UFMA

Educação indígena é tema de evento do Profebpar

O evento reuniu estudantes e professores de Imperatriz, Grajaú e outras localidades.

Imirante/Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ - Foi realizada, na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Imperatriz, uma mesa redonda com o tema “Educação Escolar indígena e Formação de Professores”. O evento foi organizado pelo Programa de Formação de Professores para Educação do Plano de Ações Articuladas (Profebpar), Imperatriz, e tinha como proposta discutir a educação escolar indígena fazendo uma articulação com a formação de professores.

O Profebpar foi criado em 2009 e atua em mais de 40 municípios do Maranhão, possuindo mais de 2000 alunos. Oferece qualificação aos professores da rede municipal da Educação Básica que trabalham na área e não tem curso superior. O pólo Profebpar de Imperatriz possui atualmente uma turma de alunos, duas em Bom Jesus das Selvas, cinco turmas na cidade de Grajaú e três turmas em Lago da Pedra.

Durante a mesa, os convidados falaram sobre a necessidade de sensibilizar os professores desta região a contemplar as especificidades da educação indígena. O professor Gersem Baniwa fez um apanhado sobre educação indígena a nível nacional e sobre os princípios norteadores para a formação desses professores especificamente. “É preciso que se pense os professores indígenas enquanto profissionais multiculturais, multifuncionais e multilinguistas”, explicou.

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.