Transporte coletivo de SL

Prefeitura descumpre decisão da Justiça e não informa sobre TAC

Município tinha até essa sexta para explicar porque não cumpriu o TAC do MP.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Fabrício Cunha/O Estado)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís mais uma vez descumpriu uma determinação e não apresentou nesta sexta-feira (7), conforme determinou a Justiça, as razões pelas quais não cumpriu as medidas estabelecidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que prevê melhorias no Sistema de Transporte Coletivo da capital, principalmente no que diz respeito à licitação das linhas de ônibus. Como consequência, na segunda-feira (10), pode ser nomeado um interventor para atuar na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Leia também:

Prefeitura de São Luís deve R$ 1,1 milhão em multa

Prefeitura tem cinco dias para prestar informações à Justiça

Promotoria do Consumidor pede intervenção na SMTT

De acordo com o juiz Cícero Dias, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, a Prefeitura foi notificada na segunda-feira (3), para prestar esclarecimentos sobre o TAC dos transportes e foi dado um prazo de cinco dias para que as informações fossem repassadas. O prazo terminou ontem e não houve um posicionamento do município sobre a situação. O magistrado anunciará sua decisão sobre o caso na segunda-feira.

Intervenção

A penalidade para o não cumprimento da decisão da Justiça poderá ser uma intervenção na SMTT. Nesse caso, o atual secretário Canindé Barros não será destituído do cargo, mas será nomeada uma pessoa, com conhecimento técnico e de confiança do titular da 4ª Vara da Fazenda Pública, para conduzir as ações referentes ao processo licitatório e as outras medidas previstas pelo TAC.

Entre as ações que serão desenvolvidas pelo interventor estão: iniciar a licitação para as linhas de transporte coletivo; iniciar a licitação para contratar empresa habilitada para a identificação biométrica dos passageiros; combater as fraudes decorrentes do uso ilícito do cartão de transporte; coibir o transporte irregular de passageiros realizado por meio de veículos particulares; e elaborar um plano de ações para melhorar sistema de transporte coletivo de São Luís.

Saiba mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.