Maus-tratos

Idosa maranhense mantida em cárcere privado é resgatada no Rio de Janeiro

Maria das Graças é do Maranhão, mas vive no Rio de Janeiro desde 1969.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Idosa foi resgatada e encaminha à delegacia.
Idosa foi resgatada e encaminha à delegacia. (Foto: divulgação)

RIO DE JANEIRO – Uma idosa, identificada como Maria das Graças de Sousa Rodrigues, de 74 anos, foi resgatada nessa terça-feira (13), após ser encontrada em situação de cárcere privado e, segundo a polícia, sofrendo maus tratos, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Leia também:

Suspeito de manter mulher em cárcere privado é preso em Imperatriz

Homem é preso por manter ex-companheira em cárcere privado em Vitória do Mearim

Maria das Graças é do Maranhão, mas vive no Rio de Janeiro desde 1969. Ela só foi encontrada graças a uma sobrinha que procurava a idosa e ligou para uma vizinha para saber sobre a tia.

O caso foi denunciado pela sobrinha da vítima no 43ª DP, em Guaratiba, e, nessa terça, ajudou os policiais a localizarem o endereço, que fica a 900 metros da delegacia.

Ajuda da vizinha

A sobrinha, ao saber que o número não correspondia ao endereço que tinha, pediu para que a vizinha, Leandra da Costa, fosse até o local para tentar achar Maria das Graças.

No local, Leandra encontrou uma senhora franzina, muito magra e debilitada, vestindo trapos e cercada de cachorros.

Ao perguntar se ela morava ali, ouviu que sim, mas ao pedir para que ela saísse para conversarem melhor, ouviu que não tinha acesso à chave e que “Dona Therezinha” não deixava ela sair, nem gostava que ela falasse com alguém.

Patroa a mantinha em cárcere

A responsável por não deixar Maria das Graças sair era Therezinha da Silva Moraes, de 82 anos, responsável por manter Maria das Graças presa em condições precárias.

Em resposta ao telejornal RJ2, da TV Globo, por conversa ao telefone, Therezinha afirmou que Maria estava bem e que os vizinhos preocupados com a situação da senhora estavam mentindo.

Segundo a polícia, ela deve ser indiciada por cárcere privado e maus-tratos.

“Eu recebi o telefonema da sobrinha dela, publiquei a história nas minhas redes sociais para ver se alguém sabia de algo no endereço e, como ninguém falou nada, fui lá pessoalmente. Até agora não sei o que me deu para insistir nessa história e ir atrás, mas estou muito feliz de ter conseguido tirar dona Maria daquele lugar”, disse Leandra, que encontrou a idosa em situação deplorável.

A vizinha contou ainda que após a primeira abordagem na casa, a idosa disse que ia ver com a “patroa”, que também morava no mesmo endereço, se podia sair para conversar, mas não voltou mais.

“Eu insisti, mas ela não voltou. Depois, voltei à noitinha, insisti e ela veio. Perguntei se ela queria ajuda para sair dali e ela disse que sim”, disse.

Após ser resgatada, dona Maria das Graças reencontrou os parentes na delegacia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.