Coleta de lixo

Agentes de limpeza pública entram em greve por tempo indeterminado em São Luís

A classe reivindica o pagamento de uma diferença salarial referente a três meses do ano de 2021.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h32
Garis deflagram greve na capital. Foto: Divulgação.
Garis deflagram greve na capital. Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS – Os agentes de limpeza pública entraram em greve na madrugada desta segunda-feira (24) na capital em razão do descumprimento de um acordo trabalhista. A classe ameaça ir para a porta do Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, situado no Centro, nesta terça-feira (25), caso uma solução não seja apresentada hoje.

Enquanto isso, o serviço de coleta de lixo está, completamente, parado em São Luís. Os agentes de limpeza pública de São Luís reivindicam o pagamento de uma diferença salarial referente a três meses do ano de 2021. O total seria em torno de R$ 300, somando o valor referente ao tíquete-alimentação. Os salários continuam sendo pagos a cada mês normalmente.

Categoria reivindica pagamentos de diferença salarial. Foto: Divulgação.
Categoria reivindica pagamentos de diferença salarial. Foto: Divulgação.

De lá para cá, houve três promessas de pagamento desta diferença pela empresa São Luís Engenharia Ambiental, mas nenhuma foi cumprida, segundo Maxwell Bezerra, presidente do Sindicato de Asseio e Conservação (Seac).

Ele informou em entrevista à rádio Mirante AM e confirmou ao Imirante.com, por telefone, na manhã de hoje, que a greve é por tempo indeterminado e foi deflagrada por 100% da categoria, um total de 1.180 trabalhadores.

O representante da categoria também informou ao Imirante que o sindicato não vai mais negociar com a empresa responsável pelo serviço de limpeza pública, que é terceirizado. Agora, eles exigem que as negociações sejam feitas diretamente com a Prefeitura de São Luís. O Imirante aguarda posicionamento da gestão municipal.

Leia mais:

Agentes de limpeza fazem paralisação de advertência, e SL fica 24h sem coleta de lixo

Lixo se acumula em vias de São Luís; chuvas prejudicam serviço de coleta

Ouça a entrevista do presidente do Sindicato de Asseio e Conservação (Seac), Maxwell Bezerra:

No começo deste mês a categoria já tinha realizado uma paralisação de advertência durante 24 horas, e os efeitos logo foram notados nas ruas: calçadas cheias de sacos de lixo e até mesmo material vasculhado por animais e exposto em via pública.

Calçada tomada de lixo em São Luís. Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante.
Calçada tomada de lixo em São Luís. Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante.

Procurada pelo Imirante.com, a Prefeitura de São Luís informou apenas que não foi comunicada, de forma oficial, da greve dos agentes de limpeza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.