(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

É hoje a Festança Boi da Lua

Mais: Sarney na Academia

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h36

No clima da Festança Boi da Lua, Teresa Martins (responsável pela lista de convidados) e este Repórter PH estarão a postos recebendo centenas de apoiadores da cultura popular do Maranhão

Pergentino Holanda e Tereza Martins
Pergentino Holanda e Tereza Martins

FINALMENTE, chegou o grande dia da realização da festa mais esperada do ano: a monumental Festança Boi da Lua, que logo mais à noite irá movimentar as figuras mais badaladas de nossa sociedade em torno de um evento de puro charme e glamour com a pegada da mais autêntica cultura popular do Maranhão.

----------------------------------------------------------

A  Festança Boi da Lua acontece dez anos depois de uma pausa e volta com tudo nesta sexta-feira, nos salões e terraços do Rio Poty Hotel.

É festa para convidados do Grupo Mirante, sob a coordenação do titular desta coluna.

 A Festança e os ritmos juninos

A Festança Boi da Lua será uma noite do melhor forró de pé de serra, de dança de bois de raiz e de orquestra, da melhor música sertaneja, do bumbauê e, claro, com uma incursão pela mais bonita música popular brasileira.

E reunirá quem é quem na vida social da Capital maranhense, com um ambiente colorido, transformado num arraial deslumbrante.

São dois palcos em que famosos grupos musicais irão se alternar durante a noite, que é para varar a madrugada e para quem gosta de cultura popular.

A Festança começa cedo

Como a programação é variada e terá muitas atrações, às 19h os salões e terraços do Rio Poty Hotel serão abertos para os convidados.

Na Festança, deverão passar pelo Terreiro da Lua, os seguintes grupos folclóricos: Boi Lendas e Magias; Boi de Nina Rodrigues; Marajunino; Boi de Santa Fé; Boizinho Barrica e Boi da Maioba, além do Bumbauê de PP Júnior.

Na Salão Tarrafa´s, se apresentam o grupo Forró de Pé de Serra, o grupo CDC, a dupla Fernando e Franco, a banda Mákina do Tempo, com intervenções do Top DJ Sérgio Balata.

Ou seja, não faltará boa música, além dos deliciosos quitutes da culinária junina maranhense.

Capa do livro de José Sarney
Capa do livro de José Sarney

Capa do livro que o ex-presidente José Sarney estará autografando na noite de hoje, na Academia Maranhense de Letras

----------------------------------------------------------

Sarney na Academia

O ex-presidente José Sarney, que seria homenageado pela Academia Maranhense de Letras em 2020 ao completar 90 anos de idade – solenidade suspensa em razão da pandemia – recebe nesta sexta-feira, às 17h, amigos e admiradores na Casa de Antônio Lobo, com direito a lançamento do livro “José Sarney – o Homem e a Palavra” e à exibição de documentário sobre sua vida e obra.

Sarney completa, em 2022, 70 anos de ingresso na Academia Maranhense de Letras.

Para quem não sabe, vale informar que ele foi eleito para a Cadeira 22 da AML em 1952, com apenas 22 anos, para substituir o escritor Raimundo Feliciano Corrêa da Silva.

DE RELANCE

Arraiá da APAE de São Luís

É em clima solidário que acontece o Arraiá da APAE de São Luís neste sábado às 18h na sede da instituição no Anil, com muitas delícias típicas, animação e muitas atrações.

O objetivo é captar recursos para a continuidade das atividades da instituição nas áreas de educação, saúde e assistência social desenvolvidas em prol da pessoa com deficiência.

À partir das 18h a APAE de São Luís acende a “fogueira da APAExão” e abre os portões para receber o público. Na programação tem quadrilhas, apresentação de Bumba-Meu-Boi, Cazumbá entre outras surpresas que estarão animando a festa junina que acontece no estacionamento da instituição.

Um destaque todo especial para a área das barracas de comidas típicas, com delícias como arroz de cuxá, torta de camarão, mingau de milho, e outros pratos juninos com venda solidária; assim como camisas e copos temáticos do São João, que é uma bela lembrança da temporada junina.

Todos os recursos arrecadados com essas vendas serão destinados para a realização das ações sócio-educativas da Escola Eney Santana, que em 2022 completou 50 anos de existência, transformando a vida de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

Maranhense do Tocantins

Radicado há mais de três décadas em Palmas, no Tocantins, está circulando em São Luís, o empresário Joseph Madeira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas, desde 2019.

Dono do Grupo Jorima, Joseph é natural de Panalva-MA e conquistou um enorme espaço na vida empresarial e política do Tocantins.

Ele veio com a esposa Adriana (goiana) e a filha Ananda e está hospedado no Hotel Luzeiros.

E incluiu na agenda a tarde/noite literária de hoje na Academia Maranhense de Letras e a Festança Boi da Lua, a partir das 19h, no Rio Poty Hotel.

Joseph Madeira e Adriana
Joseph Madeira e Adriana

JOSEPH Madeira e Adriana foram conhecer ontem o Arraial do IPEM e depois jantar no restaurante Cabana do Sol com Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa

Muita cultura junina e conexão com a Maxx

Da vibração do bumba meu boi às batidas dos pandeirões... É tempo de nos reconectar com a nossa cultura e vivenciar momentos de alegria ao lado das pessoas que amamos. E para compartilhar tudo isso, conte com a internet 100% Fibra da Maxx.

Esse é o convite da operadora Maxx para todos os maranhenses viverem com intensidade e emoção a temporada junina nos arraiais espalhados pela cidade.

E como sugere a campanha promocional da Maxx “o São João nos conecta a muitas lembranças... Sejam elas afetivas, gastronômicas ou culturais. Após dois longos anos, chegou a hora de viver e gravar novas lembranças; compartilhar novos momentos e nos reconectarmos com o que é nosso: a rica e bela cultura popular maranhense”.

Muita cultura junina...2

E para valorizar ainda mais esse São João, a operadora Maxx criou algumas ações interativas em seu perfil no instagram @sejamaxx para incentivar a conexão lúdica e cultural entre as pessoas.

Há 5 lindos filtros com temática junina, para quem quiser baixar e postar uma foto com um belo chapéu de fitas, uma máscara de Cazumbá, um chapéu de canutilhos e até miolo de Boi para colocar na sua foto.   

E nos destaques do perfil @sejamaxx para baixar tem também lindos Wallpapers (cartazes) juninos, para salvar no celular e compartilhar o espírito junino e de quebra, valorizando ícones da nossa cultura popular como o refrão da música Bela Mocidade (Boi de Axixá); Maranhão Meu Tesouro, Meu  Torrão; Lua Cheia e Boi da Lua.

Tudo isso para lembrar que o coração do maranhense bate forte no São João, e é portanto, tempo de alegria e de muita conexão. E vale compartilhar cada momento junino com a super internet 100 % Fibra da Maxx. 

Erlanes Duarte
Erlanes Duarte

O ATOR Erlanes Duarte (Muleque Té Doido) já baixou e postou foto usando o filtro junino da Maxx, imitando um cantador de Boi

Para escrever na pedra:

“O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo. De Machado de Assis

TRIVIAL VARIADO

A equipe de tênis de mesa do Fórum Jaracaty, projeto patrocinado pelo Governo do Estado e Equatorial Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, foi muito bem na disputa da terceira etapa do TMB Estadual, competição realizada na última semana em São Luís.

Pessoas de todos os cantos de São Luís foram se divertir no 'Arraiá do Povo', na Assembleia Legislativa, na noite de quinta-feira (16), atraídas pela programação diversificada e pela segurança do espaço. 

Pesquisa Escutec/Grupo Mirante de intenções de votos para o Governo do Maranhão aponta que o governador Carlos Brandão mantém a dianteira sobre o seu principal adversário, senador Weverton Rocha (PDT).

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho, a Prefeitura de Caxias realizou, na manhã de quarta-feira (15), uma blitz educativa com distribuição de informações sobre o tema.

O Poder Judiciário promove, de 20 a 24 de junho, a Semana Estadual de Conciliação. Durante o evento, magistrados e servidores de todo o Estado vão reunir esforços para tentar solucionar ações judiciais, de forma rápida e efetiva. 

O Maranhão, por meio da Procuradoria Geral, em conjunto com os outros estados do Nordeste, obteve importante vitória no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que julgou o critério de distribuição dos valores arrecadados com o salário-educação. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.