(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Joseph Madeira no lançamento do livro de Sarney

Mais: Combate à desinformação no dia de votar

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Joseph Madeira
Joseph Madeira

Vitorioso empresário maranhense em Palmas (Tocantins) onde preside a mais importante entidade empresarial, Joseph Madeira (nascido em Penalva) passou o fim de semana em São Luís e ganhou livro autografado pelo ex-presidente José Sarney

Combate à desinformação no dia de votar

Sem gerar tanta celeuma, eleições anteriores também tiveram a disseminação via redes sociais de vídeos e informações falsas sobre supostas fraudes com as urnas eletrônicas. Uma a uma, mais cedo ou mais tarde, acabaram desmentidas.

O pleito de 2022, no entanto, vai exigir da Justiça Eleitoral maiores cuidados e agilidade com essa questão pelas reiteradas tentativas de desacreditar o sistema de votação do país.

É ingenuidade não prever um volume maior de desinformação produzida e compartilhada nos dias 2 e 30 de outubro, datas do primeiro e do segundo turno.

Combate à desinformação no dia de votar...2

E como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está se preparando, especialmente para os dias de votação? Após a eleição de 2018, quando o tema passou a preocupar mais, a Corte criou em 2020 o Programa de Combate à Desinformação.

A iniciativa se tornou permanente e está assentada em três eixos: capacitação, informação e resposta.

O passo seguinte foi criar a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação.

Depois vieram os acordos firmados com as grandes plataformas de mídias sociais.

Combate à desinformação no dia de votar...3

Hoje, o TSE é a única autoridade eleitoral do mundo a ter uma parceria com o Telegram, exemplifica o tribunal referindo-se à resistência do aplicativo de fazer moderação do conteúdo postado e repassado por usuários.

As parcerias firmadas com as plataformas incluem um canal extrajudicial para a notificação de informações fraudulentas.

Ou seja, quando o TSE for alertado de que algo enganoso está sendo divulgado, comunicará as plataformas “com a máxima celeridade possível para evitar a disseminação desse conteúdo.

Combate à desinformação no dia de votar...4

Esse canal vai começar funcionar antes de outubro. Mas não para por aí. A força-tarefa prevê ainda a instituição de um coletivo de funcionários da Justiça Federal que atuará no combate às tentativas de descredibilizar as urnas eletrônicas.

Segundo o TSE, já são mais de duas mil pessoas nesse grupo, com adesão voluntária.

Está previsto ainda o reforço das equipes que integram a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação.

Os tribunais regionais eleitorais (TREs) também podem implementar estratégias complementares. Mas serão supervisionados pelo TSE.

Percebe-se que será intenso o esforço para evitar o risco de maior tensão e instabilidade causadas pelo compartilhamento em massa de informações falsas.

Em clima de São João e promoção

O São João do Maranhão deste ano é mais que especial, depois de dois anos sem celebrações, é hora de matar a saudade e curtir o melhor do folclore junino maranhense.

E a Potiguar, empresa genuinamente maranhense, que sempre valorizou a cultura do Maranhão, não poderia ficar de fora dessa que é uma das festas mais queridas dos maranhenses.

Durante o período junino as lojas de São Luís, Imperatriz e o Centro de Distribuição da Potiguar estão recebendo seus clientes com atrações musicais juninas ao vivo aos sábados, para deixar as compras mais animadas.

No próximo sábado, serão as seguintes atrações em São Luís: Forró Pé de Serra com PV Silveira (Potiguar Cohama); com Totti Moreira (Potiguar Forquilha); com Jonas Magno (Potiguar Centro – Caminho da Boiada); com Ellas do Forró (Centro de Distribuição) e Trio Pé de Serra (Potiguar Av. dos Africanos).

Lembrando ainda, que até o final do mês, está acontecendo em todas as lojas o Festival de Reforma e Construção Potiguar, com grandes descontos e pagamentos parcelados em até 12 vezes sem juros no cartão.

Ellas do Forró
Ellas do Forró

O melhor do forró pé de serra com o grupo Ellas do Forró para os clientes que forem ao Centro de Distribuição da Potiguar nesse sábado, 25

DE RELANCE

James Joyce e a música

O centenário de Ulisses, que foi em fevereiro, e o Bloomsday, que foi na semana passada, são boas razões para escrever sobre James Joyce e música.

Em momentos da música do século passado, a inspiração da palavra foi irresistível, deixando de lado as relações nem sempre harmoniosas entre literatura e música.

Dos mais juvenis aos mais complexos, os livros de Joyce deram música.

No caso de Ulisses e suas aventuras de 16 de junho de 1904, a música mais bem-sucedida é Tema (Homenagem a Joyce) do italiano Luciano Berio, uma mistura de sons eletrônicos com uma voz que recita o texto, bem ao gosto da vanguarda dos anos 1950.

É música eletroacústica raiz, ou seja, sons fabricados eletronicamente com a tecnologia da época, quase dizendo: para a literatura de Joyce, a música transgressiva dos laboratórios.

James Joyce e a música...2

Antes de Tema, Berio tinha musicado poemas de Joyce na sua Música de Câmara, de 1953. Também obra boa e talvez mais civilizada, para ouvidos medrosos, do que Tema. Nem sombra de Ulisses ou de agressividades eletrônicas. Apenas voz e três instrumentos articulando os poemas de Joyce, a palavra conduzindo a música.

Tema e Música de Câmara vêm dos anos 1950. Mas depois há Roaratorio, do norte-americano John Cage, leitura muito peculiar das complexidades quase intransponíveis de Finnegans Wake.

Nessa obra de 1979, que Cage subintitulou “Circo irlandês”, o que se ouve é uma hora de misturas: música, sons captados do ambiente, vozes, instrumentos irlandeses, verdadeira polifonia joyceana.

Comissão
Comissão

Themis Pacheco de Carvalho com o Procurador Geral de Justiça e a Comissão Eleitoral formada pelos procuradores de justiça José Antonio Oliveira Bents, Teodoro Peres Neto, Krishnamurti Lopes Mendes França e Mariléa Campos dos Santos Costa (suplente)

Reeleição de Themis Carvalho

Em eleição realizada na última segunda-feira, 20, de forma eletrônica, a procuradora de justiça Themis Pacheco de Carvalho foi reeleita corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão para o biênio 2022 – 2024.

A procuradora de justiça foi escolhida por 26 votos dos procuradores de justiça da instituição.

A eleição foi conduzida pela comissão eleitoral formada pelos procuradores de justiça José Antonio Oliveira Bents, Teodoro Peres Neto, Krishnamurti Lopes Mendes França e Mariléa Campos dos Santos Costa (suplente).

Themis Pacheco agradeceu a confiança dos colegas procuradores de justiça por ter sido candidata única à recondução, considerando que esse fato é um sinal de aprovação ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Corregedoria.

De acordo com a corregedora-geral, seus primeiros dois anos à frente da Corregedoria foram marcados pela orientação aos membros do MPMA, embora tenha havido alguns processos disciplinares instaurados. “Nos dois anos seguintes, continuaremos com esse projeto de orientação dos promotores, de como conduzir e organizar as Promotorias. É a nossa meta”, afirmou.

Agenda Institucional do Sistema Comércio

Nos dias 22 e 23 de junho, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentará, em Brasília, o documento com proposições para o desenvolvimento dos setores representados no encontro de lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O evento vai reunir presidentes das Federações do Comércio (Fecomércios), Federações Nacionais, SESC, SENAC, lideranças sindicais e empresariais de todo o Brasil e figuras relevantes do cenário político nacional para dialogar sobre os anseios do comércio de bens, serviços e turismo.

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, já confirmou presença no encontro.

Agenda Institucional do Sistema Comércio...2

A Agenda Institucional do Sistema Comércio é uma ferramenta permanente e colaborativa que indica pautas prioritárias aos setores do comércio de bens, serviços e turismo, norteando as ações nos poderes.  

A iniciativa é liderada pela CNC, representante máxima dos setores no Brasil, que agrupa mais de mil sindicatos de diversos segmentos, representando cerca de cinco milhões de empresas que geram 25 milhões de empregos diretos e formais no País. 

No documento, são apresentadas propostas e recomendações de políticas públicas que o setor terciário entende serem fundamentais para a economia do País, divididas em macrotemas, tais como: legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normalização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPEs).

Amor, Diversão e Conexão

De parabéns a operadora Maxx, empresa que sempre valorizou e apoiou a cultura local; e que está a mil nesse São João, interagindo com o público pelos arraiais e fomentando a conexão entre a cultura maranhense e as pessoas.

Além de oferecer filtros de instagram com temas juninos gratuitos, para as pessoas baixarem e usarem; a Maxx patrocinou a Arena Junina, o arraial que movimentou o Rio Anil Shopping de 3 a 19 de junho, com entrada gratuita e muitas atrações e esteve presente também na Festança do Boi da Lua.

Os promotores da Maxx fizeram sucesso por lá, levando diversão e brindes para os visitantes. Teve Correio Elegante digital, com envio de mensagens apaixonadas publicadas no perfil da operadora nas redes sociais, e a Barraca do Beijo que uniu ainda mais os casais, amigos e familiares. Afinal, São João é pura conexão. E para compartilhar todos os momentos dessa temporada de festa e alegra, nada melhor que a super internet 100% Fibra da Maxx.   

Operadora Maxx
Operadora Maxx

A operadora Maxx fez sucesso junto ao público, com ações como Correio Elegante e a Barraca do Beijo nesse São João e esteve presente também na sensacional Festança Boi da Lua

Anulação de concurso

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino, anulou a primeira etapa das provas objetivas do concurso público organizado pela Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro.

A anulação é por conta dos registros e denúncias de falhas de execução, fiscalização e segurança na aplicação da prova objetiva, bem como pela correta interpretação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, quando da divulgação do resultado preliminar.

O ato foi oficializado por meio dr Resolução Administrativa de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, publicada no Diário Oficial.

Batizado de Maracanã

É nesta quinta-feira o ritual de batizado do Boi de Maracanã, com início às 19h, na sede do grupo folclórico, em Maracanã. 

O evento reunirá diversas atrações culturais, como grupos de bumba meu boi, cacuriá, dança portuguesa e quadrilhas.

A festa iniciará com o ritual de batizado do Boi Guerreiros de São João. Logo depois, o Boi de Maracanã se apresentará no terreiro e sairá para dançar pela comunidade, incluindo Igreja de Santo Antônio, Igreja de São Sebastião Alegria Maracanã, Casa de Dona Carly Itapera de Maracanã e Casa de Martinho da Vila (Vila Sarney).

Ao amanhecer, haverá uma apresentação extra na sede do boi para o programa Mais Você, da Rede Globo, ao vivo.

Na sexta-feira (24), será realizada, às 17h, a tradicional Procissão de São João com os brincantes e simpatizantes pela comunidade do Maracanã. Depois, às 20h, o boi sai para apresentação nos arraiais de São Luís.

Duarte Junior e novo livro

Novo livro de Duarte Junior chega às livrarias para facilitar o entendimento das leis estaduais de defesa do consumidor.

O deputado estadual que também é professor do curso de Direito da Universidade Ceuma, lançou seu quarto livro na sexta-feira, 17.

O livro “Leis estaduais de proteção e defesa do consumidor: comentários doutrinários e jurisprudência atualizada” está à venda nas livrarias Leitura e reúne toda a legislação estadual sobre o tema, explicando-a de forma simples e didática para que todo leitor possa compreender exatamente quais os seus direitos.

Brasileiro na Broadway

Pedro Copetti será o primeiro brasileiro a fazer uma apresentação individual no Broadway By The Year, em Nova York.

Será no próximo dia 27. No concerto, Coppeti vai interpretar o Quasímodo, de O Corcunda de Notre-Dame.

O espetáculo especial da Broadway, na 22ª temporada, é considerado uma vitrine de talentos de musicais.

Coppeti, que já aplaudi num concerto em Porto Alegre, estudou Música com ênfase em Canto. Antes de se formar, foi bolsista e se graduou na American Musical and Dramatic Academy (AMDA) em Teatro Musical, uma das mais conceituadas escolas de dramaturgia do mundo.

No RS, ele foi o solista principal do Natal Luz de Gramado. E mora em Nova York há sete anos.

Para escrever na pedra:

“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela”. De George Bernard Shaw, escritor e dramaturgo irlandês.

TRIVIAL VARIADO

O juiz Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís e prestes a completar 28 anos de magistratura, é quem ministrará o curso de extensão em Direito e Processo do Trabalho, de 14 a 16 de julho, na Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros, direcionado a alunos da instituição e público externo.

No assunto: o conteúdo abordará, entre outros assuntos, “Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais”, “Sistema Recursal Trabalhista”, “Tutelas Provisórias” e “Prova no Processo do Trabalho”.

A propósito: Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorando em Direito pelo Uniceub, com tese já defendida.

Já em plena campanha para deputada federal, a ex-governadora Roseana Sarney testou positivo para Covid-19 em exame realizado ontem pela Cruz Vermelha Brasileira. Mas não sentiu nenhum sintoma grave.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.