(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Jantar para Ricardo Guterres na Península

Mais: Diálogos Plurais na UFMA e na UEMA

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Ricardo Guterres. Karina, Ana Cristina e Roberto Rocha
Ricardo Guterres. Karina, Ana Cristina e Roberto Rocha

FOI COM um jantar dos mais concorridos no restaurante Quintalão, na Península da Ponta d´Areia, a comemoração da nova idade de Ricardo Guterres (ao seu lado, a esposa Karina), na semana passada, Entre os presentes, Ana Cristina e o senador Roberto Rocha

Ética e integridade nas organizações

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em parceria com os demais órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública do Estado, realizou ontem, palestra sobre a ética e a integridade nas organizações.

A palestra foi proferida pelo auditor federal Jackson Luiz Araújo Souza, atualmente secretário de Controle Externo do TCU em Sergipe.

Além do Eleitoral, fazem parte da Rede de Controle o Ministério Público do Estado do Maranhão, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, a Secretaria de Estado da Transparência e Controle, a Controladoria-geral do município de São Luís, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria-geral da União, entre outros.

Ética e integridade nas organizações...2

Ao abrir o evento, a presidente do TRE-MA, desembargadora Angela Salazar, falou da importância do tema que é atraente e por demais significativo para o atual contexto de mudanças que o poder judiciário brasileiro tem passado, principalmente a justiça eleitoral.

Para ela, as gestoras e os gestores públicos ou privados devem estar balizados em princípios e/ou valores na missão de conduzir as organizações para as quais prestam serviços, garantindo assim a lisura das organizações e à consecução de subsídios para as tomadas de decisões.

“Ética e integridade são princípios fundamentais norteadores das atividades de uma organização, tanto nas relações internas quanto externas que, aliados à transparência, à responsabilidade, à confiança e ao respeito constituem valores sustentáveis de uma organização pública ou privada” pontuou.

O ex-deputado Pedro Vasconcelos e a ex-prefeita de Rosário, Irlahir Moraes, prestigiaram a festa de aniversário de Ricardo Guterres
O ex-deputado Pedro Vasconcelos e a ex-prefeita de Rosário, Irlahir Moraes, prestigiaram a festa de aniversário de Ricardo Guterres

Protocolo de intenções

O Protocolo de Intenções que reforça a proposta de desenvolvimento de projetos que beneficiam a comunidade acadêmica da UFMA, a indústria e a população maranhense, em relação direta com o ensino, pesquisa, extensão e transferência de tecnologias, além de celebrar a união entre as partes, foi celebrado segunda-feira  pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez, e o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

O ato ocorreu no Espaço Fiema, na Casa da Indústria Albano Franco e contou com a presença do vice-presidente executivo da entidade e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), Fábio Nahuz, o superintendente da Fiema, César Miranda, do superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), Diogo Lima, do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), Raimundo Arruda, da coordenadora regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), Michele Frota, do 1º Secretário da Fiema, Pedro Robson Holanda da Costa, do presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiema, João Batista Rodrigues, da presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (SINDIPAN), Francina Rosa Andrade, do pró-reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, e da docente do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA, Mikele Sousa de Sant'Anna.

Protocolo de intenções...2

Segundo o acordo celebrado, existe o desejo comum das duas instituições em cooperar em programas que tenham enfoque multidisciplinar e profissional.

Nesse sentido, o objetivo do Protocolo é o de estabelecer um quadro de cooperação entre as entidades para o desenvolvimento de projetos nos campos das ciências das engenharias, ciências exatas, da computação, da saúde, da criatividade, inovação tecnológica e social, além de suas correspondentes aplicações industriais e científicas.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, ressaltou a importância da ação e falou em nome das entidades que compõem o Sistema: “Para nós, assumir esse compromisso de desenvolvimento de várias ações junto à UFMA, representa a nossa participação e envolvimento no crescimento econômico e social do Maranhão.”

Uma bomba no São João

Com os fogos do São João explodiu a bomba: a prisão de Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, e de Arilton Moura e Gilmar Santos, ambos pastores evangélicos.

O forrobodó do Milton Ribeiro é caso único na história do Brasil: nenhum ministro (ou ex) da Educação foi preso. Pior: nas barganhas dos trambiques a ele atribuídos está uma certa quantidade de Bíblias,  livro sagrado dos evangélicos.

Convém ressalvar que aí estamos vendo um exemplo de que o jogo político se configura com gente mal intencionada de todos os lados, como também gente honesta, no centro, na direita e na esquerda, claro, e corruptos idem, idem.

Não é a ideologia que faz a honra e nem as religiões.

Na política, bom dizer, honestidade absoluta é o que todos pregam, mas quando o  político está em campo disputando mandato, como ocorre agora, o bom para ele é quem lhe dá o voto, sem essa de pedir atestado de bons antecedentes.

O próprio Bolsonaro disse ontem que achou bom porque ficou claro ‘que a PF age com independência’.

 DE RELANCE

 Diálogos Plurais na UFMA e na UEMA

Com o objetivo de fortalecer a Política de Diversidade institucionalizada pelo Poder Judiciário do Maranhão, o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão realizará nesta sexta-feira (24), a segunda edição do Projeto "Diálogos Plurais", na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na segunda-feira, dia 27, já em sua terceira edição, o Projeto “Diálogos Plurais” acontecerá na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com a parceria da Coordenação do Curso de Direito.

Em ambos os eventos, será lançado o e-book “Diversidade e Antidiscriminação: estudos, contextos e vivências". 

Diálogos Plurais na UFMA e na UEMA...2

A iniciativa, segundo o coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA, juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, tem como uma de suas propostas a promoção do debate técnico, social e científico das perspectivas dos eixos de atuação do Comitê, dos Direitos Humanos e da política institucional de diversidade e antidiscriminação, a partir das contribuições do Sistema de Justiça, das academias e da sociedade civil organizada.

A primeira edição do projeto aconteceu no dia 11 de junho, na Faculdade Estácio.

Queda da mortalidade infantil

Em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu pela metade: de 26,1 óbitos por mil nascidos vivos, em 2000, para 13,3 óbitos por mil nascidos vivos, em 2019.

A queda é atribuída pelo Ministério da Saúde, responsável por mensurar os dados no país, à melhoria na prestação dos serviços de Atenção Primária à Saúde, como pré-natal e acompanhamento do crescimento da criança no primeiro ano de vida.

Na avaliação das autoridades públicas de saúde, a mortalidade infantil é um indicador de saúde e condições de vida de uma população.

Com o cálculo da sua taxa, estima-se o risco de um nascido vivo morrer antes de chegar a um ano de vida.

Quanto maior o valor, mais precárias são as condições de vida e saúde e menores são os níveis de desenvolvimento social e econômico.

Entre as regiões brasileiras, o Norte é a que apresenta a situação mais preocupante: 16,6 crianças morrem a cada mil nascidos vivos, número superior à média nacional.

Queda da mortalidade infantil...2

Para reverter esse cenário e melhorar ainda mais o cuidado das crianças nos serviços   do SUS, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Cuida Mais Brasil, vai reforçar a presença de médicos pediatras junto às equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária.

A ideia é que esse atendimento fique mais perto das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou seja, ao alcance do cidadão.

“Esperamos que isso diminua a mortalidade infantil. As crianças são um público que fazemos acompanhamento do desenvolvimento delas por meio das nossas equipes. Criança tem uma singularidade no cuidado. Queremos evitar que mães não percam seus filhos por conta de uma morte que seria evitável se tivesse o cuidado adequado”, reforça Renata Maria de Oliveira Costa, diretora do Departamento de Saúde da Família (DESF) do Ministério da Saúde.

ANA Elisabeth e o deputado Fábio Braga
ANA Elisabeth e o deputado Fábio Braga

ANA Elisabeth e o deputado Fábio Braga, que sábado recebem para uma festa junina em sua residência na Península, também pontificaram na festa de aniversário de Ricardo Guterres

Arraial da Leitura

O clima junino contagia o Projeto “Cidadania e Leitura” na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès (Vila Ariri), que receberá o Arraial da Leitura, na tarde desta quinta-feira.

Sempre abordando o calendário cultural do estado, a programação temática será toda voltada para o ciclo festivo deste mês de junho.

“A ideia é trabalhar esse período tão especial e rico da cultura maranhense que vivemos para ampliar o leque de conhecimento das crianças e suas vivências do cotidiano, a partir do livro e da leitura”, ressalta a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do Projeto “Cidadania e Leitura”.

A programação destaca o espetáculo infantil “O desejo de Catirina”, Contação de Histórias do Ciclo Junino, Leitura e manuseio de livros do acervo do próprio espaço e do Carro Biblioteca da SAB.

Ao final, as crianças saboreiam lanche produzido por empreendedores da área.

Comércio no Dia de São Pedro

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) já informou: no dia 29 de junho, Dia de São Pedro e feriado municipal, o comércio lojista da Grande Ilha tem autorização para funcionar, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho.

A lojas de rua podem funcionar das 8h às 18h e os shopping centers das 10h às 22h.

Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal. Além disso, deverá ser paga uma gratificação no valor de R$ 40 aos empregados convocados para o trabalho.

O hábito da leitura

A alta da inflação, que afeta o poder de compra da população, vem desacelerando as vendas de livros no país. De janeiro a maio, a comercialização é até superior ao mesmo período do ano passado, mas se notam resultados não tão bons nos últimos meses.

Mesmo assim, o setor tem uma visão otimista do futuro.

A confiança é alicerçada especialmente em um movimento recente de impulso do hábito da leitura. Começou com a pandemia, quando a necessidade de ficar mais em casa fez os consumidores buscarem novas opções de lazer e para passar o tempo. Os livros foram novos companheiros nos dias mais duros de isolamento social, e seguiram com a demanda aquecida no ano passado.

Em 2021, foram vendidos no país 5,43 milhões de unidades, 5% acima de 2020.

O hábito da leitura...2

As redes sociais foram outro aliado improvável. Em um primeiro momento, se imaginava que seriam competidoras dos livros, por tomar mais tempo das pessoas. Mas também ao longo da pandemia surgiram influenciadores digitais que começaram a indicar obras de literatura, especialmente no TikTok. O resultado foi imediato na procura pelos livros recomendados, mas com potencial de produzir resultados positivos a longo prazo.

Uma dor de cabeça do setor tem sido a valorização do dólar, que influencia no custo com o papel. Por enquanto, as editoras não estão conseguindo repassar o custo para o preço final. No máximo, vêm diminuindo descontos. Os e-books, por sua vez, estão de certa forma estagnados, com uma participação de apenas 5% a 6% do total de vendas.

Nos primeiros cinco meses de 2022, a comercialização de livros subiu 8,1% e, a receita, 12,35%.

Para escrever na pedra:

“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho”. De Theodore Roosevelt.

Na festa de aniversário de Ricardo Guterres, Carla e o ex-senador Clóvis Fecury foram presenças das mais festejadas
Na festa de aniversário de Ricardo Guterres, Carla e o ex-senador Clóvis Fecury foram presenças das mais festejadas

TRIVIAL VARIADO

 O boa-praça Gilberto Schwartsmann, médico e escritor, está lançando o romance A amante de Proust. Editado pela Sulina, o romance, segundo o autor, mergulha no chamado “lago desconhecido”, expressão usada por Marcel Proust na sua obra-prima Em Busca do Tempo Perdido, para descrever os mistérios da mente humana.

Dados de 2020 do Ministério do Trabalho apontam que a participação feminina na construção civil cresceu cerca de 50% em uma década. Atualmente, estima-se que 200 mil mulheres ocupam cargos entre escritórios de engenharia, indústrias e canteiros de obras.

A propósito: desde 2006, a ONG Mulher em Construção, vem enchendo a construção civil de capacetes rosas. No total, 5 mil mulheres já participaram de cursos e oficinas promovidas pela instituição.

Tem mais: a iniciativa abre portas para mulheres em um setor predominantemente masculino e cria uma ponte entre as alunas e empresas do segmento. A próxima turma da ONG será focada na produção de esquadrias de PVC.

A quem interessar possa: está sendo lançado hoje o livro Marketing Político no Brasil, uma espécie de bíblia para entender não apenas os processos que envolvem uma campanha eleitoral, mas também a essência da comunicação para candidatos e governos.

No assunto: com 428 páginas, o livro reúne textos de 50 especialistas com larga experiência no ramo e pode ser considerado atemporal.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.