IMPERATIRZ – Uma comissão de índios de aldeias da etnia Gavião, do município de Amarante, distante 152 km de Imperatriz, esteve na sede da Secretaria Estadual de Educação, na manhã desta quinta-feira (17), para solicitar melhorias para as escolas das aldeias. Os professores, caciques, pais e mães de alunos, representando as oito aldeias Gavião de Amarante, foram recebidos pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes, os secretários-adjuntos e técnicos da Seduc.
Uma das reclamações dos índios é a demora na entrega dos alimentos da merenda escolar. Segundo o professor, Jonas Gavião, o problema acontece por causa das condições das estradas que levam até as aldeias. A melhoria das instalações físicas e a contratação de professores também foram solicitadas pelos índios.
Sobre os professores, a secretaria se comprometeu a substituir os que não estão comparecendo pelos classificados subsequentes no concurso para educação indígena. E, até o final do mês de novembro, os técnicos da superintendência de engenharia irão concluir todos os projetos de reforma, ampliação e construção de escolas na região. Com relação a merenda escolar, a Seduc vai tomar medidas para agilizar a entrega, além de incentivar a compra de alimentos produzidos nas aldeias.
Saiba Mais
- Professores indígenas são formados em Licenciatura Intercultural
- Grajaú: Aldeia Morro Banco recebe biblioteca comunitária
- Educação indígena é discutia durante encontro com representantes de comunidades
- Seduc começa levantamento de famílias indígenas no MA
- Educação indígena é tema de evento do Profebpar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.