(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Medalhas para personalidades do Poder Judiciário

Mais: Resultados do Icec de junho

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Medalha para ministro
Medalha para ministro

O governador em exercício, desembargador Paulo Velten, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, e  o presidente em exercício do TJMA, desembargador Marcelino Ewerton

Em solenidade especial, realizada na manhã de ontem, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concedeu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, e ao desembargador federal, Luís Gustavo Soares Amorim de Sousa, a medalha Especial do Mérito Cândido Mendes e ao secretário Nacional da Justiça, José Vicente Santini, a medalha do mérito Judiciário “Des. Antônio Rodrigues Vellozo”.

O evento, realizado no salão nobre do Palácio Clóvis Bevilácqua e transmitido ao vivo pelo canal do TJMA no Youtube, contou com a participação de autoridades constituídas dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, nos âmbitos federal, estadual e municipal, autoridades militares e acadêmicas, além de familiares e amigos dos homenageados.

Durante o ato simbólico de entrega das medalhas aos homenageados, o presidente em exercício do TJMA, desembargador Marcelino Ewerton, cumprimentou a todos.  Em seguida, convidou o governador em exercício, desembargador Paulo Velten, o desembargador Jorge Rachid e o corregedor-geral de Justiça, Froz Sobrinho, para ajudá-lo a entregá-las, respectivamente, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ao desembargador federal Gustavo Amorim e ao secretário Nacional de Justiça, José Vicente Santini. Por fim, pontuou o valor e a magnitude das comendas entregues. 

O governador em exercício, desembargador Paulo Velten, falou do significado da cerimônia, por reunir representantes do Poder Executivo e do Poder Judiciário, levando em consideração o momento atual de fortalecimento e aprimoramento das instituições. Como exemplo, citou o quanto o Ministério da Justiça já entregou para o Brasil em termos de aprimoramento do Poder Judiciário.

Representando os agraciados, o ministro Anderson Torres iniciou a fala agradecendo pela homenagem e destacou a honra de recebê-la, tendo em vista que o Tribunal faz parte da história do direito brasileiro e o Judiciário Maranhense é a terceira Corte de Justiça mais antiga do país. E, assim como o TJMA, lembrou que o Ministério também celebrará seu bicentenário, ressaltando a importância da aproximação institucional entre os poderes. 

Gustavo Amorim
Gustavo Amorim

A promotora de Justiça Graça Amorim ao lado do filho, desembargador federal Luís Gustavo Amorim; o desembargador Marcelino Everton e o desembargador Jorge Rachid Maluf

Homenagem ao ministro Anderson Torres
Homenagem ao ministro Anderson Torres

O secretário nacional de Justiça, José Vicente Santini com o presidente em exercício do TJMA, desembargador Marcelino Everton e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho

Cantuária e Baleiro lançam ‘Naus’

Iniciada meses antes da pandemia com algumas composições, a parceria dos compositores Vinícius Cantuária e Zeca Baleiro se estendeu durante os meses de isolamento, e é agora celebrada com o álbum “Naus”, que chega nas plataformas digitais no dia 8 de julho (sexta-feira).

Enquanto isso, os fãs já podem salvar o álbum em sua biblioteca, seguindo o link de pre-save: https://links.altafonte.com/naus.

Os artistas também gravaram um mini-doc, que conta um pouco sobre a parceria e mostra bastidores da gravação.

Cantuária e Baleiro lançam ‘Naus’...2

A primeira parte de “Naus.doc”, que será dividido em três episódios, já está disponível no youtube (https://youtu.be/KWlPnmPocZM).  

No disco, de feitura simples, quase artesanal, Vinícius e Zeca se dividem entre vocais, violões, guitarras, synths, baixos e percussões, e contam com algumas participações pontuais. 

Produzido por Walter Costa, o disco é uma parceria com o selo mineiro Sonastério, localizado em Nova Lima, onde os artistas iniciaram as gravações em outubro de 2021.

Cantuária e Baleiro também planejam uma pequena turnê no Brasil e em outros países, após o lançamento do disco.

Todo o tempo do mundo

A pesquisadora Lisa Broderick rompe com o conceito de imutabilidade do tempo no livro “Todo o tempo do mundo”. Graduada pela Stanford University, Califórnia, Estados Unidos, ela se baseia nas leis quânticas da física para propor uma atualização da construção do tempo: segundo a autora, ele não é algo linear e irreversível.

Nesse livro, você encontrará uma descrição definitiva de como o tempo funciona para que possa aprender a controlá-lo sozinho. Esta é a primeira frase da introdução de Todo o tempo do mundo. A obra, prefaciada pelo professor e autor best-seller Don Miguel Ruiz, é publicada no Brasil pela Latitude.

Com base em leis quânticas da física e em teorias psicológicas, a autora divide o livro em duas etapas. Na primeira, propõe uma atualização da construção do tempo a partir de evidências científicas de por que ele não é algo puramente linear e imutável. A segunda metade é direcionada ao controle da experiência do tempo.

Broderick ainda sugere práticas diárias para mudá-lo. Entre as sugestões está a reflexão matinal sobre “o que preciso fazer hoje?”; para ao longo do dia, a autora sugere a prática da percepção concentrada para permanecer no presente.

DE RELANCE

Consumir, vender e investir 

Você certamente já ouviu falar ou até faz uso de aplicativos que efetuam vendas de produtos e serviços on-line que proporcionam trocas por cashback, que é aquele benefício onde uma parte do dinheiro gasto volta para você utilizar como quiser.

Isso é maravilhoso! Mas o que é bom sempre pode melhorar. É o que entrega o Albert, novo app, que além de gerar cashback em todas as compras, ainda conecta clientes, empresas e empreendedores, revolucionando o jeito de consumir, vender e investir.

‍No Albert é possível ser um associado, parceiro, afiliado ou consultor ou licenciado. O Associado é o usuário do aplicativo, o cliente final que consome utilizando o Albert para conseguir vantagens através do cashback. Além de obter inúmeras vantagens através do cashback, pode indicar amigos e conhecidos para baixarem o app, e com isso, ganharem um percentual do cashback ofertado para essas indicações para o resto da vida.

Melina Sereno
Melina Sereno

Depois de se formar em Fisioterapia, Melina Costa Sereno, a doce menina Mel,  vai novamente colar grau, quando dezembro vier, em Medicina, pela UFMA de Imperatriz

Resultados do Icec de junho

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga nesta terça-feira os resultados de junho do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec).

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é um indicador antecedente, apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário.

A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do País, e os subíndices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a duzentos pontos.

O Icec avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos empresários do comércio.

Oportunidades de negócios

Os pequenos negócios podem participar das contratações públicas como um novo canal de negócios. Este foi o tema que direcionou a reunião do Conselho de Micro e Pequenas Empresas da Fiema, ocorrida na Casa da Indústria Albano Franco na última quinta-feira. 

A reunião presidida pelo vice-presidente executivo da Fiema, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, e presidente do Compem, Celso Gonçalo, contou com a participação do presidente do Concelho Temático de Assuntos Legislativos da Fiema e presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (Cimar), Cláudio Azevedo, além de empresários maranhenses, entre outros. 

Na ocasião, o consultor especialista em licitações e contratos com o Poder Público, Wherbeth Sousa, abordou a nova lei geral de Licitações 2021, os sistemas que atualmente são utilizados para a realização de compras online, os requisitos necessários para cadastro nesses sistemas, as vantagens para MEI, ME e EPP e as hipóteses de contratação exclusiva de empresas local. 

Juízes são empossados

O Tribunal de Justiça do Maranhão deu posse ontem aos juízes Jamil Aguiar da Silva e Carlos Jean Saraiva Saldanha.

Jamil Aguiar da Silva, titular do 1º cargo da 6ª Vara da Fazenda Pública, tomou posse no cargo de Juiz de Direito titular da 6ª Vara Cível, ambas do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca da Ilha de São Luís, de entrância final, que foi removido pelo critério de antiguidade.

Carlos Jean Saraiva Saldanha, titular da comarca de Alto Parnaíba, tomou posse no cargo de Juiz de Direito da Comarca de São João dos Patos, de entrância inicial, para a qual foi removido, a pedido, pelo critério de merecimento.

As remoções foram aprovadas na Sessão Plenária Administrativa Ordinária do dia 1º de junho.

Endividamento em São Luís

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de maio mostra que, pelo 14º mês consecutivo, o nível de famílias endividadas caiu em São Luís.

Com o percentual de 73,7% das famílias nessa condição, o resultado é o menor patamar desde maio de 2020, quando o índice era de 73,3%.

Os dados apurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) revelam ainda que, desde o início da série histórica do levantamento, nunca o grau de endividados na capital maranhense caiu por tanto tempo consecutivo.

Outro dado importante apresentado pela pesquisa é que desde janeiro de 2022, o nível de endividamento em São Luís é menor que a média das capitais.

São João melhor de cartão na mão  

A temporada é de muita festa e alegria em São Luís, com o São João do Maranhão que esse ano vai até o fim do mês de julho, com muitas atrações espalhadas por diversos arraiais na capital maranhense.

Nossa festa popular mais tradicional agita o comércio local, com a venda de roupas, calçados, comidas típicas e bebidas, além de serviços em salões de beleza, só para citar alguns, da ampla cadeia produtiva aquecida pelos festejos.

E a dica para quem quiser curtir intensamente esse período, sem se apertar ou comprometer o orçamento doméstico, é observar a melhor data e pagar o máximo de despesas com o cartão de crédito.

Em São Luís, os servidores públicos estaduais podem contar com o Cartão de Benefício Consignado – Credcesta, que oferece a vantagem de juros menores que a de outros cartões de crédito convencionais e sem custos – sem anuidade, sem taxa de serviço ou de entrega e sem taxa de emissão da primeira via do cartão.

 Para escrever na pedra:

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Do filósofo Sócrate.

 TRIVIAL VARIADO

A digital influencer Thaynara OG comanda hoje uma das maiores festas da temporada junina em São Luís: o São João da Thay, com a presença de nomes badalados das mídias sociais. A partir das 18h, no Pavilhão Multicenter Sebrae.

No assunto: a festa deste ano terá o toque da designer Cintia Klamt Motta, que assina a decoração do Chita Carpet, espaço que reunirá dezenas de convidados especiais do evento, com direito a mordomia completa.

A Base do Edilson será palco no começo da tarde de hoje de um almoço que um grupo de amigos de Teresa Martins promove para comemorar com um tempero bem maranhense a nova idade dela, que aniversariou no dia 24.

Domingo, Ana Lucia e Mauro Fecury abriram os salões de sua residência, na Península da Ponta d´Areia, para homenagear com jantar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, mais o desembargador federal Gustavo Amorim e o secretário Nacional da Justiça, José Vicente Santini.

Roseana Sarney já retomou a sua vida normal, após mais de uma semana lutando contra o vírus da Covid-19. Ela e o marido Jorge Murad receberam orientação médica do famoso infectologista Dr. David Uip. Ontem, os dois testaram negativo.

A festa de aniversário de minha cidade natal, Presidente Dutra, foi suspensa pelo Ministério Público, que considerou muito alto o custo do evento que tinha o cantor Matheus Fernandes como a principal atração artística.

Segundo suplente de vereador, pelo PDT, Ivaldo Rodrigues vai assumir uma cadeira na Câmara Municipal de São Luís, em virtude de licença do vereador Pavão Filho. Vale lembrar que Ivaldo foi o grande responsável pelo sucesso da Feirinha São Luís.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.