Educação

Professores indígenas são formados em Licenciatura Intercultural

Os docentes formados foram Raimundo Krikati, José Krikati e Márcia Krikati.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Três professores indígenas maranhenses apresentaram, na última semana, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em Licenciatura Intercultural Indígena, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os docentes formados, Raimundo Cohpyht Krikati, José Cohxyj Krikati e Márcia Cohmxicwyj Krikati, apresentaram as monografias na aldeia São José, localizada no município de Montes Altos.

A apresentação ocorreu no Centro de Ensino Indígena Krikati e contou com coreografias e danças indígenas, como forma de demonstrar a alegria do povo indígena. Entre os temas apresentados estava: base da política linguística do Povo Krikati, WY TY (Festa do Gavião) e CAXYT (Festa do Esteirão).

AS defesas foram em clima de muita festa, pela forte manifestação da cultura indígena e pela valorização da língua materna, na escrita e defesa dos trabalhos. A coordenadora da Educação Indígena da URE, Eliene Costa, enfatizou a importância do fortalecimento e valorização da cultura.

“Nas apresentações dos trabalhos dos professores pesquisadores fica evidenciado esse desejo de fortalecer cada vez mais a sua cultura, privilegiando os saberes tradicionais indígenas”, disse.

Para a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, existe uma muita simbologia nesse momento e, por isso, a Aldeia São José estava em festa. Para ela, a defesa monográfica dos professores da escola Krikati é uma vitória em relação ao preconceito e a discriminação contra os povos indígenas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.