Pergentino Holanda

Notas de emoção em Brasília

Mais: Humorista cearense no Quintal Lagoa

PH

Sandra Duailibe
Sandra Duailibe

Sandra Duailibe assina espetáculo em homenagem ao compositor Clodo, nascido no Piauí

Cada vez mais conhecida e admirada Brasil afora, a artista maranhense Sandra Duailibe assina espetáculo na capital do país na terça-feira 2 de agosto, na Casa Thomas Jefferson Hall.

“Clodo – A Revelação”, é uma homenagem que a cantora faz ao músico Clodo Ferreira, compositor de grande sensibilidade, mais conhecido pelo universo artístico que pelo grande público.

Isso se dá porque muitas de suas músicas ficaram marcadas por interpretações de artistas da envergadura de Fagner, Milton Nascimento, Zizi Possi e tantos outros.

A homenagem chega praticamente junto ao aniversário de Clodo, que completa 71 anos de muito talento em 30 de julho.

Curiosidade: apesar de ter feito sua carreira a partir de Brasília, Clodo nasceu no vizinho Piauí.

 18 anos da Junior Achievement

A Associação Junior Achievement Maranhão – Organização Não-Governamental que busca estimular o empreendedorismo entre jovens por meio de ações em escolas públicas e privadas – deu início à programação alusiva aos 18 anos da entidade no Maranhão. 

A primeira atividade comemorativa da data foi uma live com ex-integrantes do projeto, para compartilhar experiências, desafios e perspectivas sob a ótica de quem aprendeu a importância da educação financeira desde a adolescência realizada na última quinta-feira.

O ponto alto das comemorações será o evento marcado para o dia 16 de agosto em que serão prestadas homenagens aos apoiadores da JA no estado.

 Humorista cearense no Quintal Lagoa

São Luís ganha nesta semana mais uma opção de entretenimento, mas com uma temática exclusivamente voltada ao humor.

O Quintal Lagoa, gastrobar localizado na Lagoa da Jansen, apresenta hoje e amanhã, o Conexão do Riso, a partir das 21h.

E, para lançar a temporada de apresentações especiais, a casa recebe o humorista cearense Adamastor Pitaco.

 Humorista cearense...2

De volta à capital maranhense, Adamastor, que se intitula o “Lindão” é muito querido pelo público e ficou famoso no Brasil pelo bordão “um lado puxa ao pai e do outro puxa a mãe”, em alusão à peruca com cabelo metade liso e metade crespo.

O humorista cearense já passou por diversos programas de televisão, líderes de audiência das últimas décadas como: Faustão, Planeta Xuxa, A Praça é Nossa, Programa do Ratinho, e outros.

No palco do Quintal Lagoa Adamastor Pitaco apresentará um repertório cheio de piadas, imitações e uma variedade dos maiores sucessos dos melôs, paródias acompanhadas do seu violão.

 Vale destacar que o humorista adora interagir com o público, marca registrada dos comediantes cearenses e das grandes casas de shows de Fortaleza (CE).

O humorista cearense Adamastor Pitaco é a grande atração das noites de hoje e amanhã no Quintal Lagoa
O humorista cearense Adamastor Pitaco é a grande atração das noites de hoje e amanhã no Quintal Lagoa

Missa da saudade para Benito Neiva

Os 20 anos do falecimento de Benito Neiva serão lembrados com missa em memória do saudoso jornalista e colunista social no próximo dia 29, às 19h, na Igreja do Bom Pastor, no Renascença.

Benito marcou época na imprensa maranhense com sua coluna “Pé de Conversa” no Jornal do Dia e em O Estado do Maranhão, e também na Rádio Timbira.

Ele foi, também, por muitos anos, diretor social dos principais clubes sociais de São Luís.

Queijo pela Internet

Os pequenos negócios movimentam a economia do Brasil. E a região Sudeste é a que concentra o maior número de donos de negócios. Só em Minas Gerais, são 422 mil empreendedores, segundo o Atlas dos Pequenos Negócios. 

E um desses empreendedores é o produtor de queijos Oswaldo Filho, do município de Alagoa, no Sul de Minas. Ele é o dono da empresa Queijo D’Alagoa e foi um dos pioneiros na venda do produto pela internet. 

Queijo pela Internet...2

E a visão empreendedora de Oswaldo trouxe frutos: seu queijo já ganhou 40 prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, a empresa tem uma loja física e os produtos são vendidos por revendedores em todos os estados do Brasil. Por mês, a Queijo D’Alagoa vende, em média, duas toneladas de produtos.

Para o empresário, o mais importante é o impacto social que isso tudo gera no município de Alagoa, movimentando a economia local e fomentando o turismo.

DE RELANCE

Cuidados com o visual

Foi-se o tempo em que apenas as mulheres buscavam melhorar a aparência e recorriam a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Hoje em dia é cada vez mais comum o interesse dos homens por esses assuntos. E os cuidados com o visual deixaram de ser exclusividade do público feminino.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), em um período de 5 anos, a busca dos homens por cirurgia plástica quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, uma média de 31,5 procedimentos por hora. Números realmente contundentes.

Cuidados com o visual...2

E se no Brasil os números de cirurgias em homens não para de crescer, no mundo o cenário também é igual.

Estatísticas da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) mostram que em 2020 foram realizadas 1.384.883 cirurgias plásticas estéticas em homens (13,4% do total) em todo o mundo.

Pois é, parece que eles deixaram, mesmo, de lado o preconceito e estão empolgados em transformar o que incomoda na aparência.

No geral, as cirurgias mais procuradas pelo público masculino são blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), lipoaspiração e correção de ginecomastia (quando há o aumento das mamas).

Walbinho VDS e Pedrinho Maranhão são os líderes e fundadores do Grupo Vamu di Samba
Walbinho VDS e Pedrinho Maranhão são os líderes e fundadores do Grupo Vamu di Samba

 25 anos do Vamu di Samba

Um dos melhores grupos de samba do Maranhão está completando 25 anos de palco, sempre atraindo um numeroso fã-clube do seu trabalho sério e competente, com reconhecimento internacional.

Trata-se do Grupo Vamu di Samba que vai comemorar as duas décadas e meia de sucesso com um show especial, no dia 6 de agosto (sábado), na casa de shows 18K.

A banda é formada por Walbinho VDS (pandeiro e voz), Pedrinho Maranhão (cavaco e voz), Álvaro Matos (violão e vocal), Antônio César (contrabaixo), Wanderson Monteiro (teclado), Vandelson Pinheiro (bateria), Aquino da Silva, Anderson Pinheiro e Daniel Costa (percussão) e no backing vocal, Kátia e Rackel Espíndola

E terá como convidados especiais para dividir o palco, o Pagode do Ivan, Feijoada Completa, Groovaê, Fabiana Alves e Alvinho Kit Som do Maestro.

Sustentabilidade

O Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) receberá cerca de 1.270 placas solares fotovoltaicas que serão instaladas em todo prédio do órgão e do Anexo.

A instalação das placas foi iniciada em julho e deverá ser concluída em dois meses pela Divisão de Obras e Serviços do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

As placas solares fotovoltaicas (painéis) captam a luz solar e transformam em energia elétrica.

Os painéis que estão sendo instalados no Fórum de São Luís são de 550 Wp (Watt-pico – medida de potência energética) e devem gerar 80.000 kWh por mês de energia.

Os sistemas são instalados nos telhados e integrados à rede elétrica, sendo pago apenas a diferença entre o consumo e a produção própria de energia, com a possibilidade de geração de créditos com a energia excedente.

Vegetação nativa

Enfim, a vegetação nativa terá alguma chance diante da expansão de plantio de eucalipto no setor de celulose brasileiro: o projeto “Compromisso Um para Um” propõe uma paridade de plantio visando alguma chance para o futuro.

Funciona assim: cada pé de eucalipto plantado na monocultura visando à produção industrial, será semeada uma árvore de uma espécie própria da região onde o projeto funciona.

Depois de muita pressão de organizações da sociedade civil e da atuação responsável de parlamentares, a conservação das áreas de vegetação nativa seria proporcionalmente igual às terras tomadas por eucalipto.

Resumindo, para cada um hectare plantado de eucalipto, a Bracell, empresa a quem cabe o planejamento e a execução do projeto, se compromete em garantir um hectare de área nativa, em meta a ser plenamente alcançada até o final de 2025.

Vegetação nativa...2

– O Compromisso Um para Um é um passo importante da Bracell em sua estratégia de sustentabilidade e está totalmente alinhado com os valores da companhia.

É que a decisão dos acionistas e investidores segue o objetivo de gerar bons negócios para todos os entes envolvidos: o país, o clima, as comunidades, os clientes e a Bracell.

Atualmente, de acordo com cálculos da própria companhia, a proporção entre áreas cultivadas e de conservação é de 0,56, com perspectiva de duplicação desta mediana.

Esta iniciativa seria importante também porque amplia a atuação da empresa na conservação da biodiversidade para além das áreas de operação.

Whindersson Nunes se apresenta em São Luís no dia 7 de agosto, às 18h, no Estádio Castelão
Whindersson Nunes se apresenta em São Luís no dia 7 de agosto, às 18h, no Estádio Castelão

 Whindersson em São Luís

Após uma turnê de sucesso pela Europa, o humorista Whindersson Nunes segue em show pelas principais cidades do Brasil e convida o público para uma reflexão sobre as mudanças que vêm acontecendo no mundo, conta histórias divertidas, canta e aborda o universo religioso com sua visão única.

O artista se apresenta em São Luís no dia 7 de agosto, às 18h, no Estádio Castelão.

Nascido em Bom Jesus do Piauí, Whindersson começou a fazer vídeos para seu canal no YouTube quando tinha apenas 15 anos. Queria apenas algumas curtidas, mas o que aconteceu foi uma avalanche de seguidores e fãs.

 Whindersson em São Luís...2

 Whindersson partiu para os palcos com os espetáculos “Marmininu”, “Proparoxítona”, “Eita, Casei!” e “A Volta do Que Não Foi”. O sucesso se expandiu para o streaming e Whindersson recebeu o convite da Netflix para a gravação dos especiais “Adulto” e “É de Mim Mesmo”, um sucesso no streaming.

Os números nas redes sociais concretizam seu sucesso com o público. São mais de 140 milhões de fãs que se divertem com seus vídeos, fotos e tiradas engraçadas.

 Dança em Trânsito

O trabalho criado durante a pandemia pelo performer, dançarino, ator e diretor Leônidas Portella e que conta com a participação de tocadores do Bumba Meu boi da Pindoba, participa da 20ª edição do Festival Internacional Dança em Trânsito, realizado em 30 cidades até o dia 23 de outubro.

 Dentro do festival, a performance já passou por Belo Horizonte e agora se produz para desembarcar no Rio de Janeiro, no próximo dia 4 de agosto, no Teatro Prudential.

 Dança em Trânsito 2

 “Couraça” é um registro vivo de um corpo que experimentou o isolamento e o distanciamento impostos pela Covid-19 e que também passou por seus processos de cura, vinculados numa narrativa poética à abertura de caminhos a partir da herança cultural do Maranhão.

A performance “Couraça” funde o miolo (brincante que anima o boi) com o boi (elemento animado), remetendo à lenda do Touro Encantado da Ilha dos Lençóis e ao retorno do Rei Dom Sebastião, colocando a Encantaria do Maranhão em movimento nas paisagens urbanas e históricas das cidades por onde passa.

 Para escrever na pedra:

“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”. De Confúcio.

TRIVIAL VARIADO

A Associação Comercial do Maranhão (ACM), promove hoje, às 19h, o painel “Regularização Fundiária como Instrumento do Desenvolvimento”, que contará com um time de especialistas que debaterão a importância do assunto junto à classe empresarial.

Para o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, o painel irá contribuir muito com esclarecimentos à classe empresarial e aos convidados presentes acerca da importância desse tema, sobretudo na atuação de diversos atores (poder público, órgãos, cartórios, etc) para se facilitar os procedimentos de regularização fundiária no país.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga nesta quarta-feira, os resultados de julho do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). A partir das 10h30, a economista Izis Ferreira estará disponível para atender os jornalistas.

No assunto: o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é um indicador antecedente, apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.