(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Festa de Anderson Bentes

Mais: Rômulo Estrela em nova novela da Globo

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Em Barcelona, Anderson Bentes de Sousa com Michelinne e Ana Clara se preparando para um passeio de lambreta
Em Barcelona, Anderson Bentes de Sousa com Michelinne e Ana Clara se preparando para um passeio de lambreta

Anderson Bentes de Sousa mudou de idade no dia 26 de julho mas só na noite de hoje vai comemorar a data com uma festa entre amigos no charmoso Restaurante Senac, no centro histórico de São Luís.

Na data do aniversário, ele estava em Barcelona com a esposa Michelinne e a filha Ana Clara, a caminha do Mediterrâneo, em viagem de férias.

Hoje, ele reúne amigos a partir das 20h para uma celebração em grande estilo.

Jovens cientistas maranhenses

Incentivada pela escola, foi do sofá de casa que Evelyn Vitória Franco (15 anos), aluna do 1º ano do ensino médio – que compõe a equipe de estudantes da Escola SESI-Imperatriz, inscritos no programa Caça Asteroides 2022, desenvolvido pela NASA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Governo Federal (MCTI), encontrou um novo asteroide (pequenos corpos rochosos que têm órbita definida ao redor do sol), a partir de imagens fornecidas pela agência espacial internacional.    

Todos os alunos inscritos tiveram acesso a um treinamento on-line para aprender a identificar os corpos celestes, programar e analisar os números encontrados, antes de colocar, literalmente, a mão na massa. Os participantes do programa aprendem a acessar e usar uma plataforma do IASC, da NASA, que recebe imagens do Telescópio NASA Infrared Telescope Facility, localizado no Havaí.   

Jovens cientistas maranhenses...2

Durante as análises de imagens, os inscritos receberam sequências de registros feitos pelo telescópio Facility e, com o treinamento, conseguiram identificar quais movimentos são característicos de um asteroide. Cada equipe ou participante recebeu uma quantidade de registros para serem analisados e, semanalmente, o programa envia um relatório com as descobertas da semana.   

E foi assim, com muito empenho, análises minuciosas e um pouquinho de sorte, que Evelyn e sua equipe, formada por mais oito alunos, conseguiram êxito ao analisar 18 pacotes de dados com uma extensa quantidade de material, que teve início com o treinamento recebido na escola e as buscas feitas em casa.   

Remédios em supermercados

Uma discussão antiga ganhou força nos últimos dias.

Corre no Congresso Nacional um projeto de lei que permite a venda de medicamentos sem prescrição médica em supermercados. O requerimento de urgência foi negado quarta-feira, mas ainda assim, o debate está posto.

Autoridades do setor garantem que a aprovação reduzirá os preços dos remédios em 30%. Foi o que ocorreu em 1994, quando a venda foi autorizada por seis meses.

É o que costuma ocorrer quando se retira reserva de mercado de qualquer setor – afirmam, citando o ganho de escala e custo menor de operação como outros gatilhos para redução do preço.

Tem mais: os estabelecimentos que quiserem vender os medicamentos vão contratar farmacêuticos.

Não é a primeira vez que os setores divergem. A venda de alimentos, brinquedos, livros e diversos outros itens por farmácias também não agradou os supermercados.

O ator maranhense Rômulo Estrela está em São Luís gravando cenas da novela “Travessia” que estreia na Globo depois do final de Pantanal
O ator maranhense Rômulo Estrela está em São Luís gravando cenas da novela “Travessia” que estreia na Globo depois do final de Pantanal

Rômulo Estrela em nova novela da Globo

Programada para ir ao ar tão logo termine a temporada de “Pantanal”, na Globo, “Travessia” já está com as gravações a todo vapor, inclusive com algumas tomadas em São Luís.

Para construir seus personagens da próxima novela das 9, o elenco passa por uma série de workshops para se conectar com a trama escrita por Glória Perez.

No elenco, Jade Picon, Chay Suede, Lucy Alves, Drica Moraes, Marcus Caruso, Alexandre Nero, Vanessa Giácomo, Rodrigo Lombardi e o maranhense Rômulo Estrela, entre outros não menos famosos.

Crianças e Covid-19

As autoridades da saúde pública estão preocupadas com a baixa adesão de pais e mães à campanha de vacinação contra a covid-19 direcionada para as crianças com idade entre três e quatro anos.

A estratégia do Ministério da Saúde em parceria com os municípios brasileiros é evitar o avanço da doença na primeira infância.

Em São Luís, por exemplo, a meta da Secretaria Municipal de Saúde era vacinar mais de 20 mil crianças durante a nova etapa da campanha, mas, até agora, pouco mais de mil doses de imunizantes foram aplicadas em crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo governo federal.

Resta uma esperança

Até agora, o percentual de crianças vacinadas em São Luís corresponde a pouco mais de 4% da meta e a procura nos postos nos últimos dias não tem dado sinal de que esse percentual possa crescer muito.

A aposta é de que a partir de agora, com o fim das férias escolares, os pais e mães levem os filhos às unidades de saúde para que sejam imunizados.

Mais do que nunca, com a volta às aulas presenciais, a vacina se torna essencial para a proteção dos infantes.

DE RELANCE

Humberto Gessinger em São Luís

Quem não lembra (ou cantou) músicas que marcaram época e que dominaram a cena pop musical dos anos 1990, como essa inspirada em uma canção italiana que diz: “Era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones. Girava o mundo sempre a cantar. As coisas lindas da América”?

E os sucessos Pra ser sincero: “Pra ser sincero, não espero de você mais do que educação...Beijos sem paixão; crime sem castigo, aperto de mãos. Apenas bons amigos”; e Terra de Gigantes: ”Nessa terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes; a juventude é uma banda, numa propaganda de refrigerantes”?

Humberto Gessinger em São Luís...2

Em comum todos esses sucessos têm a assinatura da voz potente do cantor, compositor, multi-instrumentista Humberto Gessinger, ex-líder da banda pop Engenheiros do Hawaii, que faz sucesso em uma longeva e bem sucedida carreira.

E agora será a vez de São Luís conferir o show do seu quarto disco solo, “Não Vejo a Hora” (Deck). Uma verdadeira viagem musical com grandes sucessos, que acontece sábado, dia 6, no Palazzo Eventos.

Mais que um show, será uma imersão musical no melhor do pop rock, que terá também apresentações do cantor Pandha e do DJ Claudinho Polary colocando todo mundo pra dançar.

Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital e nas lojas Degraus, no Shopping da Ilha e no São Luís Shopping.

O multitalentoso músico e artista Humberto Gessinger se apresenta amanhã à noite no Palazzo Eventos com uma verdadeira viagem musical pelo melhor do pop rock nacional
O multitalentoso músico e artista Humberto Gessinger se apresenta amanhã à noite no Palazzo Eventos com uma verdadeira viagem musical pelo melhor do pop rock nacional

Onde repousam os famosos

Assim como meus antepassados lusitanos, que saíam por mares nunca dantes navegados sem saber ao certo se a Terra era plana ou redonda, também sou daqueles que gostam de se lançar pelos descaminhos da internet sem rumo certo, na esperança de encontrar ilhas desconhecidas, curiosidades e, talvez, até alguma fantasmagoria.

– E de vez em quando, encontro – confesso. Outro dia, um cronista contou que desembarcou num site de túmulos onde repousam artistas, cantores, escritores e outras celebridades (http://tumulosfamosos.blogspot.com/). Já na primeira visita flagrou um debate. Logo abaixo de texto biográfico de um poeta de sua predileção, informando que ele está sepultado no Cemitério X, um leitor alertava:

– Queridos, o poeta está sepultado no Cemitério Z. Certifiquem-se!

Em seguida, outro visitante da necrópole virtual contestava:

– Estás equivocado. Toda vez que vou ao Cemitério X, levo flores para o Poeta.

Aí entrou um terceiro debatedor disposto a acabar com a discussão usando um argumento irrefutável:

– Amigos, vocês dois estão enganados. O Poeta que vocês tanto admiram não está em nenhum desses cemitérios. Ele estava escrevendo para mim agora mesmo, não daria tempo de chegar lá.

Onde repousam os famosos...2

O cronista conta que desembarcou da leitura nessa parte, ao constatar a intenção galhofeira do debatedor, ainda que o próprio Poeta tenha efetivamente dito que voltaria como poeira ou folha levada no vento da madrugada. Porém, pelo que sabemos do dito cujo, ele não se comprometeu a escrever postumamente para ninguém.

Na lista da chamada eterna dos contemplados pelo site de arte tumular, aparece o escritor norte-americano Mark Twain, este sim, autor de uma predição insólita que efetivamente se cumpriu: “Eu cheguei com o cometa Halley em 1835. Ele vai passar de novo no ano que vem e eu espero ir embora com ele” – disse em 1909.

Um dia depois da passagem do cometa, em 21 de abril de 1910, Mark Twain sofreu um ataque cardíaco e efetivamente partiu para o plano infinito.

O registro do episódio acompanha a imagem da escultura erguida em sua homenagem no Eternal Valley Memorial Park Newhall, de Los Angeles.

Não deixa de ser instrutivo conhecer a última morada de tantas celebridades.

Para escrever na pedra:

“Eu não creio na sua ressurreição, mas não ocultarei a emoção que sinto diante de Cristo e dos seus ensinamentos. Perante Ele e a sua história não experimento senão respeito e reverência”. De Albert Camus.

TRIVIAL VARIADO

Zerei a vida. Bora pro Catar. É Copa do Mundo! Tá na hora do Hexa!”, foi o que disse, em postagem em rede social, o narrador Galvão Bueno após ter alta do Hospital “Albert Einstein”, em São Paulo, onde passou cinco dias internado, para reparar uma fissura em vértebra.

No assunto: Galvão Bueno é fabricante de vinhos no Sul do país e foi convidado para marcar presença na segunda edição da Wine Celebration, que acontece no dia 7 de outubro no Palazzo Eventos.

Na noite de ontem foram vistos no restaurante italiano “Mamma”, aplaudindo a excelente cantora Morgana, Glória e Itaquê Mendes Camara, Luciana e Luiz Eduardo Maluf Cavalcante com o filho Gabriel, que passa férias na cidade (ele cursa Administração na Faculdade Ibmec São Paulo), entre outros.

Morgana divide o seu fim de semana entre o “Mamma”, cantando nas noites de quinta-feira, e o bistrô Grand Cru, onde canta nas noites de sexta-feira e sábado.

A partir de hoje, o DJ Sérgio Balata será a atração musical do happy-hour das sextas-feiras no restaurante Cabana Praia, na Litorânea. No sábado, reassume a pick-up o DJ Gáudio.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.