Ampliação

Linhas do transporte semiurbano em Paço do Lumiar são ampliadas

As medidas ampliam os serviços aos moradores da comunidade Cururuca, no bairro Rio Grande, e dos bairros Lima Verde e Paço Novo.

Imirante.com

Medidas ampliam os serviços de transporte coletivo aos moradores da comunidade Cururuca.
Medidas ampliam os serviços de transporte coletivo aos moradores da comunidade Cururuca. (divulgação / MOB)

PAÇO DO LUMIAR - A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) realizou a reativação de linha e a inserção de mais coletivos para realizar os trajetos na região do município. As medidas ampliam os serviços de transporte coletivo aos moradores da comunidade Cururuca, no bairro Rio Grande, e dos bairros Lima Verde e Paço Novo. 

De acordo com informações da MOB, foi inserida a linha Cururuca-Rio Grande-Terminal, e reativada a linha Lima Verde-Paço Novo-Terminal Cohab/Cohatrac. A inserção da rota Cururuca-Rio Grande-Terminal Cohab/Cohatrac é um benefício direto para a comunidade em questão, mas, também, tem impacto nas áreas circunvizinhas e condomínios adjacentes, como Pitangueiras I e II. 

“A comunidade Cururuca estava sem qualquer alternativa de transporte público e enfrentava longas distâncias, a pé, para ter acesso a esse serviço. Vimos esse sofrimento, essa dificuldade da população e entendemos que era uma urgência solucionar a demanda. A linha percorre a comunidade e dá acesso ao terminal da Cohab, possibilitando o deslocamento das pessoas com segurança e agilidade”, frisou o presidente da MOB, Adriano Sarney. 

Localizada no bairro Rio Grande, cerca de 20 km de São Luís, a comunidade de Cururuca possui em torno de 1,5 mil residentes. Para terem acesso a coletivo, os moradores enfrentavam uma caminhada, em média, 1,200 km, a pé, até à MA-201, na Estrada de Ribamar, ponto mais próximo de ônibus.

Reativação

A rota Lima Verde-Paço Novo-Terminal Cohab/Cohatrac, que havia sido desativada, foi restaurada pela MOB. Após inspeção técnica nos bairros Lima Verde e Paço Novo, equipe da agência avaliou a viabilidade de reinstaurar esta linha de transporte urbano. Foram disponibilizados dois ônibus para atender à demanda existente nessa rota, conforme a MOB.

A linha Lima Verde-Paço Novo-Terminal Cohab/Cohatrac faz a seguinte rota: da Rua 2 da Comunidade Novo Paço até o Terminal Cohab/Cohatrac, percorrendo extensão total de 24,9 km em tempo estimado de 60 minutos. A estimativa é que aproximadamente 3 mil pessoas sejam beneficiadas, diretamente, com esta linha, além de alcançar bairros e condomínios adjacentes ao Lima Verde - Riviera I e II, Amaral de Matos, Morada Nova, Loteamento do Padre, Safira, Bom Negócio e La Belle Parque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.