(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Hoje é dia de festejar Roseana Sarney

Mais: As festas juninas de volta

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Hoje é dia de festejar uma das maiores lideranças políticas do Maranhão: a ex-governadora, ex-senadora e ex-deputada federal Roseana Sarney. Ela está mudando de idade e, certamente, vai ser a figura mais festejada neste Estado. Na foto, Roseana em registro de arquivo, com a cantora Alcione e o Repórter PH
Hoje é dia de festejar uma das maiores lideranças políticas do Maranhão: a ex-governadora, ex-senadora e ex-deputada federal Roseana Sarney. Ela está mudando de idade e, certamente, vai ser a figura mais festejada neste Estado. Na foto, Roseana em registro de arquivo, com a cantora Alcione e o Repórter PH

As festas juninas de volta

A expectativa para o retorno das festas juninas em praça pública, depois de dois anos de proibição por causa da pandemia, agita a maioria dos municípios maranhenses que tem neste período eventos que geram, além de entretenimento, empregos e renda para diversos segmentos envolvidos na organização.

Em tempos de economia difícil, retomar a festa vai significar dinheiro circulando. Após dois anos será possível reverter o impacto na economia, já que o São João mobiliza uma grande cadeia produtiva.

Segundo os executivos hoteleiros de São Luís não só a hotelaria e o comércio ficam aquecidos, mas também as atividades informais, a exemplo das barracas de comida típica, fabricação e venda de licor e aluguel de casas ou quartos para os visitantes.

O tempo curto para programar a festa é uma das preocupações. Municípios de maior porte já divulgaram a grade do São João, mas não há segurança sobre a disponibilidade de recursos. Já os municípios menores vão precisar do apoio.

Festança Boi da Lua

O assunto já tomou conta da sociedade local e nas reuniões sociais não se fala em outra coisa. Tudo gira em torno da volta triunfal da Festança Boi da Lua, um evento com a grife desta coluna que marcou época na temporada junina maranhense.

De volta, agora, mais de dez anos depois de sua última edição, a Festança Boi da Lua vem com tudo para ser o ponto mais alto de elegância, charme e glamour dos folguedos juninos.

A Festança que será realizada no dia 17 de junho, sexta-feira, no Rio Poty Hotel, é a grande oportunidade que os convidados terão de usar lindas fantasias inspiradas nos brincantes de bumba-meu-boi.

Festança Boi da Lua...2

Os artesãos de São Luís estão com seus ateliês lotados de encomendas de chapéus de vaqueiros bordados de miçangas e canutilhos, além de peças cintilantes usadas pelos brincantes dessa linda manifestação folclórica do Maranhão.

Todos querem brilhar intensamente na Festança Boi da Lua, que conta mais uma vez com o apoio do Grupo Mirante.

Vale lembrar que a Festança levou a cultura popular do Maranhão para os salões elegantes de São Luís. E agora retorna em grande estilo, após a pandemia do novo coronavírus, com força total e, certamente, reunindo quem é quem na vida social da capital maranhense.

Os convites estão sendo feitos por Teresa Martins.

São Luís sob a luz dos tambores

A segunda exposição fotográfica do Fotoclube Poesia do Olhar será aberta hoje, no Shopping da Ilha, piso L3, próximo à praça de alimentação, e vai até o dia 25 junho.

A exposição faz parte do projeto “São Luís Sob a Luz dos Tambores”, que propõe evidenciar, de modo artístico e cultural, a cidade de São Luís, a partir do olhar literária do escritor Josué Montello na obra “Tambores de São Luís”

A Mostra se utiliza de fotografias produzidas pelos membros do Fotoclube, publicadas no fotolivro Tambores, que também faz parte do projeto, e busca proporcionar um pensamento crítico e despertar no público uma busca mais profunda sobre a história de São Luís.

O projeto é composto por um livro fotográfico resultado de um minucioso trabalho de pesquisa, duas exposições fotográficas e tem a participação de 19 fotoclubistas.

Até o dia 25 de junho, a mostra poderá ser apreciada pelos visitantes do Shopping no horário de 10 às 22h.

Diretoria da Maxx no Abrint 2022

Os principais players de tecnologia e conexão estiveram reunidos em São Paulo, no período de 26 a 28 de maio, no evento “Encontro Nacional 2022”, promovido pela ABRINT / Ass. Brasileira de Provedores de Internet.

A palestra “Transformar: Estratégia de um Novo Tempo”, proferida pelo filósofo Leandro Karnal marcou a abertura do evento.

O Diretor da operadora maranhense Maxx, Augusto Diniz, marcou presença juntamente com os gerentes Walkíria Pinto (Comercial), André Carmelo (Financeiro) e Jefferson Bandeira (TI).

Eles conferiram os debates e palestras sobre inovações e tendências desse setor que se revela cada vez mais estratégico em todo o mundo.

Segundo Augusto Diniz, o compromisso da Maxx é estar sempre oferecendo as melhores soluções de conexão através dos serviços de internet fibra; telefonia móvel e fixa e TV HD.

E para tal, a empresa está sempre em busca das mais modernas tecnologias para os usuários maranhenses e suas conexões.

 [e-s001]

A economia e a eleição no Brasil

Uma das muitas frases de manual em campanhas políticas é “the economy, stupid” (a economia, idiota), formulada pelo consultor James Carville em 1992 para explicar a surpresa com a vantagem do candidato democrata Bill Clinton ante o então presidente George Bush (o pai, falecido em 2018, não o filho), que buscava a reeleição.

A frase tinha duplo sentido: justificativa e estímulo. Os Estados Unidos enfrentavam recessão, com alto desemprego e redução no poder de compra. Carville explicava a drástica virada na avaliação de Bush pai, de 90% de aprovação em março de 1991, logo após a invasão do Iraque (a primeira, depois o filho fez o mesmo), e os 64% de rejeição em agosto de 1992, a menos de três meses da eleição. Ao mesmo tempo, recomendava seu uso eleitoral.

A economia e a eleição no Brasil...2

Então, sim, a economia sempre tem peso na eleição. Por isso, os economistas criaram uma espécie de indicador, chamado por alguns de “índice de bem-estar”, que combina as duas variáveis que mais afetam o bolso do eleitor: desemprego e inflação.

Conforme pesquisa do Datafolha, 53% dos brasileiros disseram que a situação econômica terá “muita influência” na sua decisão de voto. Outros 24% avaliam que a economia tem “um pouco de influência” na escolha. Apenas 21% dizem não ver influência alguma.

De fato, é difícil separar votação do cotidiano duro no Brasil, por mais que parte das mazelas tenha origem no Exterior. Parte.

Os Gerentes Walkíria Pinto (Comercial), André Carmelo (Financeiro) e Jefferson Bandeira (TI) com o Diretor da operadora Maxx Augusto Diniz no evento ABRINT 2022 em São Paulo
Os Gerentes Walkíria Pinto (Comercial), André Carmelo (Financeiro) e Jefferson Bandeira (TI) com o Diretor da operadora Maxx Augusto Diniz no evento ABRINT 2022 em São Paulo

DE RELANCE

Prazo prorrogado

O prazo final para adesão ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp) foi adiado para esta sexta-feira, dia 3.

O prazo acabaria ontem, terça-feira. Por meio da iniciativa é possível diminuir e até liquidar multas, juros e encargos de empresas, proporcionalmente às perdas de faturamento ao longo da pandemia.

No caso de dívidas junto à Receita Federal, a adesão ao financiamento poderá ser feita por meio do Portal e-Cac, ou Portal do Simples Nacional.

Já em relação às pendências junto à Dívida Ativa, a negociação é via portal Regularize.

Festival SESI de Robótica 

A equipe Pugnator, de F1 in Schools, e Phoenix Robot, de FLL, garantiram troféus na categoria “Core Valeus” e Projeto Social. E pela primeira vez, o Maranhão conquista o troféu de melhor técnica da competição 

Os alunos do SESI Imperatriz e São Luís desembarcaram na capital maranhense e região Tocantina, após participarem do Festival SESI de Robótica, realizado de 26 a 29 de maio, em São Paulo. 

Por lá, os alunos mostraram seu potencial na competição, que reuniu alunos do SESI, de escolas públicas e privadas de todo país, e conseguiram êxito ao conquistarem boa performance ganhando destaque com troféu de Projeto Social e Core Valeus. 

A equipe maranhense de FLL, Phoenix Robot, vibrou junto com familiares a conquista do troféu de “Core Valeus”, que destaca os valores fundamentais que norteiam a competição, entre eles, o trabalho em equipe. Já a escuderia Pugnator, da F1 in Schools, acumula pela segunda vez consecutiva, o troféu “Projeto Social”. 

Festival SESI de Robótica...2

O Maranhão teve reconhecimento nacional também na categoria de técnico destaque.

A professora do SESI Imperatriz, Conceição Oliveira, foi considerada a melhor técnica da competição.

O Festival SESI de Robótica não é feito somente de robôs, é muito mais que isso. Envolve a dedicação e empenho dos competidores na construção de seus projetos, treinos intensivos e no trabalho em equipe ao longo de cada temporada. 

Prazo encerrado

Acabou ontem o prazo para os partidos formarem federações e três blocos configuram a nova situação: PT, PCdoB e PV são um, o principal, PSDB e Cidadania outro e PSOL e Rede mais outro.

A alternativa para compensar o fim das coligações impõe que os partidos federalizados fiquem juntos como se fossem um só durante os quatro anos, mas pelo visto parece que todos estão satisfeitos, como diz experiente parlamentar maranhense:  

– Não tenha dúvida de que a federação fortalece os partidos nesse momento. É melhor para nós.

Alinhamento Estratégico

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental, promoveu reunião de alinhamento estratégico, ontem, com a alta administração do TJMA, diretores e diretoras integrantes da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) e representantes dos grupos executivos do PLS.

Na abertura do evento – no auditório do Centro Administrativo – o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou a importância das ações promovidas pelo Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA bem como o compromisso do Judiciário com a sustentabilidade.

“O Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA tem realizado um trabalho extraordinário, cujos projetos nos servem de inspiração. Afinal, nós temos um compromisso com a sustentabilidade. Precisamos aprimorar nossos indicadores e os nossos serviços prestados à sociedade, além de preservarmos o nosso planeta para as futuras gerações”, pontuou.

O preço da fama

Obra-prima de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa já passou por poucas e boas desde que foi concluída, no século 16.

Chegou a ser pendurada no banheiro de um rei (!) e, desde que foi adquirida pelo Museu do Louvre, em Paris, foi roubada e recuperada, se tornou ícone pop e virou alvo dos mais infames ataques.

A “tortada” do último domingo não foi nada perto da “canecada” de uma turista em 2009 e da pedrada recebida em 1956 – quando o vidro de proteção quebrou, e o cotovelo esquerdo da Gioconda ficou danificado.

É o preço da fama – que, aliás, só aumenta.

Convocado para ser o top DJ da Festança Boi da Lua, Sérgio Balata foi buscar inspiração no belo cenário junino do centro histórico de São Luís para produzir o repertório da festa
Convocado para ser o top DJ da Festança Boi da Lua, Sérgio Balata foi buscar inspiração no belo cenário junino do centro histórico de São Luís para produzir o repertório da festa

Há tempo para crescer e aparecer

A eleição para o governo do Maranhão contrasta com a sucessão presidencial pela ausência de um favorito. Com vários pré-candidatos, ninguém tomou dianteira sólida nas pesquisas. Os candidatos terão quatro meses para crescer e aparecer.

Pelo histórico das últimas eleições, ninguém tem motivos para soltar foguetes nem para entrar em desespero: o segundo turno é um filme que ainda está com final em aberto.

O exemplo de José Reinaldo Tavares é o que mais anima os candidatos que nas próprias pesquisas internas aparecem com baixos índices de intenção de voto, principalmente os que, por não estarem na vitrine, têm rejeição insignificante.

Até o início da propaganda eleitoral, Zé Reinaldo estava na faixa dos 2%. Acabou atropelando os que pareciam garantidos no segundo turno e venceu.

Testes nas urnas descartam fraudes

A Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar a segurança dos testes nas urnas eletrônicas, apresentou ontem seu relatório final.

O documento descarta qualquer possibilidade de manipulação dos votos para as eleições de 2022.

As conclusões foram entregues ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE, em Brasília. De acordo com a comissão, a análise dos “processos, sistemas, subsistemas e componentes” das urnas transmite “segurança e confiabilidade”.

“Observa-se ao longo dos eventos do TPS realizados de 2009 até o momento, que os resultados apresentados demonstram a maturidade dos sistemas eleitorais”, afirmou o documento.

Para escrever na pedra:

“O que espanta não é a loucura que vivemos, mas a mediocridade dessa loucura. O que nos dói não é o futuro que não conhecemos, mas o presente que não reconhecemos”. De Mia Couto, escritor moçambicano que amanhã desembarca em São Luís.

 TRIVIAL VARIADO

Câmara dos Deputados começa a analisar pacote para tentar baixar a conta da luz Quatro propostas em debate têm relação com o custo da energia elétrica. Uma das cotadas para ir a plenário nesta semana é a que proíbe a cobrança de ICMS sobre o valor das bandeiras tarifárias amarela e vermelha.

No assunto: o projeto mais polêmico revoga reajuste contratual recente aos consumidores do Ceará. Há um movimento para estender a medida a outros Estados, inclusive o Maranhão.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.