(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

A tradição das bodas

Mais: Eleições Gerais de 2022

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36

 

No dia 12 de julho de 1952 Marly de Pádua Macieira e José Sarney se casaram na Catedral Metropolitana de São Luís, a bicentenária Igreja da Sé
No dia 12 de julho de 1952 Marly de Pádua Macieira e José Sarney se casaram na Catedral Metropolitana de São Luís, a bicentenária Igreja da Sé

O que são “bodas”? O termo “boda” vem do Latim “vota”, que significava algo como “promessa”, e hoje se refere aos votos matrimoniais. Mais utilizada no plural, a expressão “bodas” diz respeito ao aniversário de casamento, seja ele civil ou religioso, e é acompanhada por um item que varia ano após ano, como papel, ferro, prata, ouro etc.

Acredita-se que a tradição de comemorar as bodas teve origem na Idade Média em pequenos povoados da Alemanha, que homenageavam os casais que comemoraram 25 anos de união com uma coroa de prata e aqueles que comemoraram 50 anos com uma de ouro. Com o passar do tempo, diversas culturas foram adaptando a tradição e passaram a celebrar cada aniversário de casamento com um nome diferente. O intuito era que, quanto mais tempo de matrimônio, mais precioso e resistente seria o material – o que nem sempre se manteve na lista que chegou até os dias atuais.

Porém, se considerarmos a fragilidade do papel (1 ano de casados) e a resistência do jequitibá (100 anos), veremos que, de alguma forma, a ideia original persistiu.

Além disso, as Bodas de Prata e de Ouro, que iniciaram a tradição, continuam sendo as mais comemoradas.

Bodas de Vinho de José Sarney e Marly

Hoje, o ex-presidente José Sarney e dona Marly celebram, na intimidade da família, os 70 anos do seu casamento, marcado por uma grande aura de felicidade e amor.

Foi no dia 12 de julho de 1952. Marly Macieira, que completou 91 anos em dezembro do ano passado, e José Sarney, que comorou 92 anos em abril deste ano, se uniram pelas leis de Deus e dos Homens.

São Bodas de Vinho, quando se renovam os votos de sete décadas de vida a dois. Sarney costuma lembrar: “Marly era a moça mais bonita do Maranhão, de família abastada, e eu, aquele pobretão, jornalista e poeta. Eu estava totalmente apaixonado. Fazia versos e por ela tinha o carinho que foi da vida inteira. Filha única, acostumei-me logo a suas vontades”, conta.

Bodas de Vinho de José Sarney e Marly...2

Sarney foi o primeiro presidente do Brasil após a redemocratização, tomando posse após a morte de Tancredo Neves em março de 1985. Ficou cinco anos na Presidência. Em 1991 foi eleito senador, e deixou o Senado em 2015. Apesar de não ter mandato há sete anos e fazer raras aparições públicas, mantém grande articulação política em Brasília. 

Dona Marly Pádua Macieira Sarney é a esposa do 31.º Presidente do Brasil. Ela foi a primeira-dama do país durante o mandato de seu marido, entre 1985 e 1990. Anteriormente ela foi a primeira-dama do Maranhão de 31 de janeiro de 1966 até 14 de maio de 1970.

Dona Marly conheceu seu futuro marido, José Sarney, em 1946, e eles se casaram seis anos depois. O casal teve três filhos: a ex-governadora Roseana Sarney, o conselheiro mundial da FIFA Fernando Sarney e o ex-ministro do Meio Ambiente e ex-deputado federal Sarney Filho.

Ricardo Carreira e o juiz Saulo de Carvalho
Ricardo Carreira e o juiz Saulo de Carvalho

Começa nesta quinta-feira o curso de extensão em Direito e Processo do Trabalho, a ser ministrado pelo juiz de Direito Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís e auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho, na Faculdade de Negócios Faene. Na foto, o juiz com o professor Ricardo Carreira, diretor da instituição

--------------------------------------------------- 

Eleições Gerais de 2022

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentaram a mais de 240 representantes de veículos de comunicação o projeto de divulgação dos resultados das Eleições Gerais de 2022, e os meios e formatos eletrônicos que serão utilizados no pleito.

Durante a apresentação, foram esclarecidas dúvidas sobre o recebimento e a transmissão dos dados.

A participação de entidades interessadas na divulgação dos resultados está prevista no artigo 233 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.669/2021, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições.

Propaganda interna

Postulantes a candidatos já podem realizar propaganda interna para serem escolhidos na convenção partidária para disputa de cargo eletivo. Porém, a propaganda intrapartidária só pode ocorrer no período de 15 dias que antecedem a convenção da agremiação política.

Pelo calendário das Eleições de 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, no formato presencial, virtual ou híbrido.

Segundo a Lei das Eleições, é permitido ao postulante à candidatura realizar propaganda intrapartidária com o objetivo de promover seu nome para a escolha no encontro da legenda.

É proibido, porém, realizar propaganda intrapartidária com o uso de rádio, televisão e outdoor.

A legislação prevê que a propaganda interna deverá ser removida imediatamente após a convenção da sigla.

 DE RELANCE

Morre o cearense-maranhense Vicente Fialho

Mais um amigo que a implacável Covid-19 leva: morreu na noite de ontem, em Fortaleza, o ex-prefeito Vicente Fialho (84), mais uma vítima de complicações provocadas pelo novo coronavírus.

Nascido em Tauá (CE), Vicente Fialho exerceu diversas atividades em várias instituições federais, estaduais e municipais. Foi prefeito de São Luís indicado pelo então governador José Sarney; prefeito de Fortaleza de 1971 a 1975, indicado pelo então governador César Cals Filho; ministro de Minas e Energia entre 1989 e 1990, no Governo José Sarney; e deputado federal pelo Ceará, de 1991 a 1995.

Ele foi formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará em 1961, com pós-graduação em Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1966. Como prefeito de São Luís, esse ilustre cearense marcou sua gestão por grandes obras nesta Capital.

Em Fortaleza, às 15 horas desta terça-feira, haverá missa de corpo presente e, em seguida, o sepultamento no Parque da Paz.

Vicente Fialho deixa viúva, dona Miriam Fialho, e cinco filhos, entre os quais Fernando Fialho, ex-presidente da EMAP e construtor.

O ex-prefeito de São Luís Vicente Fialho ao lado de sua esposa, agora viúva, Miriam Fialho
O ex-prefeito de São Luís Vicente Fialho ao lado de sua esposa, agora viúva, Miriam Fialho

Alerta sobre câncer

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, mais de 36 mil novos casos de câncer nessas regiões do corpo devem ser contabilizados este ano, sendo mais de 19 mil em homens e mais de 17 mil em mulheres.

O problema é sério e os médicos dão o alerta neste mês de julho, período de conscientização em torno da doença.

Em São Luís, o alerta é dado pelo médico Stênio Roberto Santos, gestor do Instituto de Câncer de Cabeça e Pescoço.

Ele diz que, ao contrário do que ocorre em outros órgãos, quando o câncer acomete a região da cabeça e pescoço, a doença pode ser visível ou palpável. Apesar disso, os sinais não são percebidos na maioria dos casos.

Alerta sobre câncer...2

No Brasil, oito entre dez casos de câncer que acometem, por exemplo, a cavidade, são descobertos já em fase avançada.

De acordo com o especialista maranhense, como consequência, o diagnóstico tardio resulta em menor chance de controle da doença, pior qualidade de vida para o paciente, maiores taxas de morbidade e mortalidade.

E ainda: maior risco de mutilação em razão da necessidade de cirurgias mais extensas, maior complexidade de outras modalidades de tratamento e maior demanda por reconstrução facial, assim como mais desafios na reabilitação.

Corregedoria Solidária

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16) lançou enquete nas redes sociais para que as pessoas possam apontar uma instituição filantrópica em São Luís para receber doações de alimentos e recursos.

A ação faz parte do programa Corregedoria Solidária e conta com o apoio do Setor de Comunicação Social para a divulgação da enquete nas redes sociais.

A mobilização nos canais de comunicação do TRT-16 nos stories do Instagram e no Facebook, realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, foi positiva. A Casa Acolher, que presta atendimento às pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS, em São Luís, ficou em primeiro lugar na preferência do público com 34,62% das indicações.

Mulheres magistradas

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) aplicará, por meio do Centro de Pesquisa Judiciais e da Diretoria da AMB Mulheres, uma pesquisa voltada para mulheres magistradas.

O questionário já está disponível e, com base nas respostas de juízas de 1º e 2º graus e ministras de Tribunais Superiores, será publicado o “Perfil das Magistradas Brasileiras e Perspectivas rumo à equidade de gênero nos Tribunais”.

As respostas coletadas vão permitir descobrir quem são as magistradas brasileiras e quais são as principais dificuldades enfrentadas nos tribunais, além de subsidiar a formulação de políticas públicas para incrementar a presença feminina nos órgãos de justiça e a atuação institucional das mulheres nos espaços de poder.

 Para escrever na pedra:

“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele”. De Buda.

 TRIVIAL VARIADO

Preocupa os amigos de todo o Brasil a saúde do colunista Gilberto Amaral, de Brasília. Há quatro dias ele está hospitalizado em estado de coma na Capital Federal. Os amigos fazem corrente positiva pelo restabelecimento do grande jornalista.

As comemorações das Bodas de Vinho de Dona Marly e do ex-presidente José Sarney serão limitadas a um almoço só com os filhos e netos. Com medo do vírus da Covid-19 que voltou a grassar entre nós, eles estão evitando aglomerações.

A última sexta-feira, dia 8, foi de festa para Nelson Almada Lima. Sua esposa Valéria comemorou, com um happy hour na residência do casal, no Calhau, sua nova idade e sua Defesa Pública do Memorial para Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.