Elevação

Nível do Rio Tocantins está com 6,30 metros acima do leito normal

A previsão é de elevação nas próximas 72h, podendo desabrigar famílias ribeirinhas.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
(Foto: divulgação)

BRASIL - A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil emitiu atenção de alerta aos ribeirinhos sobre risco de enchente no Rio Tocantins. Segundo o monitoramento, na manhã desta quinta-feira (8), o nível do rio está 6,30 metros acima do leito normal. A vazão foi de 8.651,90 metros cúbicos por segundo e a previsão, para as próximas 72 horas, é de chuva constante com possível transbordamento.

O aumento no nível é consequência das fortes chuvas que atingiram o Maranhão, Tocantins e Goiás nos últimos dias. Agentes da Defesa Civil estão em campo informando moradores dos bairros Caema, Leandra, Porto da Balsas e Curtume, sobre a possibilidade de alagamento. Medidas estão sendo tomadas caso precise de evacuação rápida.

Leia também: Forte chuva em São Luís traz de volta alagamentos em vários pontos

José Lima Fontinele, morador do Porto da Balsa, disse que há dias vem monitorando o rio por precaução. “Infelizmente essa situação já era esperada. A única coisa a fazer é seguir o conselho dos agentes e se preparar para uma provável mudança”.

De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, as previsões de vazão do Rio Tocantins serão de 9.790,17 m3s para 24h, 11.310,00 m³s para 48h e 9.137,00 m³s para 72h.

Cabe lembrar que a última cheia do rio Tocantins foi registrada em 2016. No ano passado a seca do Rio chamou a atenção das autoridades e assustou os moradores das cidades que são abastecidas por ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.