(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Benjamin Franklin na Expo Indústria Maranhão

Mais: Posse do novo defensor-geral do Estado

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Visitando o estande da Perspective, representante do BTG Pactual em São Luís, Benjamin Franklin Alves com a filha Danielle, que é uma das sócias da empresa, com o esposo Luís Fernando Cadilhe, no dia da abertura da Expo Indústria Maranhão, em andamento no Multicenter Sebrae
Visitando o estande da Perspective, representante do BTG Pactual em São Luís, Benjamin Franklin Alves com a filha Danielle, que é uma das sócias da empresa, com o esposo Luís Fernando Cadilhe, no dia da abertura da Expo Indústria Maranhão, em andamento no Multicenter Sebrae

Posse do novo defensor-geral

A Defensoria Pública do Estado contará, a partir de quarta-feira (1º), com um novo dirigente. O defensor público Gabriel Furtado será empossado em solenidade marcada para as 17h30, na nova sede da instituição, no bairro Renascença II.

O novo defensor-geral obteve 180 votos e foi o candidato mais votado da lista tríplice encaminhada ao chefe do Poder Executivo estadual. Gabriel Furtado permanecerá no cargo até 31 de maio de 2024.

Após quatro anos no comando da DPE/MA, Alberto Bastos passará o bastão ao amigo Gabriel Furtado, que deixa a Subdefensoria-Geral para assumir esta nova missão.

Posse do novo defensor-geral 2

Dono de grandes feitos, Bastos não só fez o seu sucessor, mas também foi o responsável pelo maior programa de expansão e captação de recursos via convênios vivenciados pela instituição em seus 21 anos de história.

Foram 27 econúcleos entregues na capital e interior e mais de R$14 milhões disponibilizados nas contas da instituição, para fortalecimento da política de acesso a direitos no Maranhão.

Mulheres na Política

Com apoio da Assembleia Legislativa, a ‘Frente Maranhense Mais Mulheres na Política’ realiza, nesta sexta-feira e sábado, uma grande mobilização em São Luís para incentivar a participação feminina na política partidária.

Hoje, acontece o ‘Seminário Estadual Mais Mulheres na Política’, no auditório Neiva Moreira da Assembleia Legislativa do Maranhão. No sábado, uma caminhada reunirá centenas de mulheres em favor do movimento. A concentração será na Praça Deodoro, com saída prevista para as 8h, seguindo pela Rua Grande até a Praça João Lisboa.

A Frente Maranhense foi criada após reunião com a líder da bancada feminina do Senado Federal, a senadora Eliziane Gama, uma das idealizadoras do ‘Seminário Nacional Mais Mulheres na Política’, que será realizado na próxima segunda-feira (30), em Brasília.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide com o jornalista Clóvis Cabalau, em um dos estúdios da TV Mirante. Ele foi o entrevistado desta sexta-feira no quadro Bastidores, apresentado durante o telejornal Bom Dia Mirante
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide com o jornalista Clóvis Cabalau, em um dos estúdios da TV Mirante. Ele foi o entrevistado desta sexta-feira no quadro Bastidores, apresentado durante o telejornal Bom Dia Mirante

Colégio Militar

O deputado estadual Arnaldo Melo reuniu-se com a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, para solicitar a instalação de uma unidade do Colégio Militar no bairro Coroadinho, em São Luís.

Durante a reunião, o parlamentar esteve acompanhado de lideranças comunitárias do Coroadinho, que apresentaram à secretária o projeto para instalação do Colégio Militar em um imóvel onde hoje funciona uma cooperativa da comunidade.

Arnaldo Melo explicou que o projeto da construção do colégio foi muito bem acolhido pela secretária Leuzinete Pereira, que, de imediato, determinou ao setor de Engenharia da Secretaria de Educação que se deslocasse ao bairro para localizar o prédio da cooperativa, a fim de elaborar o projeto de reforma para instalação do Colégio Militar.

Coleta de sangue

Promovida pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), a campanha de doação de sangue “Sua atitude salva vidas” atraiu mais de 60 servidores voluntários e arrecadou 50 bolsas de sangue.

A ação foi realizada no Espaço Bem-Estar, localizado no edifício Nagib Haickel. A coleta de sangue se estendeu aos familiares e amigos dos servidores públicos e foi realizada das 9h às 16h.

Em Lago da Pedra

Em Lago da Pedra, a prefeita Maura Jorge cumpriu uma maratona de reinaugurações. Ao todo, foram cinco escolas totalmente reformadas e reestruturadas, além de postos de saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Em 2020, esses locais estavam com a estrutura totalmente comprometida, instalações elétricas e hidráulicas danificadas e banheiros sem a mínima condição de uso.

Estes e outros problemas encontrados na rede física do sistema municipal de saúde e educação foram solucionados. Ou seja, a cidade vive uma nova realidade.

De relance

Capacitação na UNDB

O psicólogo Antonio Neto e o médico Euler Sauaia comandam, nos dias 10 e 11 de junho, uma capacitação básica em atenção psicossocial e primeiros-socorros, elaborada para capacitar voluntários da Cruz Vermelha, universitários e profissionais de nível superior. O evento acontecerá no Teatro Maria Izabel, na UNDB, no Renascença II.

Em tempos de pandemia e calamidade pública por conta da chuva, desabamentos e total vulnerabilidade social por grande parte da sociedade, o curso vai trabalhar a educação em saúde mental e os primeiros cuidados a uma vida em risco.

Reencarnação de Michael Jackson

É hoje o show de Rodrigo Teaser, um dos mais perfeitos covers de Michael Wesley do mundo. Teaser está em São Luís desde ontem à tarde e, hoje, estará no JMTV 1o edição, da TV Mirante. 

A apresentação acontecerá às 20h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. No palco, o brasileiro incorpora o Rei do Pop com extrema perfeição, ao ponto de emocionar a plateia. Além de executar os passos de MJ, na companhia de bailarinos, ele canta ao vivo, acompanhado de sua banda. 

Prevenção à corrupção

Os Correios concluíram, este mês de maio, a adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, ação patrocinada pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria-Geral da União, de iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. 

O programa visa mitigar os níveis de fraude e corrupção no Brasil e alcançar patamares similares aos de países desenvolvidos.

Tática Eleitoral

Como já era esperado, o “Encontro de Tática Eleitoral”, que seria realizado nos dias 28 e 29 deste mês, foi adiado para 4 e 5 de junho. A decisão foi tomada depois do recebimento de um ofício da Executiva Nacional solicitando o adiamento.

O motivo é o Julgamento de recursos apresentados pelo deputado Zé Inácio e pelo ex-presidente do PT/MA, Augusto Lobato, onde questionam a forma de indicação de delegados de cada corrente para o encontro adiado. 

De acordo com o presidente estadual do partido, Francimar Melo, o julgamento dos recursos implica na impossibilidade do cumprimento dos prazos regimentais.

Sinal verde para São João 

A Prefeitura de São Luís deu início ao “São João: a festa do coração”. O evento, que ocorrerá durante todo o mês de junho em diversos pontos da cidade, foi aberto em frente à sede da Prefeitura, com a presença do prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e de autoridades do município. A festa reuniu milhares de pessoas. 

Decorada com balões e bandeirinhas gigantes, além de fitas coloridas, a fachada do Palácio La Ravardière foi uma atração a mais e serviu de cenário para fotos, encantando turistas e moradores da cidade. 

No local, um palco com sistemas de luz e som foi montado especialmente para o evento, dando a dimensão da grandiosidade das festas que o Município preparou para celebrar Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, este último cultuado apenas no Maranhão.

Lote de restituição 

A Receita Federal disponibilizou a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. O pagamento será creditado para um total de 3.383.969, mas só será realizado no dia 31 de maio. O valor total é de R$ 6,3 bilhões.

Segundo o governo federal, o montante será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores. 

Para escrever na pedra:

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário” - De George Orwell. 

Trivial variado

Será no dia 30 de maio, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Olho d'Água, a Missa de Sétimo Dia do empresário José de Ribamar Barbosa Belo, que nos deixou no dia 31 deste mesmo mês, no ano passado. 

O governador Carlos Brandão sancionou lei que eleva a vaquejada do Parque Maratá à condição de Patrimônio de Natureza Imaterial e Cultural do Maranhão.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação prorrogou até 30 de junho o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do primeiro semestre de 2022.

As 16 escolinhas participantes da primeira edição da Taça Ilha de São Luís de Futebol de Base receberam, esta semana, kits com uniforme completo e bolsas esportivas. Todo o material será utilizado pelas equipes ao longo de todo o torneio, previsto para ter início em 4 de junho.
 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.