(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Live “Conecta Maranhão”

Mais: Humor no Quintal Lagoa

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Diretor da Maxx, Augusto Diniz é convidado para a live da AMC no dia 3 de agosto
Diretor da Maxx, Augusto Diniz é convidado para a live da AMC no dia 3 de agosto

A Academia Maranhense de Ciências (AMC) promove no próximo dia 3 de agosto a live “Conecta Maranhão”, um amplo debate sobre a internet e a conectividade no Estado.

O evento, às 20h, no canal do YouTube (AMC Maranhão)  terá como mediadora a engenheira Rita de Cássia Cunha, colaboradora da AMC. E o debatedor convidado é Augusto Diniz, diretor da Maxx e um executivo com amplo domínio e experiência sore o mercado de internet e conectividade. 

Rita de Cássia vai abordar, entre outros destaques, o projeto de construção de uma infra-estrutura de fibra óptica para atender mais de 180 municípios maranhenses, conectando todo o Estado, e os diversos benefícios dessa conexão no desenvolvimento empresarial, humano e social.

A live é aberta para quem quiser assistir, bastando apenas acessar o canal no dia 3 de agosto, a partir das 20h.

 Humor no Quintal Lagoa

Hoje é o segundo dia da temporada relâmpago do Conexão do Riso em São Luís.

Com a temática exclusivamente voltada para o humor, o Quintal Lagoa, gastrobar localizado na Lagoa da Jansen, recebe mais uma vez o humorista cearense Adamastor Pitaco.

Com o espetáculo de hoje, a partir das 21h, o Conexão do Riso encerra sua atual temporada na capital maranhense.

No palco do Quintal Lagoa, Adamastor Pitaco apresenta um repertório cheio de piadas, imitações e uma variedade dos maiores sucessos dos melôs, paródias acompanhadas do seu violão.

Mundial de robótica

O SESI-MA está em contagem regressiva para a sua participação no mundial de robótica

Alunos da instituição, em São Luís, que compõem a equipe de robótica Phoenix Robot, brilharam no Open de robótica vão representar o Maranhão na etapa internacional de robótica, no Rio de Janeiro.

Com uniformes novos, idealizados pela entidade, eles representarão o Maranhão na etapa internacional do FIRST® LEGO® League International Open Brazil, powered by SESI, de 5 a 7 de agosto. 

O presidente da Fiema e diretor regional do Serviço Social da Indústria, Edilson Baldez das Neves, e o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, realizaram a entrega da nova equipagem aos alunos selecionados para participar da competição. 

O médico Jorge Cateb Neto limitou a um jantar em família, no restaurante Cabana do Sol, a comemoração dos seus bem vividos 85 anos. Na foto, ele e Lil Trinta com o filho e nora dela, Carvalho Neto e Suzana
O médico Jorge Cateb Neto limitou a um jantar em família, no restaurante Cabana do Sol, a comemoração dos seus bem vividos 85 anos. Na foto, ele e Lil Trinta com o filho e nora dela, Carvalho Neto e Suzana

De olho no ano eleitoral

Só há onde está presente a democracia. Ditaduras (direita ou esquerda) privam o povo de escolher seus gestores. O povo não fala, apenas ouve! A participação da população votando e se mobilizando em busca de objetivos essenciais a uma vida digna é caminho.

Ouvem-se, ao longo do tempo, colocações de “não sou político, não gosto de política”. Trata-se de equívoco, pois a omissão abre espaço para incapazes e interesseiros chegarem ao comando.

Quem não gosta de política termina sendo dominado por quem gosta e, nem sempre, esses são capazes e honestos.

Ano eleitoral é especial. Precisamos ouvir propostas, não apenas agressões, e avaliarmos cada candidato sob o prisma de competência e seriedade.

Sexta de Festejos

O encerramento da temporada junina e das férias de julho em São Luís será marcada por uma programação bastante animada a ser realizada pela Companhia Barrica nesta sexta-feira (29), às 19h, na Casa Barrica (Madre Deus). 

É a segunda edição da “Sexta de Festejos”, com o registro audiovisual do espetáculo “Bumba-Meu-Bonzinho”, apresentado pelo Boizinho Barrica no São João 2022.

Sexta de Festejos 2

A iniciativa integra o projeto “36 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”, alusivo às três décadas e meia de atividades da companhia maranhense e que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A primeira edição da “Sexta de Festejos” aconteceu no dia 13 de maio, paralelamente à abertura da exposição “Ponto de Luz”, ainda aberta para visitação na Casa Barrica, de terça a sexta-feira, das 15h às 18h, retratando a trajetória da Companhia Barrica de Teatro de Rua desde 1985, com a criação do Boizinho Barrica, passando pela década de 1990, época da concepção do Bicho Terra, até os anos 2000, com o surgimento da Natalina da Paixão.

Sexta de Festejos 3

O projeto “36 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias” contemplou uma fase regional, com a exibição da exposição “Ponto de Luz” e apresentação do espetáculo “Maranhão de Festejos” nos municípios de Pindaré-Mirim e Itapecuru-Mirim nos dias 16 e 17 de julho, respectivamente.

Nesta sexta-feira, o elenco composto por 150 pessoas, entre músicos, bailarinos e produção, dará o seu melhor durante a programação para que, entre outras coisas, o registro audiovisual do espetáculo “Bumba-Meu-Bonzinho” seja um sucesso

DE RELANCE

Nova diretoria da FENAJ

Desde terça-feira, jornalistas de todo Brasil participam das eleições diretas para a escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de novos integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE).

A votação, que é totalmente eletrônica e on-line, estende-se até esta quinta-feira, e podem votar todos os jornalistas sindicalizados e em dia com seus sindicatos. 

Uma única chapa está na disputa para a direção da FENAJ. Encabeçada pela jornalista Samira de Castro, do Ceará, a chapa denomina-se “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” e tem representantes de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação.

Para a Comissão Nacional de Ética as candidaturas são individuais e seis jornalistas se inscreveram para o pleito. Serão eleitos(as) cinco titulares, pela ordem de votação, e o candidato menos votado ficará na suplência.

Cresceu o preço do seguro de carros

Nos últimos meses, além de aumento nos preços dos combustíveis, donos de veículos enfrentam outra pressão nos custos para manter esse bem.

O preço do seguro veicular cresceu mais de 30%.

Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A projeção para este mês também não é animadora. Divulgado na última terça-feira (26), o IPCA-15, que mostra a prévia da inflação, aponta avanço de 2,77% no seguro veicular voluntário em julho.

A alta mostra aceleração no item e ocorre em patamar acima do índice geral.

Hotel Rosewood em SP

Arquitetos maranhenses tem ido a São Paulo especialmente para visitar o mais novo fenômeno da hotelaria nacional: o Hotel Rosewood, assinado pelo francês Philippe Starck.

Mais do que uma hospedagem de alto luxo, o local reúne 450 obras de 57 artistas brasileiros e violões decorativos assinados por Caetano Veloso e Gilberto Gil.

A imersão é conduzida pela Casiere, marca especializada em design e mobiliário de alto padrão.

Anatel libera o 5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) formalizou a liberação da rede 5G em Porto Alegre, João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG).

As operadoras telefônicas podem oferecer o serviço a partir de amanhã.

Nova reunião, em 10 de agosto, deverá avaliar a possibilidade de liberação do sinal em mais capitais, incluindo São Luís.

A expectativa é que a atividade seja concluída até o fim de agosto em todas as capitais.

Em encontro social recente, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite, que estão circulando em São Paulo, com Nelson Frota e Chris
Em encontro social recente, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite, que estão circulando em São Paulo, com Nelson Frota e Chris

Esqueleto de uma preguiça-gigante

Leitor da coluna que esteve há poucos dias em Santa Catarina, conta que voltou de lá impressionado com o tamanho do esqueleto de uma preguiça-gigante (Lestodon armatus), nova atração do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí.

O lestodonte foi um mamífero extinto no final do período pleistoceno. Ele faz parte da chamada megafauna ou animais da “Era do Gelo”, caracterizados por grande tamanho e corpo adaptado a baixas temperaturas. Atingia cerca de 4,5 metros de altura e três toneladas, era herbívoro e os machos tinham presas desenvolvidas, que eram utilizadas na defesa, em disputas territoriais ou sexuais. Suas garras (unhas) eram bastante desenvolvidas, atingindo mais de 40 centímetros de comprimento.

Esta espécie desapareceu em uma devastadora extinção em massa, que se deu no final do pleistoceno e no início do holoceno. A causa mais provável é apontada como a elevação brusca na temperatura média do planeta, que encerrou a última glaciação.

Pix falso, uma triste realidade

A história do dono de uma pizzaria em Teresina, Piauí, que resolveu passar uma pizza e um refrigerante falsos a um cidadão que comprava com um Pix falso repercutiu forte nas redes.

O proprietário de um restaurante na Boca do Rio diz para todos tomarem cuidado. Mandam o recibo da transferência feita, mas o dinheiro não bate na conta.

– Já baixamos a determinação: Pix só no  QR Code.

Para escrever na pedra:

“A coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais”. De Vinicius de Moraes.

TRIVIAL VARIADO

Celebra-se hoje o Dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, e será ponto facultativo em muitas repartições. Mas todas as lojas Potiguar de São Luís (Centro, Cohama, Cohafuma, Av. dos Africanos e Retorno da Forquilha) e de Imperatriz estarão funcionando normalmente.

Nos Lençóis Maranhenses, onde se diz que é sempre verão de inverno a inverno, Gabrielle e José Sobral Neto acabam de aumentar seus domínios como franqueados da Grand Cru. Eles acabam de inaugurar uma sofisticada loja de vinhos em Atins.

Merece aplausos o projeto Poesia na Academia, da Academia de Letras da Bahia, em encontro 100% digital no seu canal no YouTube. Hoje, às 19 horas, haverá uma leitura crítica, com recital e apresentação musical em celebração ao centenário do clássico Desolación, de Gabriela Mistral.

O Rio Poty Hotel proibiu a entrada de bebidas levadas por participantes da Feijoada do Zoombido, no próximo sábado. A camiseta dá direito à feijoada, das 13 às 15h, mas o consumo de bebidas é por fora e os produtos serão comercializados no local.

Quem desembarca hoje em São Luís é a sempre alegre e comunicativa Maria Vandira Peixoto, que passa este feriadão entre nós. Hoje ela será homenageada com jantar, no Grand Cru, pelo empresário Juninho Luang.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.