(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: A Festança que todos esperam

Mais: 30 anos de sucesso das Óticas Veja

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
PH Revista
PH Revista

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

NESTA TEMPORADA de festas juninas e exaltação à cultura popular, as índias e os índios que se apresentam nas brincadeiras de bumba meu boi se destacam pela beleza física e são sempre as atrações mais aplaudidas e, por isso mesmo, são o destaque de Capa deste caderno neste fim de semana

-----------------------------------------------------------

De uma coisa ninguém duvida: a Festança Boi da Lua vem com tudo este ano, depois de uma pausa de mais de dez anos. E já está sendo apontada como o maior e mais elegante evento da temporada junina de São Luís.

É a volta de uma noitada de gala aos salões elegantes desta Capital e que é vista como uma oportunidade para os amantes da cultura popular recriarem adereços de brincantes de bomba meu boi para brilhar intensamente na noite de 17 de junho, uma sexta-feira, nos salões e terraços do Rio Poty Hotel.

O espaço grandioso terá três propostas distintas: o salão Tarrafa´s todo refrigerado, transformado em templo do forró e outros ritmos juninos, o Terraço da Lua, com refrigeradores de tempo dando uma quebra no calor, e o Terreiro da Lua, naturalmente ventilado e com um céu de bandeirinhas coloridas para receber os grupos brincantes de bumba meu boi.

Festança beneficente

Nas últimas horas tem sido grande a corrida dos convidados para garantir seu lugar num dos ambientes da Festança, o que está sendo feito através de doações para as obras sociais apoiadas pelo Grupo Mirante, maior patrocinador dessa festa que tem a grife desta coluna.

Por outro lado, é cada vez maior a corrida aos ateliês de confecção de adereços para quem deseja se vestir com as roupas inspiradas nas vestes dos brincantes de bumba meu boi. Chapéus com miçangas e lantejoulas são os mais procurados. Cocar de índias também. Coletes bordados são muito procurados.

É claro que aqueles que guardaram seus adereços de outras festas vão poder usá-los novamente para brilhar nos salões e terraços do Rio Poty Hotel, que será o palco desse acontecimento na deslumbrante noite do dia 17 deste mês, a partir das 19h.

Festança com um toque de elegância

A reedição, este ano, da Festança Boi da Lua vem com tudo para ser o ponto mais alto de elegância, charme e glamour dos folguedos juninos maranhenses de 2022, ano em que o setor público está investindo pesado para transformar a festa maranhense no Maior São João do Brasil.

A Festança Boi da Lua será a grande oportunidade que os convidados terão de usar lindas fantasias inspiradas nas brincadeiras de bumba-meu-boi.

Responsável por levar para os salões elegantes desta cidade, a beleza e o glamour da cultura popular maranhense, a Festança Boi da Lua não é uma festa junina nos moldes da receita tradicional de roupas caipiras, mas uma festa cujas indumentárias são inspiradas nas ricas fantasias usadas pelos brincantes de bumba meu boi.

Arraial com decoração deslumbrante

Uma coisa é certa: a Festança Boi da Lua reunirá quem é quem na vida social da capital maranhense, num ambiente transformado num deslumbrante arraial, orientado pela designer Cintia Klamt Motta, que assina os mais bonitos e elegantes eventos que acontecem nesta Ccapital.

Os convites, como se sabe, estão sendo feitos por Teresa Martins, que conhece como ninguém todos os que gostam de festas elegantes e animadas.

É claro que os convidados tradicionais do evento podem indicar outros nomes para fazer parte dessa lista que é a mais disputada da temporada junina para essa noite que terá forró de pé de serra, a dança dos bois de raiz e de orquestra, a melhor música sertaneja, bumbauê e, claro, uma incursão pela mais bonita música popular brasileira.

Dona Helena Machado
Dona Helena Machado

Dona Helena Machado Moraes Correia festeja em família neste domingo, dia 12, seus bem-vividos 100 anos. É claro que sem a vitalidade de outras épocas, mas ainda muito lúcida, morando com a filha Thaís e os netos.

30 anos de sucesso das Óticas Veja

Os empresários Ednei Viégas Reis e Lindalva movimentaram um grupo grande de clientes, amigos e admiradores, na noite de sábado passado, para comemorar com uma grande festa, os 30 anos da presença das Óticas Veja em São Luís.

No shopping das Óticas Veja, no Calhau, Ednei mandou armar uma grande barraca, decorada com bandeirinhas de São João, onde foi servido coquetel e feita uma apresentação do Boi de Morros.

Pelo local passaram médicos oftalmologistas, empresários, jornalistas e outras figuras de prestígio da sociedade maranhense.

De um dos seus fornecedores, Viégas ganhou 300 óculos que foram distribuídos entre os convidados, que tiveram uma noite alegre e muito festiva.

Amaro Santana com o filho
Amaro Santana com o filho

AMARO Santana Leite está festejando a chegada a São Luís, para alguns dias de férias, do filho Alan Leite, que é empresário em São Paulo e já lhe deu dois netos, cuja mãe é Thais

 

[media :type=
[media :type="fotolegenda" :ref="727328" :title="Amaro com esposa e filhos

 

NOVAMENTE Amaro Santana Leite ao lado de sua amada Ana Lúcia Albuquerque entre os dois filhos, Alex e Alan

DE RELANCE

Homenagem a Sarney

O presidente José Sarney será homenageado pela Academia Maranhense de Letras na próxima sexta-feira, dia 17.

Decano da Casa de Antônio Lobo, Sarney ficou impossibilitado de comparecer à AML nesses dois anos de pandemia – inclusive quando da comemoração dos seus 90 anos, em 2020.

Agora ele poderá receber as homenagens que serão comandadas pelo presidente da Academia, desembargador Lourival Serejo.

Doação ao Arquivo

Aos amigos mais próximos, José Sarney tem mostrado uma raridade literária.

Trata-se do livro de ata original quando da construção da estátua de Gonçalves Dias, com a assinatura de todas as pessoas – artistas e trabalhadores – envolvidas no projeto.

Sarney já avisou que pretende doar o livro ao Arquivo Público do governo estadual, mas fora alertado que o órgão encontra-se sucateado, sem condições de preservação de documentos raros.

Ira dos adversários

O prefeito Eduardo Braide tem dado de ombros para os acenos do pré-candidato ao governo Weverton Rocha.

O senador pedetista se desmancha em assédio a Braide, que responde com o silêncio da indiferença.

Se optar por uma declaração de apoio a Weverton, o prefeito de São Luís que vai atrair a ira dos adversários.

Nomes de peso

O ex-senador Édison Lobão deve desembarcar em São Luís nos próximos dias.

Vem disposto a dar uma força para a pré-candidatura do filho Edinho, que vai disputar uma vaga de deputado federal pelo MDB.

Edinho sabe que não terá vida fácil pela frente, afinal o partido conta ainda, como pré-candidatos a federal, com nomes de peso como Roseana Sarney, Hildo Rocha e João Marcelo.

Planos de Saúde

STJ decide que planos de saúde não precisam cobrir procedimentos fora da lista da ANS

Seis dos nove ministros que votam na Segunda Seção entenderam que o chamado rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar é taxativo.

Ou seja, contém todas as obrigações de cobertura para as empresas seguradoras. Com isso, elas não necessitam pagar outros tratamentos.

Julgamento na Corte também definiu critérios para abrir exceção a esse entendimento.

------------------------------------------

GRANDES apreciadores de vinhos tintos, os empresários Jeová Barbosa e Luciano Gomes brindam à alegria de viver degustando um “Diablo” de boa safra

 

Geová Barbosa e Luciano Gomes
Geová Barbosa e Luciano Gomes

 

 Centenário de uma grande dama

Nascida no Piauí, mas desde muito jovem morando em São Luís com o marido, o também piauiense Almir Moraes Correia (já falecido), e os filhos Marisa, Francisco e Thais, e os netos, Dona Helena Machado Moraes Correia comemora 100 anos neste domingo, dia 12.

Ela vem de uma época de elegância, requinte e glamour da sociedade maranhense, para o que deu enorme contribuição durante o século passado e nas duas primeiras décadas deste novo século e milênio.

Conheço Dona Helena há mais de 50 anos, tempo em que ela tem pontificado como uma fonte de inspiração para esta coluna, na qual foi sempre destaque maior entre as mais elegantes e as mais charmosas damas da sociedade maranhense.

Para escrever na pedra:

“Em face da imprevisibilidade da vida, inventamos Deus, que nos protege da bala perdida”. De Ferreira Gullar, grande poeta maranhense.

TRIVIAL VARIADO

Quem ainda não confirmou presença na Festança Boi da Lua é bom fazê-lo o quanto antes para garantir um lugar no arraial, pois o número de convidados é limitado e não pretendemos criar superlotação. Queremos uma noite tranquila com espaço para as pessoas circularem e dançar.

Algumas brincadeiras famosas já avisaram que vão visitar o arraial Festança Boi da Lua, tais como o boi de Nina Rodrigues, o boi de Santa Fé, o boizinho Barrica e o Boi da Maioba.

É claro que além das toadas, pandeirões e matracas estão na agenda dessa noite deslumbrante, o Forró de Pé de Serra, o grupo CDC, o Bumbauê de Pepê Júnior e a música sertaneja da dupla Fernando e Franco.

Ou seja: será uma noitada, a partir das 19h, para todos os gostos musicais, além das mais tradicionais comidas típicas da temporada junina.

No Dia Nacional do Teste do Pezinho (06/06) a APAE de São Luís celebrou os 30 anos de implantação da Triagem Neonatal na instituição. E aproveitou para homenagear parlamentares cujo apoio tem sido relevante na manutenção dos serviços da instituição.

Na programação também teve uma mesa redonda sobre o “Histórico da Triagem Neonatal” e sua abrangência em todo o Maranhão. Vale lembrar que a APAE de São Luís é referência na Triagem Neonatal, realizando o Teste do Pezinho gratuitamente, nos 217 municípios do Estado.

Em tempo: esse exame deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê; é obrigatório por lei e visa detectar precocemente alterações metabólicas e genéticas congênitas.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.