São Luís

Presos impedem saída de familiares da CCPJ neste domingo

Em nota, Sejap explica incidente que aconteceu no fim da tarde deste domingo.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS – Princípio de tumulto na Central de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas no fim da tarde deste domingo (25). De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), o incidente aconteceu quando presos do Bloco D daquela unidade impediram a saída de familiares após o horário destinado às visitas.

Os presos não permitiram a saída de seus parentes da CCPJ com o objetivo de realizar reivindicações, dentre elas “o banho de sol coletivo (hoje é feito por bloco, para garantir a segurança dos próprios detentos); a instituição de visitas íntimas; a entrega de novos colchões e a troca de monitores”.

No entanto, em nota enviada ao Imirante.com por volta das 19h, a Sejap afirma que os familiares dos presos já estão sendo liberados e houve início das negociações com relação às solicitações dos detentos.

Reincidência

Em pouco mais de 48 horas, é o segundo incidente registrado no Bloco D da CCPJ de Pedrinhas. Isso porque, na tarde da última sexta-feira (23), um princípio de motim foi contido por agentes da Força Nacional, Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) e do Batalhão de Choque.

NOTA - SEJAP

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que não há registro de reféns na Central de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, no fim da tarde deste domingo (25).

Sobre o ocorrido, esclarece que alguns familiares foram retidos pelos próprios parentes presos no Bloco D, daquela unidade, após o horário de visitas.

Os presos que não deixaram os familiares saírem entregaram lista de exigências, como o banho de sol coletivo (hoje é feito por bloco, para garantir a segurança dos próprios detentos); a instituição de visitas íntimas; a entrega de novos colchões e a troca de monitores.

Os familiares estão sendo liberados pelos presos e, neste momento, a Sejap negocia as solicitações dos presos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.