SÃO LUÍS - Na manhã desta quarta-feira (26), a Prefeitura de São Luís entregou 31 novos ônibus ao sistema de transporte coletivo da capital maranhense. A entrega dos veículos ocorreu na Praça Maria Aragão, no Centro. E, a renovação da frota integra o remodelamento do sistema de transporte público.
A aquisição dos novos ônibus ocorreu após Ministério Público do Consumidor pedir intervenção na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do transporte coletivo.
Leia também
MP-MA se manifesta contra suspensão de licitação na SMTT
Autorizada, pela 4ª Vara da Fazenda Pública, intervenção judicial na SMTT
"Levaremos o processo até a terceira instância", afirma Lítia Cavalcanti
O secretário da SMTT, Canindé Barros, representou o prefeito na ocasião. Ele ressaltou que os novos ônibus estão equipados com elevadores para garantir acessibilidade a todos os usuários do transporte público.
A aquisição dos veículos foi feita por seis empresas do sistema de transporte coletivo. Os ônibus beneficiarão os usuários da Cidade Operária, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Distrito Industrial e São Raimundo.
Segundo informações da Prefeitura de São Luís, além da renovação da frota, a administração da capital trabalha na construção do processo licitatório do transporte coletivo, com veículos novos e modernos e um maior número de viagens ofertadas.
“Com a licitação, entre as ações previstas estão a oferta de ônibus novos circulando na cidade, o que contribui para o cumprimento de horários. A licitação também permitirá a tecnologia de GPS, para acompanhar o percurso do transporte coletivo e fazer com que as pessoas cheguem no horário certo em suas casas e no trabalho. A intenção principal é oferecer um transporte de qualidade”, explicou Canindé Barros.
O presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo, Paulo Henrique, esteve presente na entrega dos veículos nesta quarta-feira e afirmou estar otimista com as ações da prefeitura. “A gente fica feliz sabendo que está tendo o cumprimento do que foi acordado. Com a entrega desses coletivos, estamos vendo um empenho da prefeitura e dos empresários”, declarou Paulo Henrique.
Segundo o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), Gilson Neto, todas as empresas estão empenhadas para entregar a nova frota. “Esse é um número expressivo. Por conta disso, não dá para entregar de uma só vez 250 carros. Todas as fábricas de chassi ou de carroceria foram envolvidas nessa operação e estão entregando por lotes. À proporção que os lotes forem ficando prontos serão enviados para São Luís e até o dia 31 de janeiro entregaremos todos os 250 ônibus”, relatou o empresário.
Saiba Mais
- Usuários do transporte coletivo relatam problemas para recarregar cartão de passagem em São Luís
- Linhas do transporte semiurbano em Paço do Lumiar são ampliadas
- Vídeo que ‘avisa’ sobre greve dos rodoviários em São Luís é antigo; Sindicato nega greve
- Medida provisória libera R$ 2,5 bilhões para transporte público de idosos
- Conheça as linhas do Expresso do Trabalhador e veja como se cadastrar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.