Alcântara

Classe política repercute lançamento de foguete em Alcântara

Foguete lançado de Alcântara levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil em um voo que durou 4 minutos e 33 segundos.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Foguete foi lançado de Alcântara neste domingo
Foguete foi lançado de Alcântara neste domingo (Foto: Divulgação / Força Aérea Brasileira)

ALCÂNTARA - O sucesso no lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, o de número 500 que ocorreu neste domingo no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), repercutiu positivamente junto a classe política. 

O lançamento faz parte do Programa Espacial Brasileiro, que foi intensificado nos últimos anos, com o empenho do hoje senador e ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, o astronauta Marcos Pontes. 

O senador vibrou com o sucesso da operação realizada ontem e classificou o dia como “histórico”. Na semana passada ele havia utilizado a tribuna do Senado para cobrar atenção e investimentos do Governo Lula em Alcântara. 

“O dia de hoje (19/03/2023) é verdadeiramente histórico para o Programa Espacial Brasileiro! A assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas em 2019 foi um grande marco, pois permitiu que finalmente pudéssemos realizar o lançamento do foguete da empresa sul-coreana INNOSPACE a partir da base de Alcântara. Essa assinatura foi o resultado de anos de trabalho árduo e colaboração entre os governos brasileiro e americano. O acordo trata de proteger a tecnologia desenvolvida pelos países contra o uso ou cópia não autorizados, o que é extremamente importante para o avanço do setor espacial e para garantir a segurança nacional”, disse.

E completou: “E agora, finalmente, podemos ver os frutos dessa colaboração e esforço conjunto com o lançamento do foguete da INNOSPACE, que entrou para a história do Programa Espacial Brasileiro como a primeira empresa privada a realizar uma operação (ainda como teste) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A missão Astrolábio, que realizou o ensaio em voo do veículo sul-coreano e do Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), carga útil brasileira a bordo, foi um sucesso!”. 

Leia também: Lançamento de foguete sul-coreano é realizado com sucesso a partir de Alcãntara

Destaque 

O deputado federal Aluisio Mendes, também destacou o sucesso no lançamento do foguete. 

“Hoje é um dia histórico para o Maranhão e o programa espacial brasileiro: o foguete sul-coreano lançado hoje, certifica o sucesso do AST, projeto que defendemos e que tornou possível a exploração comercial do Centro de Lançamentos de Alcântara. Os ganhos são econômicos, geopolíticos, além do desenvolvimento tecnológico, científico e social. Parabéns ao MA, ao Brasil e a todos que fazem parte dessa conquista!”, pontuou.

O governador Carlos Brandão parabenizou a equipe que trabalhou no desenvolvimento e no lançamento do foguete. 

“Foi lançado com sucesso o foguete da empresa coreana Innospace, direto do Centro de Lançamento de Alcântara. Parabenizo todos os envolvidos que, junto com o governo federal, alcançaram este feito histórico para o Maranhão e o Brasil”, pontuou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.