São Luís

Forte chuva em São Luís traz de volta alagamentos em vários pontos

Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Foto: De Jesus/ O Estado
Foto: De Jesus/ O Estado

SÃO LUÍS – Quarta-feira (7) chuvosa na capital maranhense. O temporal deixou várias ruas e avenidas alagadas como a avenida dos Africanos, São Cristóvão, avenida dos Holandeses e Jerônimo de Albuquerque.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu "alerta laranja" de temporais no Maranhão. Com chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Ocasionando risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

A previsão do tempo para esta quinta-feira (8), de acordo com o Climatempo, será de sol com muitas nuvens durante o dia. Tempo nublado, com chuva a qualquer hora. Os foliões que escolheram a capital maranhense para passar o Carnaval devem se preparar para encarar a festa debaixo de chuva. Durante os quatro dias de folia, a previsão é de tempo nublado com chuvas em boa parte do Maranhão.

Em casos de temporais, evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Foto: De Jesus/ O Estado
Foto: De Jesus/ O Estado

Leia também:

Período de chuvas exige cuidados com risco de dengue e diarreia

Com muito cuidado, é permitido brincar na chuva

Médico alerta para cuidados com as variações de temperaturas

Veja cuidados contra o Aedes aegypti em período de chuva

Foto: De Jesus/ O Estado
Foto: De Jesus/ O Estado

Veja alguns cuidados que devemos tomar ao pegar estrada com chuva

Pneus e limpadores de para-brisa em bom estado

O veículo só deverá trafegar com pneus em bom estado, pois os sulcos e os "biscoitos" do mesmo é que fazem a retirada da água do asfalto e lançam para as laterais. Em bom estado, determinados pneus conseguem retirar do leito de rolamento até 3L de água por segundo. Sem essa borracha o veículo pode aquaplanar e se envolver em acidente. Os limpadores do para-brisa devem estar em perfeito funcionamento, sem atrapalhar a visão do condutor.

Faróis acesos

Sob chuva é imprescindível manter os faróis acessos. Trafegar com eles acionados, em qualquer circunstância, é uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) (mas ainda não é lei).

Reduzir a velocidade

A velocidade segura para dirigir com pista molhada é de 60 km/h. E se a chuva ficar muito intensa então é melhor parar o veículo e esperar o tempo melhorar.

Manter distância regulamentar do outro veículo

Uma das maiores causas de acidentes é dirigir muito próximo de outro veículo, o que pode provocar colisão traseira ou saída de pista. Com a pista molhada o perigo aumenta, pois o veículo perde aderência.

Uso do alerta

Muitos condutores tem dúvida se o uso do alerta sob chuva é certo ou errado. Tudo que venha ajudar a evitar acidentes é certo. O que pode favorecer a ocorrência de acidentes é errado, por isso que não é recomendado o uso do alerta sob chuva, pois os outros condutores não saberão a manobra que o veículo à frente vai tomar. O alerta é um dispositivo para ser usado quando o veículo está parado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.