(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

A Literatura brasileira está de luto

E mais: a elegância do novo governador do Maranhão

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Lygia Fagundes Telles, que morreu ontem aos 98 anos, foi a primeira brasileira indicada ao Prêmio Nobel de Literatura
Lygia Fagundes Telles, que morreu ontem aos 98 anos, foi a primeira brasileira indicada ao Prêmio Nobel de Literatura

Primeira mulher brasileira a ser indicada ao Prêmio Nobel de Literatura, a escritora Lygia Fagundes Telles saiu de cena ontem, aos 98 anos de idade, em São Paulo, e se retirou para a sua alma, como se morrer fosse sair de uma festa discretamente, sem se despedir, sem nenhum alarde ou aceno, sem avisar o anfitrião.

Lygia, como disse ontem o poeta Carpinejar, era linda por dentro e por fora. As sombras acentuavam os traços de seu rosto. Porque ela tinha mistério, sabia que a beleza não estava nem na luz da manhã, nem na sombra da noite, mas no crepúsculo, nesse meio-tom, nessa incerteza.

Queria a verdade sobre o sentido da vida sem a omissão das reticências. Ainda que a verdade fosse para poucos amigos.

 A Literatura brasileira está de luto...2

Durante sua trajetória, Lygia venceu o Prêmio Camões em 2005 e ganhou o Prêmio Jabuti em algumas edições.

Autora de várias obras como “Ciranda de Pedra (1954), “Verão no Aquário” (1964), “As Meninas” (1973) e “As Horas Nuas” (1989), ela foi considerada uma das maiores autoras brasileiras do século XX.

Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), a escritora também era uma importante contista. Em sua carreira, escreveu contos como “Porão e Sobrado (1938), que foi sua primeira publicação. Ainda há “Antes do Baile Verde” (1970), “Um Coração Ardente” (2012) e outros.    

 A Literatura brasileira está de luto...3

A escritora Lygia Fagundes Teles deixou vaga a cadeira de número 16 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Gregório de Matos. E foi a terceira mulher a ingressar na Casa de Machado de Assis, em cuja eleição recebeu o voto do então Presidente da República, acadêmico maranhense José Sarney, hoje decano da ABL.

Quando fui apresentado a Rachel de Queiroz, na residência dos Sarney, no Calhau, a grande escritora cearense me disse: “Lygia é a maior escritora brasileira viva, uma grande romancista mas, melhor contista, e principalmente uma grande amiga, a quem quero muito bem”.

Lygia ficou conhecida na literatura por abordar temáticas que costumam estar presente na maioria de seus escritos, como a loucura, as questões da morte, as várias visões do amor e o medo.

O governador Carlos Brandão entre o advogado Gustavo Sauaia e o delegado Lawrence Melo Pereira
O governador Carlos Brandão entre o advogado Gustavo Sauaia e o delegado Lawrence Melo Pereira

Orleans e gestos de elegância

Bom político, educado, atencioso, ao tomar posse, sábado, no Governo do Estado, sucedendo ao ex-governador Flávio Dino, Carlos Orleans Brandão Junior manteve a mesma simplicidade que é traço de sua personalidade, herdado do pai do mesmo nome.

Domingo, ele passou o dia lendo as inúmeras mensagens de felicitações, via Whatsapp, por sua posse e fez questão de responder a todas. Agora, vai montar o seu governo e cair em campo na campanha para se reeleger em outubro deste ano, com todas as chances de vitória.

No PSDB uma crise de identidade

Um dia depois de ter dado ao ex-governador de São Paulo João Dória a garantia de que o resultado da prévia será respeitado, o PSDB começou a emitir sinais de que não é bem assim. Que, para ser candidato a presidente, Doria terá de se mostrar capaz de atrair outros partidos e construir alianças, coisa que até os tucaninhos recém-nascidos sabem que ele não consegue no cenário atual.

Esse comportamento errático reforça a desconfiança de que as traições ocorrem na sala ao lado e contribui para que o aliado de hoje vire inimigo íntimo no dia seguinte.

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, que assinou o documento usado para acalmar Doria também deu aval para que o ex-governador Eduardo Leite continue as articulações consideradas golpistas pelo vencedor da prévia.

Araújo elogiou o comportamento de Leite, disse que ele não fez nada de errado e que “é do jogo” percorrer o país no esforço de construir a terceira via.

 Mais um sinal da crise tucana

Outro sinal da crise de identidade tucana foi o discurso de seu mais novo filiado, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.

Maia disse que o erro do PSDB foi ter se colocado no cenário político como um partido de centro, quando deveria ter assumido uma posição de direita.

E pontuou: “Não somos o centro. O sistema é binário. Não há terceira via. Infelizmente, o presidente Bolsonaro nos tirou da polarização”.

Luciano Gomes no Spazio Mateus degustando bons vinhos na companhia do jovem médico Leonardo Fecury Braga e sua namorada Sayuri
Luciano Gomes no Spazio Mateus degustando bons vinhos na companhia do jovem médico Leonardo Fecury Braga e sua namorada Sayuri

DE RELANCE

O Gala de Maio entra na reta decisiva

Entramos na quinzena de confirmações dos convidados no Gala de Maio 2022, que acontece, com pompa e circunstância, a partir das 20 horas do dia 14 de maio próximo, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy.

Vale lembrar que quando as vinhetas anunciando a festa começaram a ser postadas nas redes sociais, a reação dos convidados foi tão positiva que a maioria deles não perdeu tempo e logo cuidou de refazer suas agendas e remarcar viagens para confirmar logo suas presenças na festa.

Abril começou com a grande a movimentação de Teresa Martins confirmando os convites para o mais elegante evento social deste outono tropical em São Luís.

O Gala de Maio e as celebrações

Como já foi dito aqui, o Gala de Maio 2022 será uma confraternização para celebrar, na mesma data, vários eventos marcantes na história profissional deste Repórter PH.

Além da nova idade que estarei comemorando com alguns dias de antecedência (nasci em 19 de maio) estaremos celebrando os 42 anos do caderno semanal PH Revista (o caderno de variedades em circulação – agora virtual – mais antigo da imprensa brasileira), 52 anos de Jornalismo e os 50 anos de estreia nas páginas dos jornais que fizeram parte do Grupo Mirante.

Como todos sabem, a Coluna PH e PH Revista migraram, no fim do ano passado, para o Portal Imirante.com, inaugurando uma fase virtual.

Uma lista com tradicionais e novos convidados

O Gala de Maio 2022 não ficará restrito à nossa tradicional lista de convidados. Além desses amigos de sempre, chegamos à conclusão de que é preciso renovar a lista, pois o hiato de mais de dois anos sem realizarmos festas, fez com que muitos dos antigos amigos saíssem de fininho para outra dimensão, abrindo espaço para que a lista seja repaginada com a inclusão de novos e não menos charmosos e elegantes nomes que hoje fazem sucesso na vida social da cidade.

Atenta a essa mudança, Teresa Martins, que coordena esse item da produção da festa, tem se esmerado na formalização dos convites para que todos os convidados (antigos e novos) tenham tempo suficiente para produzir suas elegâncias para essa noite de gala.

Lembrete oportuno: é muito importante que os convidados façam logo a confirmação, pois assim saberemos com antecedência e com absoluta certeza, qual o público que iremos reunir nesse grande acontecimento.

 Thiago Arancam emociona na Expo Dubai

Cheia de encanto e glamour, a apresentação de Thiago Arancam foi um dos destaques da Expo Dubai 2022. O evento “Monte Carlo” aconteceu no Habtoor Palace na noite do dia 30 de março em comemoração ao encerramento da festa.

No palco, o artista cantou grandes sucessos do seu repertório. Sua apresentação mais que especial emocionou a todos os convidados.

Vale ressaltar que Thiago Arancam acaba de estrear com grande sucesso sua nova turnê “Mágico Amore” em São Paulo e seguirá com ela nos próximos dias por todas as principais capitais do país.

O deputado federal André Fufuca (médico) e sua bela esposa Samira
O deputado federal André Fufuca (médico) e sua bela esposa Samira

O “Mamma” virou “point” da Ilha

O mais bem transado restaurante que tem pegada na cozinha italiana em São Luís, o “Mamma”, da rede Grand Cru, franqueada de Gabrielle e José Sobral Neto nesta Capital, virou um dos mais badalados “points” da cidade.

Além da presença maciça da juventude, casais da tradicional sociedade local têm pontificado em grande estilo no local.

Sábado, após a posse de Carlos Brandão no cargo de Governador do Estado, muitos políticos saíram da Assembleia Legislativa e foram direto prá lá, entre os quais o deputado federal André Fufuca (André Luiz de Carvalho Ribeiro) e sua bela esposa Samira (nascida Mendes Braide) e, em outra mesa, o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Junior.

Dos grupos mais badalados da sociedade, também pontificando no local, destaque para Thatiana e César Bandeira com Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Ana Elvira e José Benedito Buhatem, Flávia e Nilson Ferraz.

 Sistema Fecomércio e Feira do Empreendedor

Nos três dias de atividades na Feira do Empreendedor 2022, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac realizou uma série de ações para fortalecer o ambiente de negócios no estado, além de garantir lazer, cultura, educação e entretenimento ao público que marcou presença no maior evento de fomento ao empreendedorismo do Maranhão.

Na 10ª edição da feira, a Fecomércio levou uma novidade para a cena empresarial: a Pesquisa de Necessidades do Empreendedor Maranhense.

O levantamento, feito in loco no stand, irá traçar o perfil do empresário dos setores de Comércio, Serviços, Agropecuária, Turismo e Indústria, com o objetivo de mapear seus interesses, entraves para o seu negócio e percepção de oportunidades.

O mapeamento trará informações sobre a localização dos empreendimentos; porte empresarial; interesses, demandas e dificuldades para acesso a crédito; expectativas empresariais a curto prazo (3 a 6 meses); percepção do empreendedor sobre segurança e infraestrutura nas imediações do seu negócio, e outras demandas que irão desenhar as principais características do empresário maranhense.

Clipe bombando

Um dos mais carismáticos, talentosos e desenvoltos cantores de forró lançou clipe oficial que está bombando no YouTube. É a música “Pix do Tamanho da Tua Saudade”, que já contabiliza mais de 2 milhões e 329 mil visualizações.

Andson Mendonça, ex-Furacão do Forró, está em uma ótima fase da carreira e segue firme e forte levantando a bandeira do forró, um dos mais contagiantes gêneros musicais do Brasil e uma das marcas registradas da região Nordeste.

Apresentando-se constantemente nos palcos de São Luís e de outras cidades brasileiras, o artista cativa com suas apresentações consistentes, fruto de sua voz firme e jeito descontraído de interagir com o público.

Neste mês de abril, o clipe será lançado, oficialmente, durante festa a ser realizada na Delicata Eventos, na Avenida dos Holandeses, oportunidade em que ele executará, também, outras músicas de seu vasto repertório autoral, incluindo “Novinha do Tik Tok” e “Nível Hard”.

 Para escrever na pedra:

“A beleza é esse mistério maravilhoso que não decifram nem a psicologia nem a retórica”. De Jorge Luis Borges, escritor argentino.

 TRIVIAL VARIADO

 Não dá para o Brasil reclamar do sorteio do seu grupo para a Copa do Mundo, que começa em 21 de novembro, no Qatar. A equipe de Tite conseguiu evitar a estreia mais cedo na competição, fugiu dos times mais difíceis de cada pote e ainda vai enfrentar seleções que já conhece muito bem.

No assunto: o sorteio foi muito parecido ao que aconteceu na Rússia, em 2018, com Suíça, Sérvia e Camarões. Não significa que vai ser fácil, mas está longe de ser o pior cenário.

 A propósito: as bolinhas começaram ajudando o Brasil por cair apenas no grupo G, o que significa que o Brasil vai estar entre as últimas seleções a estrear, no dia 24 de novembro, o que dá mais tempo para a preparação dos comandados de Tite, permitindo até um amistoso extra.

 Em tempo: em uma oitavas de final, os adversários estarão entre Portugal, Uruguai, Coreia do Sul e Gana, que também não estão entre os apontados como favoritos da Copa deste ano.

 A pouco menos de 10 dias da data decisiva para a troca de comando da Petrobras, houve uma reviravolta: o indicado à presidência do conselho de administração, Rodolfo Landim, desistiu de concorrer ao cargo.

 No assunto: o comunicado foi feito em nota oficial publicada no site do Flamengo, do qual Landim também é presidente, na madrugada de domingo (3).

Ontem foi rezada Missa de Sétimo Dia, na Igreja do Vinhais, em memória de Ana Teresa dos Santos Lamar, que faleceu na última semana de março deixando dois filhos – Manuel Francisco e Maria Gabriela. Ela era a única irmã do secretário de turismo de Caxias, Fernando Santos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.