Pergentino Holanda

Celebração dos 125 anos de história da ABL

Mais: Grupo Piaçaba no Ceprama

PH

O ex-presidente José Sarney chegando ao Petit Trianon, sede da ABL, acompanhado do filho Fernando Sarney e dos assessores Pedro Costa e Vanderley
O ex-presidente José Sarney chegando ao Petit Trianon, sede da ABL, acompanhado do filho Fernando Sarney e dos assessores Pedro Costa e Vanderley

A Academia Brasileira de Letras promoveu uma série de eventos em comemoração aos seus 125 anos de história.

Na noite de ontem, dia em que foi celebrado seu aniversário, o Cristo Redentor foi iluminado de verde escuro, cor oficial da ABL, em homenagem à data.

Também à noite, foi realizada uma Sessão Solene no Salão Nobre da ABL, na qual foi entregue o Prêmio Machado de Assis ao antropólogo Roberto da Matta, pelo conjunto da obra. Foram distribuídas, ainda, as medalhas Machado de Assis e João Ribeiro.

O decano da Academia e ex-presidente da República José Sarney foi o orador oficial da celebração e em seu discurso defendeu a democracia.

A apresentação musical ficou a cargo do consagrado Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Sarney discursando na tribuna da ABL
Sarney discursando na tribuna da ABL

Ranking do auxílio

A Confederação Nacional de Municípios divulgou dados que apontam que o Maranhão aparece em sétimo lugar no ranking entre os estados brasileiros com maior número de pessoas que terão direito ao benefício do Auxílio Brasil, com uma contabilização de 116.578 beneficiários.

De acordo com a confederação, em todo o Brasil, essa demanda representa um crescimento de 113% em relação a março, quando o número de famílias à espera era de 1.307.930 famílias. Ou seja, a fila mais que dobrou de um mês para o outro.

O desemprego e a alta de preços de produtos básicos para a população se tornam desafios aos mais vulneráveis, mesmo com o acesso ao benefício.

Emissão de documentos

O deputado estadual Vinicius Louro protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei de Nº 294/2022, que dispõe sobre a gratuidade na emissão de novos documentos para pessoas atingidas por desastres naturais em regiões consideradas em estado de calamidade pública.

A gratuidade seria concedida a vítimas de desastres naturais, como queda ou deslizamento de morros ou encostas, alagamentos provocados por chuvas; incêndios em florestas que atinjam moradias e outras situações ocasionadas por fenômenos da natureza.

O parlamentar, por meio do PL, mostra preocupação com a população afetada pelas fortes chuvas em todo o Maranhão. Segundo ele, todos os anos ocorrem enchentes, desabrigando famílias de suas casas, que acabam perdendo seus pertences por conta dos alagamentos.

Saúde nas feiras

Por meio do programa “Saúde nas Feiras”, comerciantes e consumidores do Mercado das Tulhas, no Centro Histórico da capital maranhense, receberão diversos serviços de saúde preventiva. O objetivo é levar serviços de saúde essenciais para públicos que atuam nestes estabelecimentos comerciais.

De acordo com a programação, os feirantes terão acesso à medição da pressão arterial, verificação das taxas de glicemia, orientação nutricional, consultas médicas, aplicação de vacinas contra a influenza e hepatites virais, dentre outros serviços.

O programa consegue aprimorar os principais indicadores de saúde do Município.

DE RELANCE

Piaçaba no Ceprama

Em 1993, no bairro da Madre Deus e apadrinhado pela cantora Alcione Nazareth, nascia o Grupo Piaçaba, com o intuito principal de difundir as expressões artísticas populares do estado por meio de um processo de estudos e pesquisas dos ritmos e coreografias das festas maranhenses.

O grupo folclórico já realizou mais de mil apresentações pelas comunidades de São Luís e municípios do Maranhão, sendo reconhecido, também, em outros estados brasileiros, como o Rio de Janeiro.

Piaçaba no Ceprama 2

Com o objetivo de reverenciar o São João, o bumba meu boi e todo o folclore maranhense, o Piaçaba promove, nesta sexta-feira, o “São João do Piaçaba”, no Salão de Artesanato do Ceprama, localizado na Rua São Pantaleão, Madre Deus, por meio de uma live no Instagram.

O evento também terá atrações culturais e vozes maranhenses que vão celebrar a cultura do Maranhão.

Na programação, apresentações do Boi da Fé em Deus, Boi de Santa Fé, Andréa Frazão, Silvério Júnior, Mestre César Peixe e Mestre Josemar.

Ivan Marques
Ivan Marques

O CANTOR Ivan Marques leva para o Casarão Colonial, neste domingo (24), um repertório bastante dançante de pagode das antigas. Veterano na agenda cultural local, ele é um dos artistas que se mantém fiel ao gênero musical, preservando uma história de décadas de dedicação aos palcos

Prêmio Fapema

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão divulgou o edital relativo ao Prêmio FAPEMA 2022, vinculado à linha de ação “Popularização da Ciência”.

As inscrições podem ser realizadas até 19 de agosto e a solenidade está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro, no Teatro Arthur Azevedo.

A solenidade existe desde 2005 e tem como objetivo evidenciar a produção científica do Maranhão e reconhecer o trabalho de seus atores por meio da entrega de um troféu e de uma premiação em dinheiro para pesquisadores, inovadores e comunicadores em diversas categorias.

Sobre certificações

A Granorte promoveu um treinamento comandado por profissionais do Instituto Nacional de Educação e Desenvolvimento (INAED) visando à capacitação dos colaboradores em torno das certificações ISO 9001:2015 (Qualidade) e ISO 14001:2015 (Meio Ambiente), ambas conquistadas pela empresa há, pelo menos, quatro anos.

O treinamento foi voltado para a interpretação dos requisitos das normas e a formação da equipe como auditores internos.

As duas normas têm validade de três anos, com auditorias anuais de verificação, tendo em vista a eficácia e melhoria contínua do sistema de gestão da empresa.

Tecnologia da Informação

O professor Gerson de Oliveira Neto é quem comanda, até este sábado, a disciplina Tecnologia da Informação para o MBA em Tecnologia da Informação, Governança de Dados e Inovação Digital, a qual encerra a programação do semestre na Faculdade de Negócios Faene.

Ele tem quase dez anos de experiência em projetos de implantação de sistemas de gestão integrada.

Ao longo da carreira, vem colaborando com times multidisciplinares no processo de transformação das organizações, otimizando processos de negócio.

Feijoada do Zoombido

O colunista Zé Cirilo está a mil por hora ultimando os preparativos para a realização de sua tradicional Feijoada do Zoombido, que está voltando após a pandemia, em outro endereço: o Rio Poty Hotel.

O evento, que acontece no dia 30 de julho, a partir das 13h, terá como atração principal um show com Neguinho da Beija-Flor e a Bateria da Favela do Samba.

Outras atrações musicais irão se revezar durante a tarde/noite, tais como a Banda Reprise, a Banda Tagarela e o grupo de samba Feijoada Completa.

A festa vai ser de casa lotada e quem ainda não garantiu sua reserva de mesa deve fazê-lo o quanto antes porque, na proporção que a data da festa se aproxima, cresce a procura por ingressos.

Para escrever na pedra:

“Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você”. De Mário Quintana, poeta gaúcho.

TRIVIAL VARIADO

O Espaço Residencial será palco, amanhã à noite, da tradicional festa de Madalena Nobre em que a jornalista distribui troféus Prêmio Nobre a diversas pessoas da sociedade, em reconhecimento à atuação de cada uma delas na vida maranhense.

Ana Lucia Albuquerque e Amaro Santana Leite seguem hoje à tarde para São Paulo, onde batizam os netos dele e aproveitam para conhecer os novos lugares da moda, especialmente na área de gastronomia.

Hoje é dia de festa no MDB com o lançamento oficial da candidatura de Roseana Sarney ao cargo de deputada federal.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.