Após resgate

Idosa maranhense mantida em cárcere privado no RJ volta ao MA e reencontra a família

Maria das Graças de Sousa foi resgatada no dia 13 de abril, após ser encontrada em situação de cárcere privado.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
As irmãs Maria da Conceição e Maria das Graças.
As irmãs Maria da Conceição e Maria das Graças. ( Foto: Reprodução/TV Mirante)

MARANHÃO - Após ser resgatada de uma situação análoga à escravidão na cidade de Guaratiba, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a idosa Maria das Graças de Sousa Rodrigues, de 74 anos, voltou para o Maranhão e reencontrou a família.

Leia também:

Idosa maranhense mantida em cárcere privado é resgatada no Rio de Janeiro

O reencontro da idosa com os familiares aconteceu no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. O último contato com a família da idosa Maria das Graças de Sousa Rodrigues foi há 40 anos, por telefone, com a irmã Maria da Conceição.

A idosa foi resgatada no dia 13 de abril, após ser encontrada em situação de cárcere privado e, segundo a polícia, sofrendo maus tratos. Maria das Graças dormia em uma cama sem colchão e compartilhava o quarto com cachorros.

Maria das Graças é do Maranhão, mas vivia no Rio de Janeiro desde 1969. Ela só foi encontrada graças a uma sobrinha que procurava a idosa e ligou para uma vizinha para saber sobre a tia.

Maria da Conceição, irmã da idosa resgatada, disse que hoje os planos delas são de nunca mais se separar.

“Agora nós estamos juntas e só nós separamos com a morte. Nós estamos juntas agora e Deus vai prolongar os nossos dias de vida na terra, para nós vivermos muitos anos ainda”, disse Maria da Conceição, disse a irmã.

Ex-patroa responde em liberdade

A ex-patroa e responsável por não deixar Maria das Graças sair, identificada como Therezinha da Silva Moraes, de 82 anos, devido a idade avançada, responde em liberdade pelos crimes de cárcere privado e trabalho análogo à escravidão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.