(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Novo empreendimento Canopus

Mais: Festival Dança em Trânsito

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Parmênio Junior e seu pai Parmênio Carvalho, líder do Grupo Canopus
Parmênio Junior e seu pai Parmênio Carvalho, líder do Grupo Canopus

 2022 está sendo um ano de crescimento e expansão para o Grupo Canopus, cuja construtora lança mais um empreendimento, mostrando um mercado imobiliário aquecido, devido aos incentivos do Governo e baixas taxas de juros.

Nesta quarta-feira, a Canopus lança o seu primeiro empreendimento com Giardino. A construtora inovou e trouxe para o mercado um segmento único de condomínios, apostando no conforto e praticidade, para quem sempre sonhou em ter o seu próprio apartamento.

O Village Garden será o seu primeiro condomínio clube com Giardino, construído na região que mais cresce na cidade, totalizando um VGV de mais R$ 70 milhões.

Novo empreendimento Canopus...2

Localizado entre o Turu e o Araçagy, o concomínio está próximo de centros comerciais, supermercados, unidades de saúde, escolas, restaurantes e posto de gasolina, proporcionando sem sombra de dúvida o conforto que todos procuram ao comprar um apartamento.

Um condomínio clube que lhe oferece playground, piscina adulto e infantil, coworking, campo de futebol gramado, quadra de beach tennis, academia, brinquedoteca, área verde com redário, salão de festas com churrasqueira, praça com caramanchão, bicicletário, horta coletiva e petplay, tudo que sua família precisa em um só lugar.

Com uma área total de 21.814,86 m², 22 blocos, totalizando 352 unidades, o Village Garden I terá apartamentos padrão de 2 quartos, apartamentos PCD, e apartamentos com térreo com Giardino privativo, todos com (49,66 m²).

Tudo isso torna único o mais novo condomínio da Canopus.

Reconhecimento

A Canopus sabe o quanto é importante o reconhecimento de seus parceiros e colaboradores, aproveita o momento para lançar o evento Hall da Fama, que irá colocar em destaque os melhores do primeiro semestre. 

No 1º Hall da Fama Canopus, irão ser homenageados os melhores entre os melhores do primeiro semestre de 2022.

Melhor Imobiliária 1º, 2º e 3º lugar; Imobiliária Destaque; Imobiliária Revelação; Corretor do Mercado, 1º, 2º e 3º lugar; Corretor do Mercado Destaque; Corretor do Mercado Revelação; Corretor House 1º, 2º  3º lugar; Corretor House Destaque; Corretor House Revelação; Correspondentes Bancários.

Atuação do Grupo Canopus

O Grupo Canopus atua no mercado há mais de 44 anos, fomentando a economia, urbanização e gerando milhares de empregos. Na Região Nordeste, são mais de 23 canteiros de obras no Maranhão, Ceará e Piauí, sendo 8 mil unidades construídas simultaneamente e com mais de 3 mil funcionários.

A parceria com a Caixa Econômica continua para que o cliente tenha as melhores taxas e juros do mercado.

“Muito planejamento, determinação e trabalho duro, foram fundamentais para que o grupo continuasse a crescer mesmo em meio a uma pandemia” – pontua o Diretor Parmênio Carvalho Junior.

DE RELANCE

Festival Dança em Trânsito

Esse ano o festival Dança em Trânsito comemora 20 anos com edição especial que passará também por Itapecuru-Mirim e Santo Amaro, no Maranhão.

O Dança em Trânsito, um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil, completa duas décadas com uma edição comemorativa que chegará ao Maranhão no período de 12 a 16 de agosto, e apresentará em São Luís e também nos municípios de Itapecuru-Mirim e Santo Amaro uma programação totalmente gratuita, com espetáculos de danças, residências de criação e oficina, com a participação de companhias nacionais e internacionais.

Festival Dança em Trânsito...2

O 20º Dança em Trânsito é realizado e produzido pelo Espaço Tápias, por meio da direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias.

O festival internacional acumula desde 2002 números superlativos, com cerca de mil apresentações em mais de 30 cidades, no Brasil e no exterior, envolvendo uma centena de companhias oriundas de 16 países, vistas por mais de 60 mil pessoas.

Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online – indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão” – e, em 2021, a primeira edição híbrida, com passagem por 25 cidades e, pela primeira vez, esteve em São Luís.

 

Um momento de dança solo de um dos espetáculos do festival
Um momento de dança solo de um dos espetáculos do festival

Festival Dança em Trânsito...3

Neste ano, a ideia é ampliar o acesso dos maranhenses ao universo da dança contemporânea, possibilitando também a participação nas residências artísticas.

A 20ª edição do festival Dança em Trânsito será realizada até o dia 23 de outubro, ocupando palcos e espaços públicos de 13 capitais brasileiras e 18 outras cidades, com espetáculos, residências, intercâmbios e oficinas.

Ao todo, 41 companhias do Brasil, Espanha, Eslovênia, França, Itália, Suíça e Coreia do Sul participam do evento.

Esse ano o festival vai a Paris (França) no período de 14 a 18 de setembro e promove a inédita Vitrine Brasileira de Dança Contemporânea, para representantes de diversos países assistirem aos espetáculos brasileiros convidados.

Whindersson no Castelão

Depois do sucesso na Europa, onde fez show em nove cidades, o humorista e youtuber Whindersson Nunes desembarcará em São Luís neste domingo, 7 de agosto, para uma apresentação no Estádio Castelão.

Ele convida o público para uma reflexão sobre as mudanças que vêm acontecendo no mundo. Vai contar histórias divertidas, canta e aborda o universo religioso com sua visão única no show “Isso não é um culto”.

Mais eleitores no exterior

O Brasil terá 39,21% a mais de brasileiros aptos a votar no exterior nas eleições de outubro. De acordo com dados do cadastro eleitoral, 697 mil eleitores poderão votar para presidente da República e vice, única modalidade de votação para quem está fora do país. Em 2018, o país tinha 500 mil eleitores nessa situação. Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme o TSE, o cadastro aponta ainda que o número de eleitores no exterior aumentou 96,81% em relação às eleições de 2014, quando 354.184 eleitores estavam aptos.

Entre o total de pessoas aptas para votar fora do país neste ano, 59% são homens. Quanto à escolaridade, 42% têm curso superior completo. Em relação à idade, 14,41% do eleitorado no exterior tem entre 40 a 44 anos. Em seguida, está a faixa etária entre 35 a 39 anos, que corresponde a 14,01%.

O prazo para pedir para votar no exterior terminou em maio.

Hot Mix Brasil

O mês de agosto em São Luís será marcado por uma viagem ao túnel do tempo com uma parada dançante nos anos 1990, que agora passa a atrair as atenções do público jovem devido às séries lançadas pelas plataformas de streaming.

É a festa Hot Mix Brasil, dia 27, às 21h, no estacionamento do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, tendo como atração principal o grupo internacional de dance music Technotronic, que ainda faz shows por diversos países e desembarcará no Brasil com a primeira parada na capital maranhense.

A festa será comandada pelos DJs Claudinho Polary, Henrique Carvalho e Mauro Dejota, três feras das pick-ups com uma trajetória marcante dentro dessa vertente musical.

Hot Mix Brasil...2

Com 27 anos de história, o selo Hot Mix vai inaugurar uma nova fase, assumindo um status de festa-show para proporcionar ao público uma experiência única na maior pista de dança já formatada em São Luís em homenagem à década de 1990, marcada pela explosão do eurodance, que surgiu na Europa, espalhou-se pelo mundo e conquistou o Brasil.

No Maranhão, o gênero ganhou acordes especiais nas rádios e pelas mãos de DJs que agitaram e ainda hoje movimentam a agenda cultural.

O evento deverá reunir cerca de 5 mil pessoas, que ao longo da noite entrarão no ritmo do grupo belga Technotronic e de outros projetos que fizeram sucesso e são ouvidos até os dias atuais.

Foi um grande sucesso o lançamento em São Luís da 5ª edição do livro de poemas “Carne e Alma”, do escritor, poeta e jornalista pernambucano Rogaciano Leite. Na foto, com o PH, a filha do escritor, Helena Leite e a escritora Wanda Cristina Cunha
Foi um grande sucesso o lançamento em São Luís da 5ª edição do livro de poemas “Carne e Alma”, do escritor, poeta e jornalista pernambucano Rogaciano Leite. Na foto, com o PH, a filha do escritor, Helena Leite e a escritora Wanda Cristina Cunha

Tribunais de volta

Após período de 30 dias de recesso, os tribunais superiores retomaram os trabalhos do segundo semestre. Os magistrados retomaram as sessões colegiadas para julgamento de ações previstas para os próximos meses.

Nesta quarta-feira, o Supremo deverá julgar a constitucionalidade das alterações feitas na Lei de Improbidade Administrativa por meio da Lei 14.230/2021.

Os ministros decidirão se a norma retroage para beneficiar pessoas condenadas antes da sanção da lei.

Assinatura de acordo

Um acordo para a atuação conjunta no enfrentamento à violência política de gênero vai ser assinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), na próxima segunda-feira (1º). A cerimônia ocorrerá às 18h, no TSE, em Brasília.

A parceria visa definir rotinas de investigação e apuração do crime eleitoral de violência política contra a mulher, previsto no artigo 326-B do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), diante da recente aprovação da Lei nº 14.192/2021, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater esse tipo de violência.

O documento a ser assinado deve destacar a urgente necessidade de atuar contra uma das múltiplas causas da baixa participação política feminina no Brasil.

A ideia é garantir os direitos de participação das mulheres, com a atuação das autoridades competentes do sistema de Justiça Eleitoral, que vão priorizar a defesa do direito violado, conferindo especial importância às declarações da vítima e aos elementos indicativos de crime.

Justiça 4.0

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) instituiu o Núcleo de Justiça 4.0 - Saúde Pública, em consonância com o “Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Núcleo foi instalado conforme Ato da Presidência, seguindo a Resolução que dispõe sobre a criação dos “Núcleos de Justiça 4.0” no Poder Judiciário do Maranhão.

Com esse novo modelo de atendimento, as partes e seus advogados não precisam se deslocar até à sede da unidade judiciária, desafogando a demanda das varas e juizados não especializados.

Prêmio Fapema

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgou o edital relativo ao Prêmio Fapema 2022, vinculado à linha de ação “Popularização da Ciência”.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de agosto e a solenidade está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro no Teatro Arthur Azevedo.

A solenidade existe desde 2005 e tem como objetivo evidenciar a produção científica do Maranhão e reconhecer o trabalho de seus atores, através da entrega de um troféu e de uma premiação em dinheiro para pesquisadores, inovadores e comunicadores em diversas categorias.

Para escrever na pedra:

“A verdadeira viagem da descoberta não consiste em sair à procura de novas paisagens, mas, sim, em possuir novos olhos”. De Marcel Proust.

 TRIVIAL VARIADO

 A banda Switch 14 chegou com tudo e mais um pouco em 2022, prometendo marcar a cena musical com mais um hit. Com o álbum “Um Mais Um”, a Switch 14 conta a história de um amor entre idas e vindas, mas que tudo pode ser superado.

No assunto: cantada pela voz de Thiago Rocha, que chega em versão solo, e acompanhado por uma banda de formação baiana, o novo álbum soma-se à história musical de outros seis grandes álbuns, igualmente marcantes, e que conquistaram e invadiram os lares maranhenses, exatamente pelo som do arrocha envolvente e dançante.

De acordo com Relatório Mundial sobre Drogas de 2021, cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no último ano em todo o planeta e mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de entorpecentes.

Em tempo: especialistas confirmam que a pandemia trouxe prejuízos para a saúde mental. Houve aumento do consumo de drogas ilícitas e do registro de doenças psíquicas.

O professor Raphael Fernando Melo é quem ministra, desta quarta-feira até sábado, as aulas de Gestão de Projetos e Métodos Ágeis para os MBAs em Projetos e de Negócios e Inovação na Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros.

A propósito: as aulas de graduação na instituição serão retomadas no dia 15 de agosto. Já as aulas para as novas turmas dos cursos de MBA terão início em 25 de agosto.

Hoje, quem está mudando de idade é Nacor Holanda, que vai ter a data comemorada com um almoço em família na antiga residência de seus pais no Renascença.

O midiático Bruno Shinoda vai agitar a programação do Casarão Colonial no próximo domingo, dia 7, no Centro Histórico de São Luís. O cantor retornará ao endereço para repetir o que fez mais recentemente, quando animou o público com seu repertório atualizado. Além dele, estarão lá os grupos CDC, Soul Reggae, Os Parças, entre outros. O espaço deu show de público no mês das férias e tudo indica que a bilheteria também vai superar as expectativas neste mês de agosto do bom gosto. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.