MARANHÃO – Equipes da Secretaria de Estadual de Educação (Seduc) iniciam, nesta segunda-feira (7), uma ação integrada com o Programa Bolsa Família para efetivar o levantamento das famílias indígenas do Maranhão com o objetivo de registrá-las no Cadastro Único.
O trabalho será realizado até o dia 26 de junho. Durante este período será feito um levantamento para identificar os beneficiários do Bolsa Família, cruzando informações do Censo Escolar com a matrícula indígena e o número da unidade consumidora da Cemar. A Seduc pretende, com o levantamento, trabalhar com números mais precisos sobre a realidade indígena no Esttado.
A Seduc contará com o apoio de diversas instituições para realizar este trabalho, entre as quais a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Estadual (MP-MA), e as Secretarias de Igualdade Racial (Seir), dos Direitos Humanos (Sedihc), de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Segurança Pública (SSP.
O levantamento será realizado por quarenta servidores da Seduc, que percorrerão quarenta rotas, contemplando cinco Unidades Regionais de Educação (URE’s), que atendem a dezenove municípios com 283 escolas indígenas, além dos gestores e entrevistadores municipais do Programa Bolsa Família.
Os números coletados serão usados em todas as ações relativas a educação indígena como: transporte, alimentação, material didático, construção e ampliação de escolas entre outros. A ação visa ainda beneficiar as comunidades indígenas com os programas “Luz para Todos” e “Bolsa Família”.
Saiba Mais
- Professores indígenas são formados em Licenciatura Intercultural
- Grajaú: Aldeia Morro Banco recebe biblioteca comunitária
- Educação indígena é discutia durante encontro com representantes de comunidades
- Educação indígena é tema de evento do Profebpar
- Índios de Amarante vão a Seduc pedir melhorias para escolas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.