Caso Vinicius Junior

Itamaraty vai cobrar explicações de embaixadora da Espanha após mais um caso de racismo

Jogador brasileiro Vinicius Junior foi mais uma vez alvo de ofensas racistas na Espanha.

Imirante Esporte

- Atualizada em 22/05/2023 às 12h34
Vini Jr. se posicionou nas suas redes sociais após ter sofrido novas ofensas
Vini Jr. se posicionou nas suas redes sociais após ter sofrido novas ofensas (Reprodução / Twitter)

SÃO LUÍS – Segundo informações da coluna da jornalista Andréia de Sadi o Itamaraty vai chamar a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, para explicações após o novo caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Junior, do Real Madrid. O atacante brasileiro foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol na tarde deste domingo (21).

VEJA MAIS 

Durante a derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, o brasileiro escutou insultos racistas e gritos de 'macaco' vindos das arquibancadas. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em confusão.

Segundo informações de Andréia Sadi, o Itamaraty informou que o objetivo é transmitir a posição de repúdio e cobrança do governo brasileiro em relação ao caso. Sadi informou que “a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha afirmou nesta segunda que mais do que a ignorância e a maldade dos torcedores que praticaram, espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes e, sim, contra toda a humanidade, a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador".

No domingo, Maria Laura condenou os ataques sofridos por Vini. Ela afirmou que que condenava "com veemência as manifestações e atitudes racistas".

Após a partida, as figuras envolvidas se manifestaram nas redes sociais. Em sua conta no Instagram, o atleta disse que os racistas foram premiados com a expulsão dele e ironizou: “Não é futebol, é La Liga (liga de futebol da Espanha)”

O Valencia emitiu comunicado dizendo que embora se tratasse de um “episódio isolado”, não há lugar para insultos deste tipo no futebol. A nota também reitera que os fatos estão sendo investigados pelo clube.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.