(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

No Sul, celebrando a vida

Mais: registros de uma grande estrela

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Márcia Helena Ribeiro com seu irmão Pedro Aurélio Araújo, as filhas Ana Carolina e Ana Graziela, e a sobrinha Tatiana, no restaurante Restaurante Mortadela, em Blumenau
Márcia Helena Ribeiro com seu irmão Pedro Aurélio Araújo, as filhas Ana Carolina e Ana Graziela, e a sobrinha Tatiana, no restaurante Restaurante Mortadela, em Blumenau

Maior doceira desta Capital, Márcia Helena dos Santos Araújo Ribeiro mudou de idade na semana passada e reuniu toda a família para celebrar a data viajando pelas belas cidades e parques de diversões do Sul do país.

Ela começou o passeio por Blumenau, em Santa Catarina, depois foi conhecer o mundo encantado de Beto Carreiro e esta semana faz um tour por Gramado e arredores, no Rio Grande do Sul.

Márcia desenvolve uma doçaria com as receitas criadas por sua mãe Carmita Araújo, que marcou época adoçando bocas em São Luís.

Outro flagrante de Márcia Ribeiro, com a família em volta da mesa, jantando em Blumenau
Outro flagrante de Márcia Ribeiro, com a família em volta da mesa, jantando em Blumenau

Quem pagará a conta?

A cada dia que passa, vêm à luz do sol os efeitos ruinosos a mais secreta de todas as tragédias sociais que este país já teve em sua história moderna: o fechamento, por quase dois anos seguidos, das escolas, sobretudo as voltadas ao ensino público.

Poucos desvarios terão um preço tão alto para o Brasil quanto esse crime legal, praticado por governadores e por prefeitos nos tempos da Covid – com a licença, o incentivo e a benção do Supremo Tribunal Federal.

Foram roubados das crianças brasileiras, para toda a vida, dois anos de aprendizado, e esse roubo não pode ser ressarcido; não há seguro para tal tipo de perda. As vítimas sofrerão por causa disso, no seu dia a dia prático, até o fim das suas vidas.

Quem pagará a conta?...2

Ficou combinado na mídia, na vida política e nas classes intelectuais que não se fala dessa tragédia – o que permite, naturalmente, que os responsáveis por ela não se sintam incomodados com o desastre que criaram.

Ao contrário: quando tocam hoje no assunto, para denunciar “o descalabro da educação”, falam como se não tivessem nada a ver com a catástrofe que está aí. É a hipocrisia levada aos seus extremos.

A esquerda foi a grande fornecedora da ideologia que sustentou essa calamidade. A esquerda, que não fala em outra coisa a não ser na eliminação da pobreza no Brasil, agiu a favor da perpetuação das suas causas. É absolutamente simples: ignorância é miséria.

Quando se leva em conta que o começo, o meio e o fim do problema social do Brasil estão no baixo nível da educação pública, que priva a população pobre da única saída real para a pobreza – a aquisição de conhecimento – fica evidente o tamanho da agressão social contra os pobres que foi feita com o fechamento das escolas.

Quem pagará a conta?...3

Os pobres não saem da pobreza com “políticas sociais”. Só têm alguma chance de melhorar de vida quando adquirem conhecimentos que lhes deem a oportunidade de subir no mercado de trabalho. Perder dois anos de escola foi o que se podia fazer de mais eficaz para reduzir essas oportunidades.

Adversários ferozes da volta às aulas, na ânsia de ficar ao lado dos professores sindicalistas-grevistas, dizem hoje que lutaram pela “volta segura” às salas de aula. É mentira. Lutaram, na vida real, para manter as escolas fechadas pelo período de tempo mais longo possível.

Na verdade, os fechadores de classes ficam piores com a proximidade das eleições. Prometem agora, e como sempre, “mais investimentos para a educação” – seu candidato, aliás, diz que vai acabar com a obrigação de respeitar o teto de gastos públicos para “investir” em escolas que, até outro dia, seu partido exigia que estivessem fechadas.

A tragédia continua do mesmo tamanho, com viés de piora.

Registros de uma grande estrela

Sagrada, profana, santa, diaba: todas as Elkes em um único lugar. Uma Elke muito além do que pôde ser visto na TV ou onde quer que ela tenha estado em todos os seus anos de carreira.

Essa é a proposta da mostra inédita ELKE, que estará em cartaz na Praia Grande a partir de amanhã, para reverenciar uma das figuras mais icônicas e enigmáticas da cena artística brasileira.

Com curadoria de Gabriel Gutierrez e Ubiratã Trindade, a exposição inédita e histórica, homenageia uma das figuras mais emblemáticas da cena artística brasileira. São indumentárias, perucas, acessórios, vídeos, fotos nunca vistas e peças do acervo pessoal que compõem o universo de irreverência, inteligência e exuberância de Elke Maravilha, em diversos campos da criação humana: na moda, na indumentária, na cultura popular, no teatro, no cotidiano, na fé e nas lutas de gênero e das minorias.

Elke Maravilha no esplendor do sucesso
Elke Maravilha no esplendor do sucesso

Registros de uma grande estrela..2

A exposição sublinha, principalmente, a filosofia e ética que Elke propôs para a vida. Para isso, todo o acervo fotográfico da artista foi digitalizado, trazendo ao público imagens inéditas, que só os mais próximos tiveram acesso.

Vale lembrar que em pelo menos duas oportunidades, Elke Maravilha veio fazer apresentações em São Luís, trazida por este Repórter PH, em nome de uma fraterna amizade que durou muitos anos.

Elke, quando jovem, viveu um tórrido romance com um então jovem estudante maranhense que cursava Engenharia em Belo Horizonte.

DE RELANCE

Segurança jurídica

Destacados nomes do meio jurídico se encontram na próxima quarta-feira, às 19h, para o painel “Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios”, evento promovido pela Associação Comercial do Maranhão em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão.

A entidade empresarial receberá um grande time de especialistas: o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; Jean Cioffi, mestre internacional em Direito de Contratos, especialista em Arbitragem Internacional e Direito Tributário, Hugo Moreira Sauaia, doutor em Direito e mestre em Direito Constitucional e Ulisses Sousa, vice-presidente da ACM para Assuntos Tributários e sócio do escritório Ulisses Sousa Advogados Associados.

O evento, aberto ao público, foi idealizado para ser um espaço de discussão entre os empresários maranhenses para que eles possam conduzir com eficiência os seus negócios, de forma que consigam identificar os riscos que podem estar sujeitos diariamente, já que o desenvolvimento econômico das empresas, independentemente de segmento ou porte, são inviáveis sem segurança jurídica.

Ana Petkovic se casa  na Sérvia

Foi realizado no último sábado a tão esperada tradicional festa de casamento sérvio da cantora Ana Petkovic, filha do ex-jogador Dejan Petkovic (que jogou pelo Brasil em times como Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Goiás, Santos e Atlético Mineiro) na cidade de Nis no sul da Sérvia.

Ana e Dusan ZdravKovic se casaram em 2020, mas sem recepção para os convidados, por conta da pandemia. Mas desta vez, o casamento foi completo; começando pela igreja ortodoxa da terceira mais importante cidade do país.

Como já é tradição na Sérvia, a comemoração é restrita a familiares e mais íntimos.

Simbolicamente, Ana e Dusan se casaram pela segunda vez.

Ana e Dusan ZdravKovic entre os pais dela
Ana e Dusan ZdravKovic entre os pais dela

Operadora Maxx nas periferias

Foi inaugurada no bairro Sol e Mar, na última sexta-feira, a primeira das dez unidades do projeto de inclusão digital e inovação Estações Tech; que conta com apoio da operadora Maxx, e é fruto de convênio firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

O evento de inauguração na sede da Unimar/União de Moradores do Bairro Sol e Mar contou com as presenças do Sec. Davi Telles (SECTI); do Diretor da Maxx Augusto Diniz e do Ger. de TI Jefferson Bandeira; representantes da UEMA e lideranças comunitárias e políticas.

O projeto que descentraliza e democratiza ações de inovação nas comunidades, promete revolucionar áreas da periferia e de vulnerabilidade social, com a implantação dos 10 centros; criando ambientes de inclusão digital com investimentos da ordem de R$ 500 mil reais.

Augusto Diniz, diretor da operadora Maxx, e Davi Telles, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), na inauguração da Estação Tech, no bairro Sol e Mar
Augusto Diniz, diretor da operadora Maxx, e Davi Telles, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), na inauguração da Estação Tech, no bairro Sol e Mar

Cidadania e Leitura

Uma tarde cultural e com programação lúdica diversificada marcou a inauguração da Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès, pelo projeto "Cidadania e Leitura", no sábado, na Vila Ariri, área Itaqui-Bacanga.

Moradores de todas as idades, principalmente crianças e jovens, participaram das atividades. O projeto é realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão, com apoio da Lei Rouanet, patrocínio do Instituto Cultural Vale e parceria da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga.

Cidadania e Leitura 2

Após o descerramento da placa foi feito o convite para que todos conhecessem o rico acervo da Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès.

O espaço foi o segundo entregue pelo projeto. O primeiro foi a Biblioteca Comunitária Maria Aragão, inaugurada em outubro último, na Vila Bacanga. "Espaços como esse são essenciais para as comunidades, porque é com leitura que se forma um ser humano completo", observou Maria do Rosário Guimarães Almeida

Para escrever na pedra:

“As pessoas ainda têm dificuldade em aceitar uma mulher mais madura. Nós mesmas temos dificuldade em lidar com o envelhecimento”. De Claudia Ohana, atriz, sobre como encarar o passar dos anos.

 TRIVIAL VARIADO

O empresário Robério Lemos recebeu em solenidade na Câmara dos Vereadores desta Capital, na sexta-feira 13, o título de “Cidadão de São Luís”. O título teve autoria do vereador Gutemberg Araújo, vice-presidente da Câmara.

Tome nota: a Expo Indústria Maranhão trará aos maranhenses um show com o maior intérprete de Freddie Mercury: o paulista André Abreu, que apresentará o “Queen Celebration in Concert”, no espaço Expo Show, dia 28 de maio.

Tem mais: no espetáculo “Queen Celebration In Concert”, o cantor André Abreu dá vida ao imortal Freddie Mercury, em um resgate histórico desta que é uma das maiores bandas britânicas de todos os tempos.

Em tempo:  artista é conhecido em todo o mundo como o maior intérprete de Freddie. O cantor, multi-instrumentista, compositor e produtor musical impacta não apenas pela aparência física semelhante a Mercury, mas pela qualidade, afinação e extensão vocal.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.