida, marcada pela beleza da ala jovem numa confraternização de muita alegria e simpatia.

Glória e Itaquê Mendes Camara dividindo mesa com o Repórter PH no restaurante italiano Mamma
Glória e Itaquê Mendes Camara dividindo mesa com o Repórter PH no restaurante italiano Mamma

Um vilão sutil

No filme O Advogado do Diabo, há uma cena memorável em que Al Pacino, no papel de Lúcifer, explica quem é ao jovem Kevin (Keanu Reeves), dizendo: “Sou a mão sob a saia da Mona Lisa! Olhe para mim, Kevin! Sou uma surpresa? Eles não me enxergam chegando”.

É fato que poucas coisas geraram mais debates na história da arte quanto o sorriso enigmático de Mona Lisa. Não se sabe se é de ironia, desprezo, sedução, indignação ou até felicidade. Mas ele chega sutilmente, quase despercebido. E ganha proporções lendárias.

Ano passado fomos surpreendidos por um vilão sutil, desses que chegam sorrateiros e se instalam: a inflação, que andava apagada, chegou a mais de 25% segundo o IGP-M. E, de repente, nos vemos na obrigação de examinar a legislação do imposto de renda brasileiro, que faz de conta que nossa moeda não se desvaloriza.

Se você pretende vender sua casa, saiba que tudo o que receber do comprador vai ser considerado lucro e servirá de base para a cobrança de imposto de renda, com cega desconsideração dos efeitos corrosivos inflacionários.

Casamento em Belém

Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem, são alguns dos maranhenses que estão de tickets marcados para irem a Belém do Pará no final deste mês, atraídos por uma grande festa de casamento.

É que no dia 27 de agosto, será realizado o enlace matrimonial de Victória Morgado Mutran e Fábio Pinheiro Guilhon, na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, a mais famosa da capital paraense.

Após a cerimônia, os noivos receberão os convidados no Salão Majestic da sede campestre do clube Assembleia Paraense.

Para escrever na pedra:

“Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito”. De Machado de Assis.

TRIVIAL VARIADO

Equipes de robótica gaúchas estão entre dezenas de participantes nacionais e internacionais do Festival Internacional Sesi de Robótica 2022, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento começou ontem e segue até domingo no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

As duas modalidades de competições, First Lego League Challenge (FLL) e First Robotics Competition (FRC), reúnem 990 estudantes de nove a 19 anos de 37 países. O presidente da Fiema, Edilson Baldez, está por lá prestigiando as equipes maranhenses.

Em tempo: o evento integra o calendário oficial desta temporada da First - organizadora de competições de robótica em todo o mundo. Os vencedores serão divulgados no final da tarde de domingo.

Neste sábado, às 19h, a Praça do Letrado, no Vinhais, será movimentada pelo DJ Josy Dominici, Regional Caçoeira, Vinaa e Djalma Chaves com a realização do espetáculo “Rico choro com vida na praça”.

Algumas pessoas da nossa mala direta receberam este Caderno com a foto da capa trocada, mas o erro já foi corrigido. Desculpem!

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.