(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Muita animação na abertura do 'Arraiá do Povo'

Mais: Fórum de Direito Ambiental

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Ao lado do governador em exercício, Paulo Velten, e da primeira-dama em exercício, Daniela Velten, o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, faz a abertura do arraial, ao lado da primeira-dama do Legislativo, Ana Paula Lobato
Ao lado do governador em exercício, Paulo Velten, e da primeira-dama em exercício, Daniela Velten, o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, faz a abertura do arraial, ao lado da primeira-dama do Legislativo, Ana Paula Lobato

A programação do ‘Arraiá do Povo’ 2022, na Assembleia Legislativa, foi aberta com chave de ouro na noite de quarta-feira (15) com a apresentação das turmas de danças juninas da Creche-Escola Sementinha, que emocionaram a plateia com os passos da quadrilha caipira, do bumba meu boi e da dança do boiadeiro.

O Boi Novilho Branco foi o segundo a se apresentar com seus vaqueiros de fita e índios usando indumentárias nas cores verde e branco. A programação prosseguiu com apresentação do Boi Lendas e Magias, seguido do batalhão do Boi de Axixá, sob o comando de Leila Naiva. O centenário Boi de Maracanã, sotaque de matraca, encerrará a primeira noite do ‘Arraiá do Povo’.

O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, fez a abertura oficial da programação, ao lado da primeira-dama do Legislativo, Ana Paula Lobato. O govenador em exercício, Paulo Venten, e a primeira-dama, Daniela Velten, prestigiaram a abertura. 

Arraiais oficiais

A Secretaria de Estado da Cultura divulgou a programação completa dos arraiais oficiais da capital. São 60 dias de festa e mais de 500 atrações entre grupos de bumba meu boi, grupos de dança junina, shows musicais, espetáculos teatrais, espalhados em espaços juninos nos quatro cantos da cidade.

Estão com programação desde o início do mês de junho os arraiais da praça Nauro Machado, Ipem e Vila Palmeira. Hoje, começam as programações dos arraiais Parque da Juçara, Viva Cidade Operária, Viva Liberdade, Cohatrac, Vila Embratel e Viva Maiobão.

Festa na Apae

O Arraiá da Apae de São Luís acontece neste sábado, na sede da instituição, no Anil, com muitas delícias típicas, animação e atrações. O objetivo é captar recursos para a continuidade das atividades da instituição nas áreas de educação, saúde e assistência social desenvolvidas em prol da pessoa com deficiência.

A partir das 18h, a Apae de São Luís acende a “Fogueira da APaexão” e abre os portões para receber o público. Na programação, quadrilhase bumba meu boi, entre outras surpresas.

Aumento de passageiros

A perspectiva de retomada econômica e a confiança no panorama de cobertura vacinal contra a Covid-19 são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da movimentação de passageiros no Aeroporto de São Luiz no feriado de Corpus Christi este ano. 

Até domingo são esperadas cerca de 16,8 mil pessoas no aeroporto, um aumento de 133% na comparação com o mesmo feriado de 2021, quando foram registrados 7,2 mil passageiros no terminal. Neste ano, o pico da movimentação aconteceu na quarta-feira quando cerca de 4,5 mil passageiros passaram pelo aeroporto.

Desembargador Jorge Rachid e o procurador geral do Estado, Rodrigo Maia
Desembargador Jorge Rachid e o procurador geral do Estado, Rodrigo Maia

Fórum de Direito Ambiental 

Com o tema “Emergências Climáticas e Direito Ambiental”, o IV Fórum de Direito Ambiental da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão teve início na quarta-feira (15), no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Representando o Tribunal de Justiça do Maranhão, o presidente do Núcleo Socioambiental do Judiciário, desembargador Jorge Rachid, ministrou o painel de abertura “50 anos da Conferência de Estocolmo: os caminhos percorridos para a Justiça Ambiental”, acompanhado do procurador geral do Estado, Rodrigo Maia.

O evento tem como objetivo apresentar alguns recortes sobre as mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos, além de debater a relação entre o direito ao meio ambiente e a necessidade da adoção de uma governança ambiental forte para a pauta global. 

Lendas e Magias

Percebendo a necessidade de um grupo cultural que beneficiasse jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, um grupo de amigos da área do Centro Histórico de São Luís decidiu unir forças e fazer uma pesquisa com esse público, a qual confirmou que os jovens estavam sentindo falta de uma brincadeira que envolvesse a comunidade.

Foi assim que decidiu fundar, em maio de 2009, um bumba meu boi de orquestra, ao qual deram o nome de Lendas e Magias do Centro Histórico, com um trabalho todo voltado à população jovem. Atualmente com nove anos de existência, conta com oficina de bordados e de dança, além de palestras e muitas outras atividades em benefício dos jovens.

Comidas típicas

Quando se pensa no São João do Maranhão, a primeira coisa que se vem à mente são os arraiais espalhados por todo o Estado, com apresentações de grupos que são a cara da cultura popular. Contudo, as festanças só ficam completas com os pratos típicos da temporada à disposição.

Inúmeras receitas deliciosas podem ser apreciadas durante o período de festas juninas. Um dos pratos mais amados pelos maranhenses e que atrai o paladar de quem passa pelo Estado é o famoso arroz de cuxá. Feito com vinagreira, diferentes especiarias e farinha de mandioca, o prato tem a presença fortemente marcada nas barraquinhas dos arraiais.

O bolo de macaxeira (aipim ou mandioca) é um dos patrimônios da temporada junina. Durante seu cultivo, a raiz não possui uma cara muito agradável, mas, após ser colhida, a macaxeira tem um sabor inconfundível e pode ser usada como ingrediente em vários pratos. O bolo de macaxeira é uma das comidas mais fáceis de se encontrar nos arraiais maranhenses.

De relance

Posse de Eduardo Nicolau

Eduardo Jorge Hiluy Nicolau foi empossado em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão na noite de quarta-feira (15) para o segundo mandato no cargo de procurador-geral de justiça – biênio 2022-2024. A cerimônia de posse, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no Calhau, em São Luís, contou com a presença de autoridades dos três poderes do estado, membros e servidores do MP Nacional e do Maranhão, além de convidados e familiares do empossando.

Congresso na Paraíba

O presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude, desembargador Vicente de Castro, com os juízes José dos Santos Costa e Simeão Pereira e Silva
O presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude, desembargador Vicente de Castro, com os juízes José dos Santos Costa e Simeão Pereira e Silva

O Tribunal de Justiça do Maranhão (participou de quatro eventos nacionais da infância e juventude realizados no Tribunal de Justiça da Paraíba, nos dias 13, 14 e 15 de junho. Representando o TJMA, estiveram presentes o presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude, desembargador Vicente de Castro, e os juízes José dos Santos Costa e Simeão Pereira e Silva, membros da CIJ. 

Atividades turísticas

As atividades turísticas estão próximas de igualar o faturamento pré-pandemia, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. De acordo com a análise da entidade, baseada nos dados divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o volume de receitas do segmento, que apresentou queda de 3% em abril, deve restabelecer o nível registrado em fevereiro de 2020, no terceiro trimestre deste ano, encerrando 2022 com alta de 2,8% em relação a 2021.

Parque da Juçara

Mais um tradicional espaço cultural do Maranhão será palco de diversas atrações neste São João: o Parque da Juçara, que recebeu serviços recentes do Governo do Estado por meio da Agência Executiva Metropolitana. A programação começa nesta quinta-feira, às 18h, e tem como um dos pontos altos a apresentação do Boi de Maracanã.

Parque da Juçara 2

As atrações culturais contarão com um novo espaço reformado no parque, que é composto de área central e arquibancadas laterais. Além disso, há os tradicionais quiosques, onde serão comercializadas comidas típicas e bebidas. A revitalização foi uma determinação do governador Carlos Brandão diante da importância cultural do espaço e do período em que esteve fechado por conta da pandemia de Covid-19.

Projeto social

Lou Marques comandou o encerramento de mais uma etapa do Wonder Woman, projeto de impacto social que já capacitou inúmeras mulheres da comunidade com cursos gratuitos de especialização oferecidos pela Faculdade ISL Wyden termina sua 5a edição . O projeto tem como objetivo oferecer às mulheres da comunidade cursos de especialização para capacitá-las a otimizar o negócio. No programa, mulheres de baixa renda são capacitadas para serem empreendedoras, ficando menos vulneráveis à dependência financeira e à violência doméstica.

Presidente do Rotary Praia Grande

O advogado Carlos Nina assumirá, no mês de julho, a presidência do Rotary Clube São Luís Praia Grande. Nina reuniu-se na sede da Associação dos Clubes de Rotary com o Conselho Diretor eleito para o mandato de 2022/2023, para tratar das metas de sua administração. Em São Luís há cinco clubes de Rotary.

Jogo do Moto

O Moto iniciou a venda de ingressos para a partida contra o Tocantinópolis, no próximo domingo (19), pelo Campeonato Brasileiro Série D. A expectativa de dirigentes, jogadores e comissão técnica é que o público ultrapasse 5 mil torcedores em função da excelente campanha do rubro-negro. O maior público do Moto até aqui foi diante da Tuna Luso, com pouco mais de 3 mil torcedores no Nhozinho Santos.

Para escrever na pedra:

“Quando um homem não se encontra a si mesmo, não encontra nada”. De Johann Goethe. 

Trivial variado

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficam fechadas nestas quinta e sexta-feira, devido à data de Corpus Christi e ao ponto facultativo definido em Portaria publicada na edição do dia 14 de junho.

Todas as sextas-feiras têm ‘Noite do Vinil’ no Thai Restaurante, no Golden Shopping Calhau, com a jornalista e DJ Vanessa Serra. O melhor da bossa-nova, rock e clássicos internacionais direto da ponta da agulha como trilha sonora para um jantar especial. 

As lojas Potiguar de São Luís estão abertas nesta quinta-feira, Dia de Corpus Christi. As unidades do Centro (Caminho da Boiada), Forquilha, Avenida dos Africanos, Cohama e Cohafuma, assim como o Centro de Distribuição funcionam no horário normal e estão repletos de produtos com descontos.

A última terça-feira, 14, foi mais um dia de caos no transporte por ferryboat que opera na travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense. Após longa espera, durante o dia inteiro, no Terminal da Ponta da Espera, dezenas de pessoas que aguardavam ansiosas e exaustas para embarcar foram surpreendidas com a informação de que não haveria mais viagens.



 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.