(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: São João do Sesi foi sucesso

Mais: Bandeira de Aço – o Musical

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

Uma bela índia bailarina de bumba meu boi é o destaque de capa do PH Revista neste fim de semana

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-------------------------------------------------------------

A Unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) do Araçagi na grande São Luís se transformou na última sexta (24/06), em um grande arraial para celebrar o dia de São João. 

Com grandes atrações, como o Cacuriá de Dona Teté, Boi de Morros, Boi da Maioba, Boizinho Barrica, Boi de Maracanã, Boi de Santa Fé e Boi de São Miguel, além do forró do Tonny e o grupo de dança folclórico “Vem BB”, a festa junina do SESI, entidade do Sistema Fiema, agradou quem optou por apreciar a programação do tradicional arraial da entidade. 

Quem também aproveitou as festas juninas foram as crianças que brincaram no espaço kids que foi a sensação entre os pequenos de todas as idades com o touro mecânico, os brinquedos infláveis, parque infanto baby, oficinas de tiara e chapéu de fita totalmente gratuitos. 

São João do Sesi foi sucesso...2

O presidente da Fiema e Diretor Regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, ressaltou a alegria de comemorar o São João. “Fico feliz em poder participar de mais um São João do SESI. É uma festa típica e tradicional do nosso Estado que retrata a cultura maranhense e fortalece os vínculos não só com os industriários, mas com a comunidade. É um momento de celebração e de encontro com os parceiros de outras entidades e autoridades”.

Além das grandes atrações, os convidados ainda puderam saborear o melhor da comida típica junina, com os famosos e saborosos arroz de cuxá, torta de camarão, além de hambúrguer, salgados, pastéis, crepes, sorvetes, e bebidas como chopp artesanal da Dona e a cachaça maranhense Baronesa.  

Uma outra novidade desde ano é o Espaço Indústria, voltado para prestigiar as empresas clientes do SESI, entre elas as construtoras Canopus, Lua Nova, Escudo e GDR, Buona Massa Panificadora e Eneva.

Viviane Murad
Viviane Murad

Viviane Murad é a aniversariante deste sábado e vai reunir os amigos para uma balada, comemorativa dos seus 55 anos, a partir das 21h, na casa The Music Hall, na Lagoa

Inimigos da cultura

Em seu artigo mais recente publicado na imprensa, o presidente José Sarney falou de sua relação com a cultura.

Segundo ele, a cultura é o grande centro definidor de um país, de um povo: “É sua identidade, com retrato, impressão digital e até DNA. Por isso nada é mais importante que defender. Mas ela tem tantos inimigos!”.

Sarney chamou a atenção para um traço da visão míope dos economistas sobre a cultura, que é desprezá-la como se fosse insignificante, secundária, ineficaz, desnecessária.

Pesquisa e tendência

Todas as pesquisas de opinião divulgadas até agora, sobre as eleições no Maranhão, revelam pelo menos dois pontos interessantes.

O primeiro: entra mês, sai mês e o pré-candidato Weverton Rocha continua patinando entre 20 e 25 por cento. Esse parece, de fato, ser o teto do senador.

O segundo: o pré-candidato Lahésio Bonfim, com uma conversa mansa, vem crescendo a cada sondagem e já ameaça ultrapassar Weverton.

O livro de Eliézer

Um dos maiores colecionadores de artes plásticas do Maranhão, Eliézer Moreira Filho está prestes a lançar um livro contendo todo o seu acervo.

São centenas de obras de artistas de renome, a maioria deles maranhenses.

Com mais de 400 páginas, o livro deve ser lançado no segundo semestre e tem o selo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Homenagem a Salgado

De acordo com notícia divulgada na coluna de Ancelmo Góis, em “O Globo”, o poeta Salgado Maranhão receberá duas homenagens em terras maranhenses nos próximos dias.

O município de Eugênio Barros vai inaugurar um centro cultural que leva o nome do poeta.

E em Caxias, terra natal de Salgado, haverá uma grande exposição iconográfica em alusão a vida e obra do autor de “Pedra de encantaria” (título do seu mais recente livro de poesias).

A curadoria da exposição é assinada pelo produtor cultural e poeta Carlos Dimuro.

Ação de graças

Correligionários, amigos e familiares do governador Carlos Brandão prepararam uma grande festa de recepção a ele neste final de semana no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.

Brandão estava há mais de 50 dias fora do estado em tratamento de saúde e só agora retornou a São Luís.

Além da recepção festiva, a família está planejando também uma missa em ação de graças pela recuperação da saúde do governador.

PH e Cíntia Klamt
PH e Cíntia Klamt

No restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, o Repórter PH colocando as conversas em dia com a designer Cintia Klamt Motta, que neste fim de semana vai a São Paulo acompanhar os exames de revisão da cirurgia a que o marido Fernando Motta se submeteu em maio

 DE RELANCE

Colégio Herschell Carvalho

Passou quase despercebido o centenário de nascimento do Juiz Herschell Carvalho, ocorrido em 5 de maio passado.

Fui seu aluno de português e literatura e com ele aprendi a escrever e a conhecer melhor o nosso idioma. Durante os meus primeiros anos do ginásio fui seu hóspede em Pedreiras, onde era tratado como filho, nascendo entre nós uma amizade que durou uma vida inteira.

Ele morreu aos 67 anos, muito novo ainda. Mas a maior parte de sua vida foi dedicada à defesa da educação de qualidade, da luta pelo ensino público de referência, pela valorização do professor e, consequentemente, por melhores escolas, para que virassem referência.

Colégio Herschell Carvalho...2

No dia 13 de maio deste ano a Prefeitura de Pedreiras, sob o comando eficiente da prefeita Vanessa Maia, reinaugurou o Colégio Herschell Carvalho, que tem longos 29 anos de existência.

O Colégio tem 33 professores e atende a 400 alunos, pela manhã e à tarde, do primeiro ao nono ano. À noite, recebe os estudantes do Ensino de Jovens e Adolescentes (EJA), que é um projeto do regaste da dignidade e da cidadania para jovens e adultos. Por motivos diversos, eles tiveram que abandonar a escola. E agora têm a chance de recomeçar.

Todos na cidade, estão de parabéns. O Colégio, os professores, os alunos e os funcionários de todos os setores.

No plano que estiver, Herschell Carvalho também deve estar festejando, afinal era dentro de uma escola que estava o seu templo sagrado.

PH, Jayme e Manu
PH, Jayme e Manu

Manu Schiavotelo não perdeu a chance de fazer uma selfie com o diretor da Globo Jayme Monjardim e o Repórter PH, durante encontro na TV Mirante

Grandes eventos

A agenda de entretenimento em São Luís para o segundo semestre deste ano está vasta e diversificada, incluindo programações voltadas para o campo da gastronomia.

Alguns desses eventos estão sendo organizados pela empresa AMZ Entretenimento, dos empresários Márcio Barbosa (Class) e Alípio Moraes.

Márcio e Alípio, aliás, são os responsáveis pelo sucesso de empreitadas como Wine Celebration, que movimentou as dependências do Hotel Blue Tree, em 2019, e o BBQ Country Show, realizado em 2021, no mesmo empreendimento.

Grandes eventos...2

O primeiro apresentou uma proposta sofisticada unindo vinho e gastronomia à boa música, sagrando-se como o maior do segmento nas regiões Norte e Nordeste.

O segundo consagrou-se como a versão maranhense do maior festival temático de churrasco do Brasil, com diversas estações em locais estratégicos do ambiente, bem como pontos de distribuição de bebidas.

Antes, no mês de julho, a Class Eventos, de Márcio, assinará o buffet das festas de formatura de turmas de formandos da Universidade Ceuma e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A empresa é líder no segmento de grandes festas de formatura.

Patrícia Soledad
Patrícia Soledad

A arquiteta Patrícia Soledad está decidida a investir no comércio de gastronomia. E antes de botar sua empresa para funcionar, foi fazer um estágio no restaurante-escola Senac para atualizar os seus conhecimentos na área

Bandeira de Aço – o Musical

Foi dada a largada para a tão aguardada estreia nos palcos maranhenses de “Bandeira de Aço – O Musical”, uma produção assinada pela Encanto Coletivo Cultural e G4 Entretenimentos. Os ensaios do espetáculo já foram iniciados e estão a todo vapor: mais de 20 pessoas compõem o elenco, entre atores e dançarinos.

Com previsão de estreia da 1ª temporada para setembro deste ano, “Bandeira de Aço – O Musical” conta com um grande elenco para narrar a história de um dos discos mais importantes da história da música brasileira.

Entre os atores/atrizes, estão Dênia Correia, Juliana Cutrim, Layla Calixto, Jhessica Monteiro, Thalisson Moreira, Ruan do Vale, Rafael Noleto, Zanto Holanda, Al Danuzio e David Lopes. Já na dança, integram o time: Apolo Oliveira, Nando Pinheiro, Igor Kayroz, Weber Bezema, Renato Guterres, Manuel Mendes, Andressa Brandão, Thais Lima, Nuilane Lago, Rebeca Carneiro, Ana Flavia Pimentel, Girlene Sá e Thay Corrêa.

Os ensaios estão sendo realizados em dois espaços de São Luís: no Ateliê Academia de Artes, da diretora artística e vereadora Silvana Noely; e no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA), local em que a 1ª temporada do espetáculo fará sua estreia ainda este ano.

Para escrever na pedra:

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. Do poeta português Fernando Pessoa.

TRIVIAL VARIADO

Os maranhenses e a indústria da região de Caxias irão receber, em breve, uma unidade ampliada e reformada do SESI – Serviço Social da Indústria do Maranhão. Nesta quinta-feira, 30, o superintendente regional da entidade, Diogo Lima, esteve no local para vistoriar a obra e solicitar os últimos ajustes antes da entrega, programada para o segundo semestre.

A expressão “sem mel nem cabaça” poderá ser aplicada ao ex-juiz Sérgio Moro, que quinta-feira recebeu o título de "cidadão emérito de Curitiba". A homenagem foi aprovada há seis anos, quando estava no auge da popularidade conquistada na Lava-Jato.

A propósito: desde que despiu a toga e se aventurou na política, como ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Moro bate cabeça e agora corre o risco de não poder concorrer nem mesmo a senador ou deputado pelo Paraná. Bem feito!

A pesquisa Datafolha que mostra Fernando Haddad (PT) com 28% e Márcio França (PSB) em segundo, com 16%, embaralha ainda mais as cartas na eleição para o governo de São Paulo. O PT pressiona para que França concorra ao Senado.

Para o setor e os usuários que já apostaram na tecnologia, a opinião é de que as motos elétricas vieram para ficar. As motocicletas em geral são mais econômicas do que os carros. E as elétricas tendem a ser ainda mais econômicas do que uma moto comum.

No assunto: com a produção se estendendo para as fabricantes dos modelos ditos tradicionais, a expectativa é de um crescimento significativo no segmento elétrico. Nossa frota é de 30 milhões de motos a combustão e menos de 50 mil motos são elétricas. No futuro, será um número que será invertido. Ainda está bem embrionário e pode crescer muito nos próximos anos.

Definitivamente, a moto elétrica é algo que veio para ficar. Há uma tomada de decisão em nível mundial de que não há outro caminho que não seguir esse. A partir desse momento, é tudo questão de em quanto tempo o Brasil se adequa a esse novo cenário.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.