(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Lançamento de “Ritos Tenetehar” será dia 14

Mais: Presidente da CBIC visita o Grupo Canopus

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Em São Paulo, o cantor e compositor Zeca Baleiro recebeu em primeira mão o livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, dos fotógrafos Taciano Brito e Meireles Jr.
Em São Paulo, o cantor e compositor Zeca Baleiro recebeu em primeira mão o livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, dos fotógrafos Taciano Brito e Meireles Jr.

Já é grande a expectativa em torno do lançamento do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, obra dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, confirmado para o próximo dia 14 de junho (terça – feira) às 19h, em um grande evento no São Luís Shopping (antiga São Patrício – 2º piso).

Na programação além do coquetel, tem exposição de fotos, apresentação indígena do Território Araribóia e pockets shows com músicos como Marcelo Carvalho e a dupla Adriano Correa e Edinho Bastos.

A obra fez registros inéditos do povo indígena Tenetehar (Guajajaras), que habitam o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão. E além da luxuosa encadernação, traz tetos nos idiomas português, inglês e tupi.

Através dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito, foram registrados, pela primeira vez, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

Em São Paulo, os primeiros a receberem o novo livro em mãos foram só elogios. O músico Zeca Baleiro, que tem um texto seu na obra, recebeu Meireles Jr. e o publicitário Marcos Leal – da Ideia Propaganda responsável pela coordenação editorial – após seu show com Vinícius Cantuária e Jesse Harris no Blue Note. E ficou simplesmente encantando com o resultado final.

 Presidente da CBIC visita o Grupo Canopus

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, em agenda com empresários da indústria da construção civil no Maranhão, visitou na última sexta-feira, 27, canteiros de obras de várias construtoras, em São Luís, entre elas da Canopus Construções.

Acompanho dos sócios-diretores do Grupo Canopus, Parmênio Jr, Thiago Carvalho, Álvaro Carvalho e Igor Carvalho, e do presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, Martins pôde ver de perto obras de construções do grupo na indústria da construção civil habitacional, na capital deste estado.

A visita serviu, ainda, para a Canopus mostrar para o CBIC, a força da construção civil maranhense, por meio do Programa Casa Verde e Amarela, em parceria com o Governo Federal. “Nós podemos mostrar um pouco para o CBIC o que é a força da construção de habitação econômica para o Estado do Maranhão, para a região do Nordeste e para Brasil. A habitação com qualidade e o trabalho sério que nós desenvolvemos aqui, junto a classe econômica”, reforça Parmênio.

Os sócios-diretores do Grupo Canopus, Parmênio Jr, Thiago Carvalho, Álvaro Carvalho e Igor Carvalho com o presidente da CBIC, José Carlos Martins
Os sócios-diretores do Grupo Canopus, Parmênio Jr, Thiago Carvalho, Álvaro Carvalho e Igor Carvalho com o presidente da CBIC, José Carlos Martins

Presidente da CBIC visita o Grupo Canopus...2

No assunto: o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, ressaltou que a visita de José Carlos Martins a canteiros de obras de algumas das empresas associadas, é importante por mostrar o tamanho da indústria da construção civil no Estado.

“É um momento importante de visitas a obras de algumas das nossas empresas associadas, visando um olhar também para o tamanho da nossa indústria, da tecnologia que usamos e da qualidade das nossas obras”, pontuou Nahuz, ressaltando que Martins ficou impressionado com o resultado alcançado pelas empresas de São Luís.

Toda a programação de visitas do presidente da CBIC, José Carlos Martins, à capital maranhense foi organizada pelo Sinduscon-MA, que comemorou 45 anos de fundação no mês de maio.

O objetivo foi mostrar a força da construção civil no Estado, bem como a tecnologia usada, e as qualidades das obras.

“Sarney 90 anos”, na Academia de Letras

Publicado há dois anos, somente agora, após a pandemia do novo coronavírus, será lançado em tarde/noite de autógrafos o livro “Sarney 90 anos”, editado pela Academia Maranhense de Letras para festejar os 90 anos do escritor e político maranhense.

O lançamento será às 17h do dia 17 de junho, na própria Academia.

O livro reúne depoimentos sobre Sarney assinados pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros políticos, além de alguns dos mais notáveis escritores brasileiros da atualidade.

Do Maranhão, vários amigos e admiradores do decano das Academias Brasileira e Maranhense de Letras, também deram depoimentos sobre a trajetória política e cultural de Sarney, entre os quais se inclui, com muito orgulho, este Repórter PH.

Inquérito sobre transporte

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte Público realizará audiência pública na próxima quinta-feira (9).

O colegiado discutirá o modelo, as diretrizes e a gestão do sistema de transporte. A audiência marcará o fim das atividades da comissão.

Em maio, o vereador Aldir Júnior, relator da CPI, entregou aos demais membros da comissão o relatório parcial produzido pelo vereador Álvaro Pires, o qual será concluído após a audiência.

Desemprego feminino e masculino

A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua trimestral mostra a diferença da taxa de desemprego entre homens a mulheres. Enquanto o indicador geral ficou em 11,1% de janeiro a março, no recorte masculino a desocupação já está em um dígito (9,1%). Entre as mulheres, no entanto, ficou 4,6 pontos percentuais acima (13,7%).

Desde o início da pandemia, a maior diferença foi observada no primeiro trimestre de 2021. Chegou a 6,3 pontos percentuais. Foi quando o desemprego feminino no país alcançou 18,5%. Mas, de lá para cá, vem caindo em todas as apurações, enquanto no caso dos homens foi verificado uma variação mínima para cima entre o último trimestre do ano passado (9%) e o começo de 2022 (9,1%).

Historicamente o desemprego é maior entre as mulheres, mas especialistas apontam que elas sofreram mais durante o período da pandemia por fatores como a necessidade de ficar em casa com os filhos devido ao fechamento de escolas e creches. As maiores restrições sanitárias a setores como comércio e serviços também influenciaram. Agora, com a reabertura consistente, as taxas vêm recuando. A próxima Pnad trimestral sai em agosto.

DE RELANCE

Sucessão e interrogações

Faltando cerca de quatro meses para o dia em que os maranhenses irão às urnas escolher o novo governador, o cenário da corrida ao Palácio dos Leões ainda está envolto em interrogações.

A profusão de candidaturas nos diferentes campos ideológicos e o histórico de surpresas em pleitos anteriores alimentam incertezas e provocam temor de eventual divisão de votos na direita, no centro e na esquerda.

Até agora, há mais de cinco pré-candidatos que já foram anunciados pelos partidos políticos, mas as atenções estão voltadas para um nome que não está na lista.

Embora a ex-governadora Roseana Sarney continue, aparentemente, decidida a lutar por uma cadeira na Câmara dos Deputados, seus apoiadores ainda alimentam a esperança de que ela quebre a promessa feita de não disputar cargo majoritário.

Há quem diga que se ela mudar de opinião, entraria na disputa como um dos favoritos a chegar ao segundo turno, de acordo com os números de pesquisas contratadas por partidos políticos.

Tabagismo, armadilhas e saídas

Desde 1987, definiu a ONU, 31 de maio passou a ser o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, transcorrida na quarta-feira, é um lembrete dos prejuízos à saúde dos fumantes.

São Luís é uma das capitais que tem proporcionalmente mais fumantes no Nordeste.

Em um levantamento publicado em maio, avaliando mais de 9 mil pessoas de todo o país, foi identificado o percentual de 14,7% de fumantes no período pré-pandemia, com redução para 12,1% no primeiro trimestre de 2022.

O Sul foi onde se detectou o maior percentual de tabagistas. A presença da indústria do tabaco e a proximidade com países onde os percentuais de fumantes foram muito altos há até pouco tempo são possíveis explicações. Também as modificações no estilo de vida relacionadas à pandemia, com isolamento social, aumento da ansiedade e dificuldades econômicas precisam ser ainda avaliadas.

O uso de cigarros eletrônicos

É necessário desmistificar a noção de ser um produto isento de riscos. É uma falácia gravíssima, pois pode ocasionar inúmeros agravos à saúde, inclusive levar à morte.

Venda, propaganda e até seu uso são considerados ilegais no Brasil, passíveis de pesadas medidas administrativas para o comerciante e para o usuário.

Há quatro gerações de cigarros eletrônicos. As mais recentes permitem maiores concentrações de sais de nicotina, a inclusão de aditivos para melhorar o sabor e aroma, o acréscimo de propilenoglicol, vulgarmente chamado de gelo seco.

São artifícios para estimular seu uso e induzir o vício. No vapor exalado, está comprovada a presença de inúmeros agentes cancerígenos e outras toxinas. O uso continuado conduz à dependência, traz irritação para os olhos e visão turva, tosse, irritação na garganta, dificuldade para o fluxo de ar no sistema respiratório, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, náuseas e vômitos.

Houve, na América do Norte e outros países, registros de mais de 2,7 mil casos de insuficiência respiratória e de dezenas de óbitos nitidamente associados aos cigarros eletrônicos.

Conexão Ciro-Tebet

Entusiasta da pré-candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência, o ex-senador gaúcho Pedro Simon defende aproximação entre ela e o presidenciável do PDT, Ciro Gomes. Simon diz que considera “muito triste” a polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro.

O ex-senador adverte que o propósito é estimular a discussão sobre o futuro do país, e não necessariamente formar chapa entre Ciro e Simone:

– Pode haver um entendimento e pode não haver. Mais à frente, se os dois toparem, podemos fazer ampla consulta popular para ver qual deles pode representar. Mas isso não é obrigatório.

70 anos de reinado

Primeira monarca britânica a celebrar um jubileu de platina, ou seja, 70 anos ininterruptos de reinado, Elizabeth II teve duas raras aparições públicas no fim de semana, no encerramento das comemorações pela histórica marca alcançada.

No sábado, a rainha fez uma recepção em sua residência de Sandringham, em uma cerimônia para poucos convidados. Domingo ela apareceu na varanda do Palácio de Buckingham para acenar para a multidão.

– Sua Majestade a Rainha deu uma recepção para os membros da comunidade local e grupos de voluntários em Sandringham House na véspera do dia de sua ascensão ao trono, o 70º aniversário do reinado de Sua Majestade – comunicou o Palácio de Buckingham, sobre o evento de sábado, no qual ela apareceu vestida com um traje azul claro e um colar de pérolas e cortou um bolo preparado para a ocasião por um morador local.

Fernando e Franco é a dupla sertaneja mais aplaudida e querida em atuação constante nos palcos maranhenses
Fernando e Franco é a dupla sertaneja mais aplaudida e querida em atuação constante nos palcos maranhenses

O sucesso da dupla Fernando e Franco

Melhor e mais aplaudida dupla sertaneja em atuação neste Estado, com uma agenda de shows lotada para esta temporada junina, os cantores Fernando e Franco já avisaram que também vão desembarcar na Festança Boi da Lua para colaborar com o evento filantrópico promovido pelo Grupo Mirante.

Os dois belos e simpáticos jovens artistas têm arrebatado multidões de fãs onde quer que se apresentem e durante o mês de junho vão percorrer várias cidades maranhenses para mostrar o seu aplaudido trabalho.

Batizado do Boi de Maracanã

Vem aí a grande festa para o batizado do Boi de Maracanã. O evento está programado para o dia 23 de junho, às 23h, na sede do grupo folclórico, em Maracanã, reunindo o batalhão, simpatizantes e convidados. A programação ainda será divulgada, mas será vasta.

O ritual de batizado do “Batalhão de Ouro” é muito importante para o grupo, pois é quando os brincantes são abençoados para iniciaram a maratona de apresentações nos arraiais da cidade. A agenda do boi está lotada e deverá se estender, inclusive, após o São João. 

 Para escrever na pedra:

“A autoestima é o que há de mais divino no ser humano. Pois, quando nada lhe resta, resta-lhe a si mesmo”. De Cíntia Salvato.

 TRIVIAL VARIADO

É grande a corrida dos convidados para confirmar presença na Festança Boi da Lua, o evento de maior charme e glamour da temporada junina maranhense que acontece no dia 17 de junho, a partir das 19h, no Rio Poty Hotel.

A Festança Boi da Lua, que é coordenada pelo titular desta coluna, tem um sentido social relevante: destina-se a angariar recursos para as obras sociais apoiadas em São Luís pelo Grupo Mirante.

Esta semana iniciou com muitas perdas. Uma delas foi do artista Rubens Caribé, grande figura humana que foi vencido por um câncer de boca contra o qual vinha lutando há alguns anos. Rubens faleceu aos 56 anos, domingo, em São Paulo.

Nesta Capital, vítima de um ataque cardíaco fulminante, faleceu o jovem e talentoso decorador Danúbio Fernando, dono de um vasto círculo de amizades nesta Ilha. Seu corpo foi levado para ser sepultado em Santa Inês, sua cidade natal.

Outra morte muito lamentada e sentida foi de Júlia Esmeralda Moraes, que foi vencida por um câncer de mama. Seu corpo foi cremado na tarde de ontem no crematório da Pax União, na Maioba.

A PEC que reduz a alíquota do INSS das prefeituras começa a tramitar na Câmara dos Deputados graças a articulação de prefeitas, prefeitos e deputados. Mas para aprovação vai ser necessária união e luta de todos.

Convite chegando para a cerimônia de abertura da Feira Nacional do Doce, a Fenadoce 2022, que acontecerá na próxima quinta-feira (9), na Cidade do Doce, no RS. A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Quem estava pensando em curtir um feriadão na próxima semana pode mudar os planos. A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) funcionará normalmente na quinta-feira, dia de Corpus Christi.

Em tempo: embora seja um dia de comemoração religiosa, a data não é mais considerada feriado na legislação estadual. A data é considerada apenas ponto facultativo para a administração pública.

A PEC 206, que prevê cobrança de mensalidade em universidades públicas, deixou de ser debatida na CCJ na semana retrasada porque o relator se ausentou da comissão. A pressão contra a proposta foi grande. E não se falou mais sobre o assunto na semana passada.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.