SÃO LUÍS – O acúmulo de lixo em alguns pontos da capital tem causado preocupação à população. Com a chegada do período chuvoso a situação fica mais alarmante, diante dos riscos à saúde pública.
Uma das vias de maior movimentação em São Luís, a Avenida dos Holandeses não escapou da problemática. O amontoado de lixo ocupava um trecho do calçamento nessa segunda-feira (10).
Leia mais:
Sancionada lei que cria a Semana do Lixo Zero em São Luís
Agentes de limpeza fazem paralisação, e São Luís fica 24h sem coleta de lixo
Outro ponto é na Travessa do Mercado, no Anjo da Guarda, na região Itaqui-Bacanga, próximo ao mercado do bairro. O montante de resíduos descartados irregularmente ficaram espalhados e atraem muitos urubus.
Na última quinta (6) e sexta-feira (7), agentes de limpeza pública da capital fizeram uma paralisação de advertência durante 24h e ameaçaram iniciar uma greve nesta quarta-feira (12). Ou seja, no sábado (8), o serviço de coleta voltou a operar. Eles reivindicavam o pagamento de uma diferença salarial referente a três meses do ano de 2021. O total seria em torno de R$ 300, somando o valor referente ao tíquete-alimentação.
Por telefone, nesta terça-feira (11), o presidente do Sindicato de Asseio e Conservação (Seac), Maxwell Bezerra, informou ao Imirante.com que foi realizada uma reunião ainda na sexta com a empresa responsável pela coleta em São Luís. Ficou acordado que nenhum trabalhador receberia falta pelo dia da paralisação de advertência e que a situação do pagamento da diferença em atraso deve ser resolvida até a tarde desta quarta-feira.
No entanto, as cenas de calçadas cheias de sacolas de lixo nas ruas estão constantes. Maxwell Bezerra também disse que este acúmulo de lixo deve-se ao fato da coleta ser feita em dias alternados, além disso, o serviço não é prestado aos domingos. O sindicato espera que ao longo desta semana toda a questão se resolva.
Em resposta ao Imirante, o Comitê Gestor da Limpeza Urbana (CGLU) de São Luís informou que “a coleta domiciliar, na capital maranhense, segue normal. O CGLU ressalta que, devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias, o serviço foi prejudicado. As equipes estão atuando principalmente nos locais de maior volume de resíduos na capital”, diz a nota.
Veja também a íntegra da nota enviada pela assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís:
"A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que diariamente tem feito intervenções em vários pontos da cidade, já mapeados pelo órgão e também pela Defesa Civil Municipal, realizando serviços de limpeza de canais e desobstrução dos dispositivos de drenagem.
Os trabalhos são feitos em conjunto com o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) que intensificou o monitoramento e as ações de poda das árvores, conforme a necessidade e as ocorrências. O Impur ressalta, ainda, que desde o ano passado tem feito o levantamento das árvores que estão em risco.
Já o Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) ampliou os trabalhos de coleta de lixo, limpeza e recolhimento de resíduos, em mutirão, principalmente após as chuvas que atingem a capital, nos locais onde há maior incidência de descarte irregular de lixo. Para a remoção de entulhos, a população deve entrar em contato pelo 0800 098 1636."
Saiba Mais
- Greve de agentes de limpeza é suspensa, mas lixo se acumula em ruas de São Luís
- Agentes de limpeza pública entram em greve por tempo indeterminado em São Luís
- Agentes de limpeza fazem paralisação de advertência, e São Luís fica 24h sem coleta de lixo
- Após constantes atrasos, prefeitura de Imperatriz rompe com empresa de coleta de lixo
- Dia Mundial de Limpeza das Praias mobiliza centenas de pessoas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.