(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Ilka Soares para sempre

Mais: Lançamento de “Das muletas fiz asas” na Livraria e Espaço Amei

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A beleza eterna de Ilka Soares, uma das atrizes mais deslumbrantes de sua geração, que partiu para a eternidade no fim de semana que passou
A beleza eterna de Ilka Soares, uma das atrizes mais deslumbrantes de sua geração, que partiu para a eternidade no fim de semana que passou

A morte de Ilka Soares, no fim de semana, repercutiu também em São Luís, cidade que encantou a bela atriz e onde ela teve fraternos amigos, entre os quais este Repórter PH.

Quem melhor escreveu sobre Ilka foi sua amiga Hildegard Angel que registra que a conheceu como a deslumbrante atriz casada com Walter Clark, o todo poderoso diretor da TV Globo. Os dois se separaram depois de terem uma filha, e ele se casou com Maria do Rosário Nascimento Silva, com quem também teve uma filha.

Antes, Ilka foi casada com Anselmo Duarte, o homem da “Palma de Ouro”, em Cannes, pai de seus primeiros dois filhos.

 Ilka Soares para sempre...2

Hilde diz que o que mais a impressionava em Ilka eram sua firmeza, sua integridade. No elenco de atrizes brasileiras, destacava-se por sua beleza e elegância, junto a – mais velhas do que ela – Maria Della Costa e Tônia Carrero, mas que no palco aparentavam a mesma idade.

Ilka era da geração de Norma Bengell e Eva Wilma, outras maravilhosas da cena, que tive o prazer de receber em São Luís.

No teatro, no cinema ou na TV, quando se precisava escalar mulheres divinas, elas estavam na lista preferencial.

“Ilka era plácida e confiante, assim como seu par de olhos verdes. Boa atriz, irônica e bem humorada, na cena e na vida” – pontua Hilde.

 Ilka Soares para sempre...3

Ilka Soares fazia parte de um grupo sempre animado de amigos “globais”, que frequentavam os mesmos lugares e festas. Compareci a algumas delas e tenho bem nítida a imagem que seus olhos nos inspiravam.

Renata Fronzi, Ioná Magalhaes, Carmen Veronica, Monique Lafond (mais jovem), Irma Álvarez, Moacyr Deriquem, Mariza Urban, Jardel Filho, Adriano Reis, Fabio Sabag, Suzana Vieira, Tony Ramos...

Uma época em que as carreiras eram construídas com tempo, esforço, persistência, sucessos e dissabores. As carreiras eram um elo forte que unia todos. Agora, temos os “famosos”, brotando repentinamente com uma ou duas novelas, e cada um isolado em sua bolha, com seus agentes, assessorias.

Difícil ver um nome consagrado junto a artistas de menor expressão. Há como um muro intransponível entre eles. Não sabem o que estão perdendo...

Lançamento na Amei

Maranhense com mobilidade reduzida mais viajado do mundo, o engenheiro agrônomo Luiz Thadeu Nunes, 65 anos, está incursionando em uma viagem diferente, desta vez voando pelos ares infinitos da literatura. Nesta quarta-feira (22), ele lança o livro “Das muletas fiz asas”, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping. 

A obra, lançada pela editora N’Versos (SP), tem 214 páginas e nelas o andarilho conta suas experiências com lugares e pessoas, situações inusitadas, curiosidades e muitas descobertas. O prefácio é assinado pela jornalista Sandra Coutinho, correspondente internacional da Rede Globo em Nova York (EUA). 

Luiz Thadeu, que em 2003 sofreu um acidente automobilístico que resultou em 43 cirurgias e o obrigou a adotar as muletas para melhor se locomover, já conheceu 143 países e está na edição brasileira do Livro dos Recordes. 

Sua jornada para desbravar todos os horizontes do globo está longe de terminar. Para este ano, por exemplo, ele já tem passagens para mais nove aventuras internacionais.

O tempo de vida do coronavírus

Períodos de infecção e transmissão podem variar de acordo com alguns fatores, segundo especialistas.

Diante do aumento de casos de covid-19 registrado nas últimas semanas, dúvidas relacionadas à infecção e à transmissão do coronavírus podem voltar à tona. Afinal, quanto tempo o Sars-CoV-2 fica no organismo e quando o infectado deixa de transmitir a doença?

Atualmente, as respostas para essas perguntas variam de acordo com diferentes cenários. Isso porque há diferença entre quem já recebeu doses de vacinas contra a covid-19 e quem não foi vacinado, por exemplo – o que resulta em uma transmissibilidade e em uma persistência maior ou menor do vírus.

Para esclarecer, especialistas citam quatro grupos: em um extremo, estão não vacinados, indivíduos com vacinação incompleta ou que receberam a última dose há muito tempo e pessoas que apresentam diminuição das defesas, como imunossuprimidos; em outro, vacinados que receberam a última dose nos últimos oito meses.

O tempo de vida do coronavírus...2

No cenário favorável, que se refere às pessoas totalmente vacinadas, que receberam a última dose no final do ano passado ou neste ano, infectologistas trabalham com a possibilidade de transmissão da doença de, em média, até cinco dias, dificilmente mais do que sete. Essas pessoas vão transmitir menos também – explicam, acrescentando que, nas pessoas do outro extremo (não vacinadas ou imunossuprimidas), a ideia é que a persistência viral seja mais longa. E, dependendo da gravidade dos sintomas, o vírus pode permanecer no organismo por até 14 dias após o início das manifestações clínicas

O vírus costuma ser transmitido por até sete dias após a infecção nos casos leves e moderados. Então, já está demonstrado que é seguro manter o isolamento por esse período e, depois, suspender.

Na verdade, a pessoa pode parar de transmitir até antes, mas esse é um prazo de segurança para ela voltar às suas atividades.

Ampliação da quarta dose

O Ministério da Saúde vai oficializar, nesta segunda-feira, a ampliação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 40 anos. Atualmente, a recomendação atende o público com 50 anos ou mais. A nova fase será oficializada com a publicação de uma nota técnica.

A segunda dose de reforço, como é tecnicamente chamada, começou a ser aplicada neste ano no Brasil, já com queda nos índices de casos e mortes pelo novo coronavírus.

Nas últimas semanas, porém, os municípios registraram um novo avanço da doença. Somente no sábado (18), o país notificou 19.810 novos casos com crescimento de 15,6% da média móvel em duas semanas.

O Ministério da Saúde ainda avalia a ampliação da quarta dose para todos os adultos, ou seja, aqueles maiores de 18 anos. Essa extensão, porém, ainda não foi efetivada e depende de conclusões técnicas, de acordo com a pasta.

Coronel Patrício e Armando Ferreira
Coronel Patrício e Armando Ferreira

O CORONEL Patrício Daniel (do Corpo de Bombeiros do Maranhão) ao lado de Armando Ferreira, no Rio Poty Hotel. Para ele, a Festança Boi da Lua foi o mais belo evento junino que já testemunhou em São Luís

DE RELANCE

Mestrado em Administração

A SVT Faculdade, Instituição de Ensino Superior com forte atuação principalmente em Cursos de Mestrado e Doutorado, agora traz para o Estado do Maranhão importante curso de Mestrado em Administração, fruto de parceria com o Centro Universitário de Campo Limpo Paulista – UNIFACCAMP.

Avaliado positivamente pela CAPES com nota 4, a primeira turma em São Luís deste reconhecido Programa de Mestrado em Administração está com inscrições abertas até o dia 30 de junho.

Há mais de 13 anos em atividade, o Curso conta com os mais renomados professores doutores e pós-doutores na área, que virão de São Paulo para lecionar presencialmente, na cidade de São Luís, as 8 disciplinas que compõem a grade curricular.

Para mais informações, basta ligar ou enviar mensagem de WhatsApp para o telefone (98) 99192-8567.

Encontros de bienais

A presidente da 13ª Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão, esteve com o presidente da Bienal de Veneza, Roberto Cicutto, na sede do evento italiano.

O evento de Veneza é a mais tradicional mostra de artes do mundo.

A 13ª Bienal do Mercosul, com o título-tema Trauma, Sonho e Fuga, será realizada entre 15 de setembro e 20 de novembro, em Porto Alegre.

Absurdo hoje, amanhã talvez

E então surgiu a notícia de que o centrão articula uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para o Congresso passar a ter a prerrogativa de anular decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso seria possível em casos de posições da Corte tomadas apenas por maioria. Não valeria para julgamentos com unanimidade.

Mas deputados e senadores poderiam reverter definições do STF sempre que detectassem o que fosse considerado uma extrapolação de limites constitucionais.

Tudo indica que a proposta não vai avançar. Afinal, é um absurdo o parlamento pretender se tornar revisor de decisões do Supremo.

Absurdo hoje, amanhã talvez...2

Mas o que é considerado disparatado hoje, pode não ser tanto assim amanhã. Vez por outra é lembrada a teoria da Janela de Overton. Foi criada por Joseph Overton (1960-2003), que foi vice-presidente do Mackinac Center for Public Policy. É um centro de estudos de viés liberal norte-americano. Em linhas gerais, trata do discurso ou de posições que podem ser aceitas ou toleradas pela opinião pública, por não serem consideradas extremadas ou descabidas.

Esse espaço, no entanto, pode ser movido. O inaceitável, que estava fora da visão da janela, talvez passe a não ser percebido como totalmente despropositado. Como isso acontece? Com a insistência, que desemboca na banalização, na normalização dos absurdos. Os limites vão sendo forçados e cedendo aos poucos. Se olharmos um pouco para trás, não faltam exemplos recentes no país. Em atos e declarações.

Quem poderia imaginar que, no Brasil, em pleno século 21, o resultado de uma eleição pode não ser aceito – por uma tese tão crível quanto uma nota de R$ 3 – e acabar em confusão? Pois aconteceu nos Estados Unidos. Um dia foi impensável, também.

Inflação da feira

Produtos como tomate e cenoura apareceram como vilões da inflação dos alimentos há poucos meses. Os dois itens, bastante presentes na mesa dos brasileiros, até ficaram mais baratos nas últimas semanas. Mas outras verduras e legumes seguem subindo de preço.

A coluna pesquisou a variação de 10 hortigranjeiros que estão entre os mais populares e consumidos. Analisou os valores mais frequentes que aparecem nas tabelas dos mercadinhos e supermercados.

Os preços de seis produtos caíram no atacado. Outros quatro ficaram mais salgados.

Maranhenses na festa do arco-íris em SP

Muitas figuras conhecidas da sociedade maranhense que sumiram da badalação social da cidade no fim de semana, foram vistas em São Paulo, no domingo, participando da Parada do Orgulho LGBT +.

Depois de dois anos em formato remoto, por causa da pandemia de covid-19, a Parada voltou a ocorrer de forma presencial, com 19 trios elétricos espalhados pela Avenida Paulista.

A expectativa da organização era de atrair até 3,5 milhões de pessoas – até as 18h, não havia balanço de participantes. Neste ano, o evento destacou a importância do voto, tendo em vista as eleições de outubro.

Benefício para quem está no poder

Em se tratando de um ano eleitoral (2022 será o primeiro a conviver com o advento das emendas Pix), o doutor Adalmir Marquetti alerta que o orçamento público deveria ser pensado como fator determinante para o processo de crescimento do país.

Ele afirma que, no caso das emendas Pix, existe “perversão da política fiscal”, que é controlada pelo setor público, mas em benefício único dos agentes já detentores de mandato, sejam eles prefeitos, governadores, deputados ou senadores.

“Com as emendas secretas e Pix, o orçamento público é usado para ter controle do Congresso e, em ano de eleição, tem o objetivo de reeleger os parlamentares com mandato, beneficiando sempre quem já está no poder, independentemente de quem esteja” – adverte.

Benefício para quem está no poder...2

Outro especialista salienta que, além de afetarem o planejamento público e fragilizarem os mecanismos de transparência e de controle social, as transferências especiais ampliam a “desigualdade na disputa dentro do sistema eleitoral”.

E recorda que um deputado, que possui em média R$ 17 milhões em recursos para destinar para suas bases eleitorais, teria, pelo menos, R$ 65 milhões ao longo de um mandato. Desde 2020, metade disso podendo ser destinada via Pix orçamentário.

“É muito desigual com alguém que pretenda se lançar defendendo uma parcela da sociedade e da democracia. Quem já está (no cargo) tem muito mais condições de permanecer e, com isso, ocorre algo negativo para a democracia que é a ausência de alternância no poder” – pontua.

Álbum de figurinhas da Copa

Com a vaga assegurada na terça-feira pela Costa Rica, a Copa do Mundo do Catar já tem todas as 32 seleções definidas para o torneio. E, como acontece a cada quatro anos, aumenta a expectativa pelo lançamento do álbum de figurinhas da competição. A coluna contatou a Panini, responsável pela publicação, para saber o que já está definido.

Alguns detalhes ainda não foram informados. Mas o álbum chega ao mercado em agosto.

O processo iniciou nos últimos meses com a elaboração do layout do álbum, o que passa pela aprovação da Fifa.

Álbum de figurinhas da Copa...2

O próximo passo ocorre em cada país com equipe classificada. É a definição de quais jogadores terão as figurinhas produzidas. É uma aposta na provável formação dos elencos, a partir do histórico das convocações recentes. Isso é feito antes mesmo da lista final de atletas chamados para as seleções. A etapa seguinte é a produção descentralizada do colecionável, nas respectivas línguas onde o produto é distribuído.

Os preços do álbum e do pacote de figurinhas ainda não estão definidos, conforme a Panini. Em 2018, custavam R$ 7,90 e R$ 2, respectivamente. Cada envelope vinha com cinco cromos. Corrigidos pela inflação do período, os valores ficariam em pelo menos R$ 10 e R$ 2,60.

Vai ficar um pouquinho mais salgado fazer parte da febre de colecionar e trocar figurinhas.

Como o Papa acredita

Com a fuga em massa da guerra que está devastando a Ucrânia, milhares de refugiados invadiram os países vizinhos em busca de sobrevivência, que dependia, para começar, de um prato de comida e um cobertor.

Os relatos de movimentos de solidariedade oferecendo abrigo temporário em habitações antes disponibilizadas para locações de turistas no regime de Airbnb dão sentido à esperança de que o bem, de um jeito tímido e silencioso, acabe vencendo.

Como o Papa acredita.

Margarida Gomes
Margarida Gomes

DEPOIS de uma temporada de quase um mês entre São Luís e Presidente Dutra, Margarida Gomes Pinto, maranhense que há 60 anos mora em Aracaju, regressou ontem a Sergipe muito feliz por ter participado dos festejos juninos

Para escrever na pedra:

“A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam”. De Erich Hartmann, piloto da Segunda Guerra Mundial.

TRIVIAL VARIADO

Fátima Martins movimenta mulheres chiques da sociedade maranhense, nesta segunda-feira, para apresentar joias da designer Carla Amorim, no Hotel Luzeiros.

O presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso Fernandes, realizou ontem uma tarde movimentada no Villa Reale Buffet, na Holandeses, para festejar seus bem vividos 45 anos. Voltarei ao assunto, com fotos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.