Abordagem

PRF apreende caminhão com carga irregular de madeira nativa na BR-010

Foram encontradas diversas irregularidades no transporte da madeira como perfis diferentes do constante na nota e cubagem divergente.

Imirante.com, com informações da PRF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
caminhão e a carga ficaram retidos no Posto PRF de Imperatriz à disposição do Ibama.
caminhão e a carga ficaram retidos no Posto PRF de Imperatriz à disposição do Ibama. (Foto: Divulgação / PRF)

GOVERNADOR EDISON LOBÃO – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada dessa terça-feira (4), uma carga ilegal de madeira nativa que era transportada em um caminhão, no km 224 da BR-010, em Governador Edison Lobão, município a 659 km de São Luís.

Leia também:

PRF realiza no Maranhão maior apreensão de madeira ilegal do país

Polícia Federal apreende 11 toneladas de madeira ilegal em Caxias​

PRF apreende carga ilegal de madeira nativa na BR-316, em Caxias​

De acordo com informações da PRF, o caminhão que transportava a carga, modelo VW/24.220 Euro3 WO, cor prata e placas de Rondônia, era conduzido pelo proprietário, de 40 anos.

Segundo a PRF, durante a abordagem ao veículo, se constatou, de imediato, que a carga transportada era madeira nativa serrada, sendo, então, solicitados ao motorista do caminhão os documentos necessários para o transporte, ao que foi apresentada a nota fiscal NFe e a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa (GF3i).

A PRF informou que os documentos tratavam do transporte de 25m³ em vários perfis. Entretanto, foram encontradas diversas irregularidades no transporte da madeira como perfis diferentes do constante na nota e cubagem divergente.

Ao ser removido para a Unidade Operacional de Imperatriz, o caminhão foi pesado em balança homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), quando foi constatado o excesso no seu Peso Bruto Total Combinado (PBT) de 12.820 kg, que corresponde a 55% a mais do registrado no documento.

Diante das informações obtidas a PRF constatou, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

A PRF também informou que o caminhão e a carga ficaram retidos no Posto PRF de Imperatriz à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.