Enchente

VÍDEO: moradores improvisam balsa de tambor para retirar carros de enchente em Imperatriz

São cerca de 1.500 pessoas diretamente impactadas pela enchente, que tiveram que deixar suas casas; há previsão de novo aumento no nível do rio nas próximas horas.

Tátyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h36

IMPERATRIZ - Moradores do loteamento Colina Park, um dos mais afetados pela enchente do rio Tocantins, em Imperatriz, improvisaram uma balsa de tambor para retirar os carros das casas alagadas. Homens da Defesa Civil auxiliaram no trabalho.

Leia também:

Animais ilhados são resgatados por bombeiros e voluntários em Imperatriz

Rio Itapecuru baixa em Mirador, e rio Tocantins sobe em ITZ; mais de mil famílias sofrem com enchentes no Maranhão

Famílias desabrigadas após cheia do rio Tocantins em Imperatriz interditam a BR-010 para pedir apoio

O número de famílias atingidas pela cheia do rio Tocantins na cidade praticamente dobrou em uma semana. Neste sábado (15), passou de 231 para 411, de acordo com a última atualização feita pela prefeitura.

São cerca de 1.531 pessoas impactadas pela cheia, desabrigadas ou desalojadas, principalmente em cinco bairros da cidade que são os mais afetados pelos alagamentos: Caema, Beira Rio, Areal, Vila Leandra e loteamento Colina Park.

O número de abrigos improvisados pela prefeitura passou de 6 para 9, com mais pessoas necessitando de ajuda e assistência do poder público.

A última aferição do nível do rio Tocantins registrou 10,75 m acima do marco zero, com vazão da Hidrelétrica Estreito de 18.000 metros cúbicos por segundo. Mas o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, já anunciou que há previsão de aumento da vazão ainda hoje que pode elevar o nível do rio em cerca de 30 centímetros nas próximas horas.

As autoridades mantêm o alerta. Dezessete militares do Corpo de Bombeiros vieram da capital auxiliar no resgate e suporte às famílias atingidas.

Abaixo segue a lista de abrigos e quantidade de famílias em cada um deles:

Escola Tiradentes

23 famílias

66 pessoas

Igreja São Sebastião

37 famílias na quadra

145 pessoas

Quadra Caema

41 famílias

154 pessoas

Parque de Exposições

25 famílias

74 pessoas

Escola Governador Acher

26 famílias

71 pessoas

Igreja Nova Vida Bacuri

7 famílias

22 pessoas

Igreja Cristo Salvador

5 famílias

15 pessoas

Escola Frei Manoel Procópio

17 famílias

67 pessoas

Igreja Assembleia de Deus da Vila Leandra

7 famílias

25 pessoas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.