Pergentino Holanda

Sarney fala hoje na ABL

Mais: Operada no Rio, Alcione se recupera bem

PH

- Atualizada em 20/07/2022 às 08h48
O ex-presidente José Sarney passou o dia, ontem, em Brasília, acompanhado do filho Fernando Sarney e hoje desembarca no Rio de Janeiro para a festa dos 125 anos da Academia Brasileira de Letras
O ex-presidente José Sarney passou o dia, ontem, em Brasília, acompanhado do filho Fernando Sarney e hoje desembarca no Rio de Janeiro para a festa dos 125 anos da Academia Brasileira de Letras

Da série de eventos em comemoração aos 125 anos de história da Academia Brasileira de Letras, um dos pontos mais altos e esperados é o discurso do acadêmico e decano da Casa, o escritor e ex-Presidente da República José Sarney, escolhido para ser o orador oficial da celebração.

Na noite de hoje, em que é celebrado o aniversário da Casa de Machado de Assis, o Cristo Redentor será iluminado de verde-escuro, cor oficial da ABL, em homenagem à data.

Também à noite, será realizada uma Sessão Solene no Salão Nobre da ABL, quando será entregue o Prêmio Machado de Assis ao antropólogo Roberto da Matta, pelo conjunto da obra, e distribuídas, ainda, as medalhas Machado de Assis e João Ribeiro.

Em seguida falará o orador oficial do evento, o escritor e romancista maranhense José Sarney.

Na sequência haverá uma apresentação musical a cargo do consagrado Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Amigos, temos poucos

A propósito do Dia do Amigo, que é comemorado hoje, vale dizer que conhecidos, companheiros de jornada temos muitos, mas amigos, não, estes são poucos, muito poucos e não sabemos conservá-los. 

Seja através do destino, seja por culpa nossa mesmo, como é difícil conservá-los!

Dizemos que um amigo é para sempre. Que engano! Só temos amigos enquanto a vida nos permite. Numa fração de segundos podemos perdê-los e como é grande a dor da perda, mas não devemos nunca esquecer que um dia iremos reencontrá-los em um outro mundo, um mundo melhor, onde essa amizade ficará cada vez mais forte, pois laços de amizades verdadeiros nunca se rompem, somente se fortalecem através do tempo.

Quando perdemos um amigo, seja quem for que parta – nós ou ele – fica uma saudade primeiro sofrida, depois essa dor vai se amenizando e fica somente uma doce lembrança daquele que um dia chamamos de amigo.

Não nos esqueçamos que a amizade verdadeira nunca morre, permanece por toda eternidade.

Uma data que foi adotada em Buenos Aires

O Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade são comemorados na mesma data: 20 de julho. Primeiramente, esta data foi adotada em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial nesse país, onde é uma das celebrações mais festejadas.

O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade. A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos.

Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.

Depois de pregar um grande susto nos amigos e no seu numeroso fã-clube, a cantora Alcione se recupera rapidamente de uma delicada cirurgia na coluna vertebral
Depois de pregar um grande susto nos amigos e no seu numeroso fã-clube, a cantora Alcione se recupera rapidamente de uma delicada cirurgia na coluna vertebral

Operada no Rio, Alcione se recupera bem

Alcione, a mais famosa cantora maranhense de todos os tempos, está se recuperando de uma cirurgia na coluna vertebral a que foi submetida na última segunda-feira, no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro.

A artista sofre de discopatia degenerativa, uma condição progressiva que afeta os discos intervertebrais. Geralmente, essa condição provoca dor, formigamento, rigidez e até dificuldade de mover as costas.

A operação foi motivada por uma espondilolistese quando uma das vértebras da coluna desliza sobre a outra causada pela discopatia degenerativa, que costuma ser associada ao envelhecimento.

A cirurgia foi realizada pelo Dr. Deusdeth Gomes do Nascimento e a alta hospitalar deverá ocorrer nos próximos dias.

O médico que operou a artista é membro fundador e diretor cirurgião especialista em coluna vertebral do Centro da Coluna Vertebral (Cecol) em Ipanema (RJ).

DE RELANCE

A importância de manter as amizades

Ter amigos pode diminuir a solidão e aumentar a expectativa de vida.

De acordo com a pesquisa realizada pela Brigham Young University e University of North Carolina, as pessoas que possuem amizades sólidas têm 50% mais chances de ter uma vida longa e saudável do que aquelas que não possuem amigos.

Mas, por qual motivo a amizade influencia na saúde e na qualidade de vida? Qual a importância de criar laços com pessoas fora do ciclo familiar? Quais sentimentos podem envolver neste processo? Amigos podem diminuir o estresse, solidão, tristeza e depressão? Por que algumas pessoas têm mais dificuldade de fazer amizade do que outras?

Quem pode responder estas e outras perguntas para o seu público é a psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta Beatriz Breves. Também especialista na Ciência do Sentir, ela já catalogou mais de 500 sentimentos em 35 anos de estudos. A fonte tem oito livros sobre o tema e explica as vantagens de identificar e trabalhar os sentimentos para uma melhor qualidade de vida.

A importância de manter as amizades...2

Para Beatriz Breves, na infância, os amigos ajudam na socialização do indivíduo. Na adolescência, eles são importantes para auxiliar as pessoas a construírem a própria identidade e formar uma imagem de si. Já na vida adulta e na terceira idade, possuir amizades são essenciais para combater a solidão e a depressão, o que pode impactar positivamente na saúde física, emocional e mental.

As amizades também são fundamentais para que os indivíduos externalizem sentimentos e demonstrem, por exemplo, afeto, amor e confiança. Seja no trabalho, na escola ou na vida, fazer conexões é necessário para que o ser humano se sinta validado socialmente e acolhido.

Convenções partidárias e registros de candidatura

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital.

Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.

Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Propaganda eleitoral

Dia 12 de agosto é a data final para que o TSE publique tabela com a representatividade do Congresso Nacional, decorrente de eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais efetivadas até 20 de julho de 2022, para fins de divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuito no rádio, na televisão e também dos debates entre candidatos.

A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet passa a ser permitida a partir do dia 16 de agosto.

O colunista Zé Cirilo, em solenidade de condecoração na Assembleia Legislativa do Estado, cumprimentando um amigo de sempre: este Repórter PH
O colunista Zé Cirilo, em solenidade de condecoração na Assembleia Legislativa do Estado, cumprimentando um amigo de sempre: este Repórter PH

Cirilo e a Feijoada do Zoombido

O colunista Zé Cirilo não esconde uma enorme euforia pela receptividade que a principal atração da Feijoada do Zoombido está recebendo da sociedade maranhense.

Todos estão aplaudindo, antecipadamente, o show de Neguinho da Beija Flor com a Bateria da Favela do Samba no próximo dia 30, para marcar em grande estilo o término das férias de julho.

A festa – uma tarde/noite de muito samba e alegria – vai ser de casa lotada no Rio Poty Hotel. E quem ainda não garantiu sua reserva de mesa deve fazê-lo o quanto antes porque a procura por ingressos só cresce.

Brasileiros e emissão de cheques

O uso do cheque segue forte no Brasil, mesmo com a popularização do Pix – que significou uma revolução na forma de movimentar o dinheiro.

São compensadas hoje, por ano, mais de 200 milhões de folhas de cheques, seja como ferramenta de pagamento de salário, seja para fins de parcelamento. Mais da metade é emitida no Sudeste.

A conclusão é de que esse meio de pagamento, já deixado na gaveta há alguns anos por grande parte da população bancarizada, segue substituindo dinheiro, cartões e transferências eletrônicas, principalmente em regiões mais distantes de grandes centros e com acesso precário à internet.

Brasileiros e emissão de cheques...2

Levantamento do Banco Central mostra que o advento do Pix, no fim de 2020, ajudou a reduzir a circulação de cheques, mas o número de compensações segue firme, especialmente em municípios menores, com forte presença do agronegócio.

Em 2020, foram compensados 287 milhões de cheques, volume que caiu para 219 milhões em 2021.

Neste ano, até maio, já foram 76 milhões de folhas emitidas.

Maranhão e qualificação

O estado do Maranhão, segundo a analista Paloma Custódio,  precisa qualificar 81 mil trabalhadores em ocupações industriais nos próximos três anos.

É o que aponta o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, compilado pelo Observatório Nacional da Indústria.

Do total, mais de 59 mil profissionais já possuem uma formação ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas precisam se aperfeiçoar.

As áreas que mais vão demandar profissionais capacitados são: construção, metalmecânica, logística e transporte, transversais, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, eletroeletrônica, automotiva, telecomunicações e tecnologia da informação.

Para escrever na pedra:

“Toda saudade é uma espécie de velhice”. De João Guimarães Rosa.

TRIVIAL VARIADO

A palavra de ordem dessa nova era globalizada é conexão. O planeta está cada vez mais interligado, o que acaba exigindo que as empresas estejam atentas às novidades digitais e suas ferramentas.

Segundo a coordenadora regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), Michele Frota “para se sobressair no mercado e obter vantagens competitivas, é fundamental estar presente no universo digital, saber as técnicas e a importância de colocá-las em prática no seu negócio.”

Para auxiliar as empresas a criarem um ambiente de trabalho bem estruturado, com a superação da burocracia e tornar as atividades mais dinâmicas e eficientes, ampliando a produtividade e a colaboração entre as equipes, o IEL-MA oferece o curso de Produtividade com o uso das tecnologias digitais, com carga horária de 12h.

A Fiema firmou termo de cooperação técnica com a empresa Thecno Eco Ambiental, que prestará serviços de forma gratuita para recolhimento e operação de transporte de resíduos sólidos eletrônicos e recicláveis que são gerados na sede da Federação.

Tem mais: a parceria entre a Thecno Eco Ambiental e a Fiema oficializa a cooperação mútua para desenvolvimento da logística reversa, fundamental para a conscientização e operacionalização referente à logística dos resíduos eletrônicos.

Em tempo: o ato formaliza a responsabilidade de destinação correta de todos os seus resíduos coletados, emitindo certificados que rastreiam desde o gerador de resíduos até o destinador final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.