Dia sem coleta

Greve de agentes de limpeza é suspensa, mas lixo se acumula em ruas de São Luís

Essa segunda-feira (24) começou com paralisação no serviço de coleta de lixo, mas uma reunião resultou na suspensão da greve; lixo começou a ser recolhido nesta terça (25).

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h31
Avenida Kennedy, no Bairro de Fátima. Foto: Douglas Pinto/TV Mirante.
Avenida Kennedy, no Bairro de Fátima. Foto: Douglas Pinto/TV Mirante.

SÃO LUÍS – Foi suspensa a greve dos agentes de limpeza pública da capital após uma reunião realizada na noite dessa segunda-feira (24), na sede da Prefeitura de São Luís. A categoria aguarda para que sua reivindicação seja atendida até semana que vem.

Por telefone, o presidente do Sindicato de Asseio e Conservação (Seac), Maxwell Bezerra, informou que a empresa São Luís Engenharia Ambiental prometeu efetuar o pagamento da diferença salarial dos trabalhadores até o dia 1º de fevereiro. Além disso, a empresa não deve contabilizar falta pelo dia de ontem aos funcionários. Dessa forma, o movimento grevista foi suspenso, e a coleta de lixo já foi reiniciada.

Categoria reivindica pagamentos de diferença salarial. Foto: Divulgação.
Categoria reivindica pagamentos de diferença salarial. Foto: Divulgação.

Leia mais:

Agentes de limpeza pública entram em greve por tempo indeterminado em São Luís

Agentes de limpeza fazem paralisação de advertência, e SL fica 24h sem coleta de lixo

Lixo se acumula em vias de São Luís; chuvas prejudicam serviço de coleta

Os trabalhadores cruzaram os braços ainda na madrugada de ontem. Os agentes de limpeza reivindicam o pagamento de uma diferença salarial referente a três meses do ano de 2021. O total seria em torno de R$ 300, somando o valor referente ao tíquete-alimentação. Os salários continuam sendo pagos a cada mês normalmente.

Após três promessas de pagamento não cumpridas, eles deflagraram a greve. E mais uma vez, a empresa se comprometeu em cumprir com o acordo trabalhista. Segundo Maxwell Bezerra, caso o pagamento não seja feito até a data estipulada, a greve será retomada.

Em apenas um dia de paralisação, os reflexos foram logo percebidos em São Luís, com o acúmulo de lixo nas ruas e avenidas. Com o fim da greve, todo o lixo deve ser recolhido das vias públicas nas próximas horas.

Rua Grande, no Centro. Foto: Douglas Pinto/TV Mirante
Rua Grande, no Centro. Foto: Douglas Pinto/TV Mirante
Rua de Santana, no Centro. Foto: Douglas Pinto/TV Mirante
Rua de Santana, no Centro. Foto: Douglas Pinto/TV Mirante

No começo deste mês de janeiro, a categoria já tinha realizado uma paralisação de advertência durante 24 horas, e os efeitos também foram notados nas ruas: calçadas cheias de sacos de lixo e até mesmo material vasculhado por animais e exposto em via pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.