(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Roseana com o boi Novilho dos Lençóis

Mais: Prazos para as eleições deste ano

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Roseana Sarney com o batalhão do boi de orquestra Novilho dos Lençóis
Roseana Sarney com o batalhão do boi de orquestra Novilho dos Lençóis

 A ex-governadora Roseana Sarney foi a entrevistada de Clóvis Cabalau, nesta segunda-feira, no quadro “Bastidores” do programa Bom Dia Mirante.

E como um grupo de bumba meu boi estava se apresentando no estacionamento da TV Mirante, o boi de orquestra Novilho dos Lençóis, ela não perdeu a oportunidade de saudá-lo, como amante que é da cultura popular do Maranhão.

Os brincantes gostaram e fizeram questão de registrar o momento.

Roseana com o grupo
Roseana com o grupo

Outra foto de Roseana Sarney com o bumba meu boi Novilho dos Lençóis

Prazos para as eleições deste ano

As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

Alguns prazos já começaram a valer desde o dia 1º de janeiro, como a obrigatoriedade de registro de pesquisas eleitorais, a limitação de despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais e a proibição da distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios a cidadãos por parte da Administração Pública. Há exceção em casos de estado de calamidade ou emergência pública e programas sociais que já estavam em andamento.

Em 11 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral publicará, na internet, o número oficial de eleitores aptos a votar. Esse número servirá de base para fins de cálculo do limite de gastos dos partidos e candidatos nas respectivas campanhas.

Prazos para as eleições deste ano...2

Em 12 de setembro termina o prazo para que os sistemas eleitorais e programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras sejam lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.

Entre 5 de julho e 3 de agosto, juízes eleitorais nomearão eleitores que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativas. Também serão escolhidas as pessoas que darão apoio logístico nos locais de votação.

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Prazos para as eleições deste ano...3

Dia 12 de agosto é a data final para que o TSE publique tabela com a representatividade do Congresso Nacional, decorrente de eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais efetivadas até 20 de julho de 2022, para fins de divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuito no rádio, na televisão e também dos debates entre candidatas e candidatos.

A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet passa a ser permitida a partir do dia 16 de agosto.

Prazos para as eleições deste ano...4

O primeiro turno do pleito acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. O eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Em 2022, a hora de início da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.

Eleitos, serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano.

Gracinha
Gracinha

Gracinha Bittencourt partiu na noite de ontem deixando um rastro de luz e de saudade

Adeus para Gracinha Bittencourt

É verdade que nunca estamos preparados para nos despedir para sempre, mesmo sabendo que isso faz parte da vida. Nossos corações ficam pesados quando perdemos uma pessoa amiga.

A morte é uma certeza, mas continua nos surpreendendo quando chega sem aviso e leva uma pessoa tão querida como Maria das Graças Figueiredo Bittencourt, ou simplesmente Gracinha Bittencourt, como ela era mais conhecida e admirada por todos os seus numerosos amigos.

Grande artesã de produtos de festa, que fazia com muito amor e dedicação, Gracinha tinha um brilho especial nos olhos, um calor contagiante no sorriso e sua alma era toda bondade.

A sua morte, ocorrida na noite de domingo, é, sem dúvida, uma grande perda para todos nós. Gracinha sempre deixará saudades, não importa quanto tempo passar.

O velório ocorrerá hoje numa das salas da Pax União, na Rua Grande.

DE RELANCE

Confiança do comércio é a maior

O crescimento do volume de vendas tem gerado perspectivas positivas no varejo, segundo os resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de junho. Neste mês, o indicador apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) cresceu 5,1% e, no ano, 24,4%, alcançando 122,4 pontos, a maior pontuação desde março de 2020 (128,4).

A análise da Confederação destaca que os números da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram crescimento sustentado do volume de vendas nos primeiros quatro meses do ano, o que é refletido no indicador de Condições Atuais do Setor do Comércio, que também chegou ao maior nível desde março de 2020, 107,1 pontos.

Confiança do comércio é a maior...2

O item Expectativas do Empresário do Comércio também obteve o terceiro avanço consecutivo, atingindo 152,4 pontos.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, bem como o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, avaliam que o resultado apresenta um panorama das projeções do comércio para o curto prazo.

Essa evolução positiva das vendas, a despeito da inflação persistente e dos juros elevados, melhorou a percepção dos comerciantes, fazendo com que projetem um cenário favorável para o setor no segundo semestre.

Edna e Mauro
Edna e Mauro

Dona Edna Fonseca com o filho Mauro Fonseca no restaurante Frango de Ouro

Uma grande dama no Frango de Ouro

Presença bissexta nos lugares badalados da cidade, Dona Edna Fonseca foi vista ontem no almoço do restaurante Frango de Ouro, acompanhando o filho cardiologista Mauro Fonseca, cuja esposa (sempre linda) Larissa passa a maior parte do tempo, atualmente, em São Paulo, acompanhando os filhos que estão cursando faculdade.

O Frango de Ouro continua sendo um dos melhores endereços gastronômicos da cidade, na Ponta d´Areia/Lagoa, onde Silvana, filha de Alderico Machado Filho mantém as mesmas receitas que ele trouxe de Caxias há quase meio século.

Cerveja
Cerveja

Esta é a cerveja portuguesa Putin que o pariu

Putin que o pariu

Em Portugal foi lançada esta semana uma nova cerveja artesanal que quer ser solidária com a Ucrânia.

É a Putin que o pariu que alguns que já beberam dizem que é boa.

A produção é para já de apenas mil garrafas, garantindo-se “100% dos lucros” para uma, ainda por definir, “instituição de apoio às vítimas” da guerra.

Mais do que apoio financeiro, a cerveja Letra e as agências envolvidas admitem ser uma “arma” de marketing que também tem o propósito de “não deixar adormecer o assunto”.

Dessalinização de água

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, nesta segunda-feira (27), edital de chamamento público para empresas interessadas em apresentar estudos para a concessão de 5 mil hectares do Projeto de Irrigação Tabuleiros de São Bernardo, entre as cidades de Magalhães de Almeida e Araioses, no Maranhão.

Além disso, também foram entregues 27 sistemas de dessalinização de água para comunidades quilombolas do estado.

O Projeto de Irrigação Tabuleiros de São Bernardo tem potencial para irrigar 25 mil hectares no total, com suprimento hídrico através de um canal de 210 metros ligado ao Rio Parnaíba. O empreendimento tem acesso rodoviário a partir de Teresina pela BR 343 e, a partir de São Luís, pelas BR 135 e 222.

Para escrever na pedra:

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. De Madre Teresa de Calcutá.

TRIVIAL VARIADO

O médico Herschell Carvalho Filho está soltando foguetes em Caxias, onde reside. Não por causa dos festejos juninos, que ele gosta muito, mas por uma razão sentimental: sua filha Maria Eduarda acaba de ser aprovada no vestibular de Medicina e vai seguir a carreira do pai

O Blue Tree São Luís está com o Pacote Férias que, além da hospedagem no hotel, oferece um dia de diversão no Valparaíso, o maior parque aquático do Maranhão e, segundo o TripAdvisor, um dos melhores da América Latina.

Falta pouco mais de dois meses para o 7 de Setembro que marca os 200 anos da Independência do Brasil. A efeméride merecia uma programação de celebrações à altura da importância do fato histórico. A data, no entanto, vem recebendo pouquíssima atenção.

No assunto: as comemorações e atividades relacionadas, em tese, estão centralizadas na Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo. É o órgão que oficialmente coordena a Comissão Interministerial Brasil 200 anos, mas a agenda se resume a lançamento de publicações, algumas exposições em museus com quase nenhuma divulgação e eventos organizados no Exterior pelo Itamaraty.

A programação mais relevante conhecida para a data é a reinauguração do Museu do Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo e vinculado à USP. Fechado desde 2013, vai reabrir no 7 de Setembro, após um investimento de R$ 211 milhões, custeado especialmente por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - popularmente conhecida como Lei Rouanet.

Mas, além da reabertura do Museu do Ipiranga, é difícil encontrar algo mais concreto sobre as celebrações alusivas ao bicentenário da Independência e que mobilize de alguma forma a população de maneira especial. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.