Lançamentos

Base de Alcântara deve começar a lançar orbitais no fim deste ano

Nove empresas já enviaram propostas; quatro são brasileiras.

Claudia Felczak / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Base de Alcântara, na Região Metropolitana de São Luís.
Base de Alcântara, na Região Metropolitana de São Luís. (Valter Campanato / Agência Brasil)

ALCÂNTARA - Se por um lado o Brasil ainda depende de países como a Índia para o lançamento de satélites mais robustos, como o Amazônia 1, por outro nosso país está pronto para começar a lançar pequenos orbitais, a partir da Base de Alcântara, no Maranhão. Nove empresas já enviaram propostas para operar em Alcântara. Quatro delas são brasileiras. A operação pode começar já no fim deste ano.

Leia também:

Alcântara preserva histórias, praias e atrações turísticas; conheça

Embarcação que saiu de São Luís para Alcântara fica à deriva na Baía de São Marcos

Bolsonaro volta ao MA para participar de evento em Alcântara

De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, a operação só será possível graças à assinatura, em 2019, de um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos, que contém cláusulas para proteger a tecnologia norte-americana.

Segundo ele, essas cláusulas são importantes pois cerca de 90% dos satélites do mundo utilizam tecnologia americana. “Assim, o Brasil entra no grupo seleto de países que conseguem por um satélite em órbita”, diz. Para Moura, a operação em Alcântara será um marco: “É o desenvolvimento de um setor econômico muito forte aqui no Brasil”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.