Reunião

Educação indígena é discutia durante encontro com representantes de comunidades

Cerca de 60 representantes de comunidades indígenas participaram do encontro.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Divulgação / Assessoria )

GRAJAÚ – Uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e lideranças indígenas deve buscar soluções para os problemas relativos à educação nas aldeias do Maranhão.

Em encontro, realizado em São Luís, cerca de 60 representantes de comunidades indígenas de várias etnias discutiram as pendências no pagamento do transporte escolar e o início do ano letivo nas escolas indígenas. Os índios relataram problemas na alimentação escolar, além da efetivação e formação de professores.

“A última formação de professores de escolas indígenas ocorreu em 2008. De lá pra cá foi só promessa. Nós queremos o reconhecimento de escolas indígenas. A educação nas aldeias, durante todo esse tempo, foi tratada de forma irresponsável e irregular”, reclamou José Arão Marizé Lopes, da aldeia Bacurizinho em Grajaú.

A equipe da Seduc disse tem um plano traçado para a educação indígena e da reativação do Conselho Estadual de Educação Indígena. A meta é levar para aldeias programas que contribuam para elevar o índice de alfabetização, com revisão das diretrizes curriculares e reestruturação das cinco Unidades Regionais de Educação que atendem às escolas indígenas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.